A piscina do Lula e a filha blogueira do Alckmin

A blogueira de moda, Sophia Alckmin, filha do dileto governador de São Paulo pode usar e abusar dos funcionários do Palácio dos Bandeirantes, mas o que vai pra manchete é a piscina do Lula

A manchete do dia da Folha de S. Paulo e o principal destaque do UOL, que é verdadeiramente o que importa, é a suspeita de que a Odebrecht pode ter feito uma pequena reforma na piscina do Palácio do Alvorada quando Lula era presidente da República, em 2008.

E que essa reforma não teria sido paga pelo dinheiro do contribuinte. Ou seja, não teria sido feita uma licitação pra realizar a obra.

lula na piscina

O caso está sendo apurado pela Polícia Federal, segundo a matéria. E pode ser utilizado como prova de que o ex-presidente foi beneficiado pela Odebrecht quando no exercício do poder.

Parece piada que uma história dessas se torne uma reportagem. Até porque o texto começa com o seguinte tópico frasal: “A Polícia Federal investiga suspeitas….”. E segue sem apresentar nada que permita qualquer afirmação. Tudo na condicional.

Tá gostando deste texto? Fique sócio da Fórum e seja parceiro deste projeto.

Mas se torna ainda mais patético que essa matéria se torne a manchete de domingo de um grande jornal e de um dos portais com maior audiência do país.

Ao mesmo tempo, na semana passada, uma história varreu a internet por conta de uma nota na Veja São Paulo, mas não obteve repercussão alguma em nenhum outro veículo da mídia tradicional.

A história é muito mais picante no que diz respeito a uso indevido da máquina do estado para fins privados e muito mais simples de ser comprovada. Trata-se do uso que Sophia, a filha de 36 anos do governador Geraldo Alckmin, faz do Palácio dos Bandeirantes e dos funcionários de lá pra produzir matérias para o seu blogue de moda no Instagram.

Se o amigo for ao Google e pesquisar os termos “sophia alckmin palácio dos bandeirantes blog” vai encontrar na busca em primeiro lugar a nota da Revista Veja e na sequência esta matéria da Fórum.

Depois terá textos do Brasil 247, BlogdoBG, Diário do Centro do Mundo e Vermelho. Ou seja. só encontrará repercussão em blogs sujos. Nada na tal mídia limpinha.

Aliás, pode ser que isso tenha relação com o deslumbramento pela tal piscina do Alvorada, porque ainda no primeiro mandato do petista ela também virou manchete porque um dos filhos do ex-presidente levou uns amigos para dar uns mergulhos por lá.

Na época, a mesma Folha que ignorou o uso do Palácio dos Bandeirantes e dos seus funcionários para produzir o blogue de moda da Sophia, tratou a questão da seguinte forma.

Lulatur: Colônia de Férias do Alvorada tem fotoblog

Claro que a Folha é um jornal independente. Claro que a sua cobertura é balanceada. Claro que os pesos e medidas são iguais pra Lula e Alckmin. Claro que a reforma da piscina que não é do Lula, mas do Palácio do Alvorada é notícia e o uso dos funcionários e da estrutura do Palácios do Bandeirantes pra fazer um blogue de moda não é. Claro que o silêncio generalizado de toda a mídia para a história de Sophia é só coincidência. Claro, claro, claro…


Você ganha descontos em livros e produtos do programa Sócio Fórum.




Você ganha descontos em livros e produtos do programa Sócio Fórum e recebe a cada 3 meses um livro das Edições Fórum na sua casa.




Você ganha descontos em livros e produtos do programa Sócio Fórum, recebe a cada 3 meses um livro das Edições Fórum na sua casa e ganha 1 caneca personalizada da Fórum após 6 meses.




Você ganha descontos em livros e produtos do programa Sócio Fórum, recebe a cada 3 meses um livro das Edições Fórum na sua casa, ganha 1 caneca personalizada da Fórum após 6 meses e 1 camiseta personalizada após 1 ano.





Golpe 16 - O livro da blogosfera em defesa da democracia

Golpe 16 é a versão da blogosfera de uma história de ruptura democrática que ainda está em curso. É um livro feito a quente, mas imprescindível para entender o atual momento político brasileiro

Organizado por Renato Rovai, o livro oferece textos de Adriana Delorenzo, Altamiro Borges, Beatriz Barbosa, Conceição Oliveira, Cynara Menezes, Dennis de Oliveira, Eduardo Guimarães, Fernando Brito, Gilberto Maringoni, Glauco Faria, Ivana Bentes, Lola Aronovich, Luiz Carlos Azenha, Maíra Streit, Marco Aurélio Weissheimer, Miguel do Rosário, Paulo Henrique Amorim, Paulo Nogueira, Paulo Salvador, Renata Mielli, Rodrigo Vianna, Sérgio Amadeu da Silveira e Tarso Cabral Violin. Com prefácio de Luiz Inácio Lula de Silva e entrevista de Dilma Rousseff.



In this article

Join the Conversation

6 comments

  1. Rovai: denúncia da piscina do Lula é a piada do dia | Blog do José Duarte Lima Responder

    […] de um grande jornal e de um dos portais com maior audiência do país", diz Rovai (leia aqui seu […]

  2. Lava Jatoquer apurar se Odebrecht reformou piscina do Planalto pro Lula, enquanto não investiga PSDB – Falandoverdades Responder

    […] de um grande jornal e de um dos portais com maior audiência do país”, diz Rovai (leia aqui seu […]

  3. Taciana Jales Responder

    Eu já disse que deviam investigar um furto famélico feito por ratos nos porões da caravelas de Cabral. Fala-se que não houve furto, o que houve foi que as barricas de bacalhau foram embarcadas em número muito menor do que o que consta na relação paga pelo Tesouro de Sua Majestade, pelo encarregado o Conde Lula da Silva.

  4. Rovai: Denúncia da piscina do Lula é a piada do dia - Jornal Ação Popular | Jornal Ação Popular Responder

    […] de um grande jornal e de um dos portais com maior audiência do país”, diz Rovai (leia aqui seu […]

  5. Rofimmown Responder

    asd

  6. Feliceab Responder

    idelberavelar.com Business offer the administrator of this forum your forum seemed very attractive and promising. I want to buy advertising space for banner in the header, for $ 1,500 a month. Pay will be through WebMoney, 50% immediately and 50% after 2 weeks. And yet, the address of my site http://purathrivestore.onlyinharrisburg.com – it will not protivorecht topics?

    Thank you! Write about your decision to me a PM or not