Zé Dirceu é libertado pelo STF, que impõe novos limites a Moro e à Lava Jato

Essa decisão deve impactar em relação a outras prisões, como a de João Vaccari e Antonio Palocci. Mas também permite de alguma forma que os novos delatados, como políticos do PSDB e PMDB, se apoiem nela para não serem presos.

 

Numa votação por 3 a 2, a segunda turma do Supremo Tribunal Federal acaba de votar a favor de que José Dirceu aguarde seu julgamento em liberdade.

Quem vai determinar os termos desta prisão domiciliar será o juiz Sérgio Moro, mas a decisão coloca pressão sobre ele e também sobre os procuradores da Lava Jato, que se utilizaram das prisões preventivas de longo prazo como forma de forçar delações.

Os ministros Gilmar Mendes, Dias Toffoli e Ricardo Lewandowski votaram pela libedade. O relator Edson Fachin e o decano Celso de Mello contra.

O voto de desempate foi o de Mendes, que ponderou que “a missão de um tribunal como o Supremo é aplicar a Constituição. Ainda que contra a opinião majoritária da sociedade”.

Gilmar Mendes também fez duras críticas ao procuradores da Lava Jato, dizendo que a coletiva de imprensa de hoje dada por eles foi uma tentativa de colocar pressão no STF e que isso é inaceitável.

Essa decisão deve impactar em relação a outras prisões, como a de João Vaccari e Antonio Palocci. Mas também permite de alguma forma que os novos delatados, como políticos do PSDB e PMDB, se apoiem nela para não serem presos.

O voto de Gilmar Mendes já anteciparia esse movimento.

Ainda hoje José Dirceu pode vir a ser libertado, mas o provável é que isso aconteça só amanhã.

No artigo

1 comment

  1. ANTONIO ROCHA Responder

    GILMAR MENDES (O IDIOTA), DISSE QUE A LAVA JATO NÃO CONSTRANGE O STF. MAS, CLARO QUE NÃO, POIS QUEM CONSTRANGE O SUPREMO É A PRESENÇA FÍSICA DE CERTOS IMBECIS COMO VOCÊ SUA PATOTA (TOFFOLI, LEWANDOWSK E MAIS ALGUNS). VOCÊS NÃO SÃO SOMENTE INCOERENTES E INCOMPETENTES. VOCÊS NÃO TEM SEM A MINIMA CONDIÇÃO TÉCNICA E MORAL PARA FAZER PARTE DE QUALQUER TRIBUNAL, MUITO MENOS DO STF, CUJA FUNÇÃO VOCÊS DESCONHECEM, JULGAM PELAS CONVENIÊNCIAS POLÍTICAS E DE GRATIDÃO AOS QUE OS COLOCARAM LÁ.
    VOÊS SIM E NÃO OS PROMOTORES (QUE ATUAM COM COMPETÊNCIA TÉCNICA, MORAL…). VOCÊS, CARAS (DO STF) FAZEM PAPEL DE VERDADEIROS MOLEQUES E VASSALOS, SENTEM-SE DEUSES (MAS SÃO UNS MERDAS).