Serra, Gilmar Mendes e Armínio Fraga, uma foto para os livros de história - Blog do Rovai

Serra, Gilmar Mendes e Armínio Fraga, uma foto para os livros de história

A depender dos próximos acontecimentos, essa foto será ilustração de muitos livros de história num futuro próximo.

 

Golpes não se constroem só nos quartéis. O que não significa que não podem também ser operados nele.

gilma arminio serra

Tanto em 1954 como em 1964 houve grande articulação empresarial, midiática, de setores da política, como também de juízes, advogados, organizações estrangeiras e de milicos para tombar Getúlio e Jango.

O resultado foi o que conhecemos.

A foto de um almoço na Trattoria do Rosário, no Lago Sul, em Brasília, entre um juiz do Supremo, Gilmar Mendes, o senador José Serra e o investidor e operador do sistema financeiro Armínio Fraga, na quarta-feira passada, é algo que não pode ser apenas encarado com um rega-bofe típico da nossa elite.

Eles não estavam ali à passeio num momento desses e certamente a conversa foi em torno da crise política atual

Acontece que Gilmar Mendes tem uma posição que não poderia ser política num momento desses, mas de um garantidor da Constituição.

Gilmar ontem, depois de 48 horas do almoço, impediu a posse de Lula como ministro e mandou seu processo de novo para Sérgio Moro. O que joga mais gasolina na fogueira da crise que vive o país.

Na conversa de quarta, Gilmar pode ter perguntado a Armínio qual seria a consequência da prisão de Lula no mercado.

Pode também ter indagado a Serra como está o clima no Senado e na Câmara e o que pensam Renan e Sarney de um eventual impeachment.

Mas o trio também pode ter falado só sobre a variedade de vinhos da região de Chianti e da última  temporada de House of Cards.

Mas, convenhamos, as duas primeiras alternativas parecem mais críveis.

O que nos permite afirmar que Gilmar Mendes perdeu qualquer receio de parecer um ator político no momento atual. O que coloca muito mais em risco a credibilidade do Supremo do que qualquer coisa que Lula tenha dito sobre o órgão numa conversa privada e grampeada.

O fato concreto é que a depender dos próximos acontecimentos, a foto deste almoço será ilustração de muitos livros de história num futuro próximo.

E muito do que viveremos se o golpe em curso der certo, terá relação com ela.

O livro da blogosfera em defesa da democracia - Golpe 16

Golpe 16 é a versão da blogosfera de uma história de ruptura democrática que ainda está em curso. É um livro feito a quente, mas imprescindível para entender o atual momento político brasileiro

Organizado por Renato Rovai, o livro oferece textos de Adriana Delorenzo, Altamiro Borges, Beatriz Barbosa, Conceição Oliveira, Cynara Menezes, Dennis de Oliveira, Eduardo Guimarães, Fernando Brito, Gilberto Maringoni, Glauco Faria, Ivana Bentes, Lola Aronovich, Luiz Carlos Azenha, Maíra Streit, Marco Aurélio Weissheimer, Miguel do Rosário, Paulo Henrique Amorim, Paulo Nogueira, Paulo Salvador, Renata Mielli, Rodrigo Vianna, Sérgio Amadeu da Silveira e Tarso Cabral Violin. Com prefácio de Luiz Inácio Lula de Silva e entrevista de Dilma Rousseff.

In this article

Join the Conversation

22 comments

  1. Serra, Gilmar Mendes e Armínio Fraga, um... Responder

    […] A depender dos próximos acontecimentos, essa foto será ilustração de muitos livros de história num futuro próximo.  […]

  2. James Gresslrer Responder

    E a conta foi debitada para o George Soros, patrão dos três.

  3. Coxinha Responder

    hahahahaha ele não pode ser “ator político” já os outros ministros escolhidos a dedo pelos petralhas podem? é isso? kkkkkkkkkkk

    E outra, o PT, pode NAS SOMBRAS costurar crimes e articulações de boa, ai PODE!! né? Tipo reuniões fora do país.. ai PODE né?

    E como sabemos o tipo de democracia que vocês curtem, apaga meu post ae.

  4. Messias Franca de Macedo Responder

    VÍDEO DEPOIMENTO SENSACIONAL, PEDAGÓGICO E HISTÓRICO

    O conspícuo e impávido jornalista Luis Nassif – mais uma vez – demonstra a centralidade do procurador geral Rodrigo Janot no golpe – e dá uma lição no pernóstico e insensato “supremo” Celso de Mello

    “O Alto Comando do Golpe está em Brasília! E o chefão é, pasme, o procurador geral da República Rodrigo Janot.”
    Por egrégio e destemido jornalista Luis Nassif

    O VÍDEO
    https://www.youtube.com/watch?time_continue=930&v=T4m4wS1xpzE

    FONTE [LÍMPIDA!]: http://jornalggn.com.br/noticia/uma-analise-das-passeatas-de-hoje-por-luis-nassif

  5. Messias Franca de Macedo Responder

    VÍDEO DEPOIMENTO SENSACIONAL, PEDAGÓGICO E HISTÓRICO

    O conspícuo e impávido jornalista Luis Nassif – mais uma vez – demonstra a centralidade do procurador geral Rodrigo Janot no golpe – e dá uma lição no pernóstico e insensato “supremo” Celso de Mello

    “O Alto Comando do Golpe está em Brasília! E o chefão é, pasme, o procurador geral da República Rodrigo Janot.”
    Por egrégio e destemido jornalista Luis Nassif

    O VÍDEO
    https://www.youtube.com/watch?time_continue=930&v=T4m4wS1xpzE

  6. Jussara Lourenco Responder

    Nao entendi a razao de ninguem questions quem eh a 4a. pessoa. Ontem li em algum lugar que parece ser o Moro. Procede? A pessoa que levantou essa possibilidade comparou o corte de cabelo e e outro detalhes. Se for ele, ai quero ver!.

  7. Messias Franca de Macedo Responder

    SEN-SA-CI-O-NAL! SENSACIONAL!

    $$$$$$$$$$$$$$$$

    [Da Série ‘Gilmar Mendes cada vez mais ‘desMOROlizado’!

    Gilmar Mendes já disse que divulgação de grampo pela PF é uma afronta à democracia

    [FONTE, pasme, Folha de São Paulo – 24/05/2007]

    O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Gilmar Mendes acusou na noite desta quarta-feira a Polícia Federal de agir com métodos “fascistas” na Operação Navalha.
    O ministro disse ser uma “canalhice” o vazamento de informações pela PF sobre inquérito que tramita em segredo de Justiça. Mendes responsabilizou o ministro Tarso Genro (Justiça) pelo vazamento de informações da Operação Navalha.”É responsabilidade do ministro da Justiça responder por esses vazamentos. Eu disse hoje ao ministro Tarso que esse tipo de prática revela uma canalhice. Não podemos brincar com as pessoas sérias do país”, criticou.
    (…)
    Gilmar Mendes afirmou que a PF vem fazendo “terrorismo com a democracia” ao divulgar informações sigilosas em conta-gotas. “É cinismo falar em segredo de Justiça nesse momento. Cínico é o quadro que vivemos no país. É uma lógica absolutamente totalitária. Então, rasguem a Constituição.”
    O ministro disse que a PF – assim como o STF e a PGR (Procuradoria Geral da República) – não pode repassar informações de processos que tramitam em segredo de Justiça. “É covardia. Eles usam uma arma desigual. Isso tem que ser revisto”, defendeu.
    Mendes disse estar disposto a ingressar com representação contra a PF pelo vazamento de informações. Depois de fazer o desabafo a jornalistas, voltou atrás e afirmou que já tinha dado seu recado por meio da imprensa.
    Reação
    O desabafo de Mendes foi motivado pela informação de que seu nome teria aparecido em uma suposta lista da PF entre os acusados de receber “mimos e brindes” da empresa Gautama – apontada como a coordenadora do esquema de fraudes em licitações públicas desmontado pela Operação Navalha.
    (…)

    FONTE [LÍMPIDA!]: http://www.debateprogressista.com.br/2016/03/gilmar-mendes-ja-disse-que-divulgacao.html

  8. Messias Franca de Macedo Responder

    Governo usará decisões anteriores de Gilmar Mendes para reverter suspensão de posse de Lula192

    19/03/2016

    Para enfrentar a batalha jurídica e tentar garantir que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva consiga assumir o cargo de ministro da Casa Civil, o governo — por meio da Advocacia-Geral da União (AGU) — vai usar decisões anteriores do próprio ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes para tentar derrubar a liminar que ele proferiu e que suspendeu a posse de Lula.
    (…)
    O governo não citou qual a jurisprudência, mas, segundo fontes da AGU, Mendes já havia, em decisões anteriores, decidido que partidos políticos não poderiam fazer esse tipo de questionamento por meio de mandado de segurança.
    (…)

    FONTE: um veículo do PIMG (Partido da Imprensa Mafiosa &$ Golpista)

  9. Messias Franca de Macedo Responder

    [Perdão pelo fora de pauta!]

    STJ determina perícia em negócio da Petrobras feito na gestão FHC
    Contrato foi firmado em 2001, quando o ex-ministro do TCU José Jorge era presidente do Conselho de Administração da estatal. Ação civil pública aponta prejuízo de US$ 2,3 bilhões

    POR CONGRESSO EM FOCO | 19/03/2016 10:28

    (…)

    FONTE, pasme: http://congressoemfoco.uol.com.br/noticias/stj-determina-pericia-em-negocio-feito-na-petrobras-feito-na-gestao-fhc/

  10. araujoe Responder

    os caras sao pegos pedindo pra falar com o Leandowisk, o Toffoli esta la sem nunca ter merecido, e o Gilmar nao pode almocar com o Serra e o Arminio? Desespero hein?

  11. hawkvir Responder

    Nada demais! Lula menciona Rosa Weber, Dilma encontra-se com o Presidente do STF em Portugal e tudo continua como está, cada um protegendo o outro!

  12. Gerson Responder

    Gilmar Mendes disse em 2007 que divulgação de grampo pela PF é uma afronta à democracia. Pois agora, esse juiz tucano utiliza o grampo ilegal em Dilma e Lula para atacar a democracia. Veja a matéria no link abaixo:

    http://www.debateprogressista.com.br/2016/03/gilmar-mendes-ja-disse-que-divulgacao.html

  13. Serra, Gilmar Mendes e Armínio Fraga, uma foto para os livros de história –  - ASMS- Associação dos Servidores Municipais de Saúde de Salvador Responder

    […] Confira: Serra, Gilmar Mendes e Armínio Fraga, uma foto para os livros de história – Blog do Rovai […]

  14. Dunga Responder

    Comunistinha de merda…golpe é o que voces petralhas fizeram assaltando os cofres públicos, a petrobras, enfim, corruptos e corruptores.

  15. Antonio Responder

    O que a lei faz com esse Gilmar mendes? Vamos perseguir ele como estão perseguindo o Lula. Ei Gilmar você é um homem do judiciário, cade sua parcialidade? Quanto está ganhando? Pra ajudar no golpe? Cade os delegados da polícia federal para cair de pau em cima desta barbaridade? Fora gilmarzinho.

  16. fabio Responder

    devia ter sido gravada a conversa informal e publicada como foi o telefonema de lula, aí sim iamos ver coisa “grossa”

  17. Antonio Responder

    Direita, perdeu, perdeu, esperem a outra pra tentar de novo e ver se ganham. Respeitem a constitução. Vocês estão acima da lei e da constituição? Podem fazer o que quiserem? já passou do limite. O que voc~es estão fazendo é coisa de foras da lei, e mereciam ir para a cadeia, não o Lula. É G O L PE CLARRISSIMO. sÃO MAIS GOLPISTAS QUE OS DE 64.

  18. Messias Franca de Macedo Responder

    O INÉDITO ‘DOMÍNIO DO FATO’ DA POLÍCIA TUCANA FEDERAL “BATE O MARTELO”!
    Entenda

    … O *Josias de Souza da Folha dos Frias da puta anuncia, com estardalhaço [cortina de fumaça manjada], “o novo domínio do fato da **PTF” – lavra-se a sentença do delegado Igor de Paula mais ou menos assim ou coisa parecida:
    [*Josias de Souza um dos rola-bostas militantes do PIMG (Partido da Imprensa Mafiosa &$ Golpista)
    http://josiasdesouza.blogosfera.uol.com.br/2016/03/20/sitio-e-triplex-pertencem-a-familia-lula-diz-pf/
    **PTF: Polícia Tucana Federal]

    “Em comunicado à revista ‘veja’, fotografias e não documentos comprovam peremptoriamente que o sítio de Atibaia e o triplex do Guarujá são do presidente Lula, e pode condenar sumariamente – registre-se sem o devido Processo Legal – o miserável em tela e todos os descendentes dele até a derradeira excomungada geração – com o adendo irretratável de que não importa a origem dos recursos utilizados para a compra dos imóveis: sejam fruto do trabalho honesto, sejam do Petrolão.
    Nota: participou da formulação da sentença (sic) os dados obtidos pela Receita Federal demonstrando que benfeitorias foram realizadas nos respectivos imóveis”

    EM TEMPOS de golpe jurídico-midiático-policialesco:
    quem nos dará uma passagem exclusivamente de ida para a Pasárgada do Manuel Bandeira?

    NOTA FÚNEBRE:
    e o STF em clima de feriadão!
    E em plena Semana Santa!
    Semana Santa!
    ‘Capiche’ a santidade?!…

    Sim, ‘nois’ estamos ‘fritinhos da Silva’!
    E o óleo que unge a frigideira do nosso degredo não é o do pré-sal!
    O óleo do pré-sal é exclusivo dos gringos!
    O Triunvirato Antinacionalista-entreguista Renan/Aécio/(S)erra que o diga!
    E que o faça em alto e bom som – a fim de que não paire a menor sombra [nebulosa!] de dúvida sobre a nação!
    A nação em frangalhos!

  19. Paulo Responder

    Quando isso tudo isso existe, tudo isso é triste é um fado. (Senador Jefferson Péres)

  20. José Ricardo Responder

    É verdade isso ou é montagem ? Até agora não acredito !
    É verdade que um ministro da Suprema Corte almoça Senador da Oposição e ex-presidente do Bacen na véspera de tamanha convulsão social ?

  21. Messias Franca de Macedo Responder

    UMA ANÁLISE PRIMOROSA E ACACHAPANTE SOBRE A ATUAL CONJUNTURA POLÍTICA

    ***

    #VaiTerFuga

    Por Celso Rocha de Barros

    Celso Rocha de Barros – cientista social, é doutor em sociologia pela Universidade de Oxford.

    21/03/216

    (…)

    FONTE: http://www1.folha.uol.com.br/colunas/celso-rocha-de-barros/2016/03/1752180-vaiterfuga.shtml

  22. Alexandre de Oliveira Arruda Responder

    É verdade, a credibilidade de nossa Egrégia Suprema Corte, com um comportamento desses por parte de um de seus pares, foi efetiva e radicalmente maculada, mas!, tenhamos esperanças, nada melhor que o próprio STF para proceder no sentido de repensar suas regras, de modo a não permitir tal distorção, bem como ninguém melhor que o próprio STF para apreciar e julgar todos esses informes que apontam para um “golpe legal”.
    Não nos esqueçamos que tudo isso representa uma espécie de “mudança de paradigma”, ou seja, a forma como fazemos política no Brasil não mais funciona, tem de ser repensada.
    É estarrecedora essa foto, na verdade – É SURREAL. Inadmissível.