Ex-franqueado denuncia que preço baixo de Habib's é fruto de exploração trabalhista

Reportagem do portal Notícias da TV traz detalhes de ação judicial movida contra a rede de comida rápida

Reprodução
Escrito en BRASIL el

O empresário Marcelo de Souza, ex-franqueado das lojas Habib's em Caieras, município da região metropolitana de São Paulo, apresentou uma ação no último dia 5 contra a empresa que expõe práticas adotadas pela rede que ferem os direitos trabalhistas com o objetivo de manter preços baixos.

Segundo reportagem do jornalista Daniel Castro, do Notícias da TV, a denúncia aponta que as lojas só dão lucro se negarem direitos trabalhistas básicos a boa parte de seus funcionários, confiscarem as gorjetas, sonegarem impostos e usarem produtos de qualidade duvidosa.

"Constata-se que a obtenção de resultados financeiros favoráveis na operação depende de práticas comerciais duvidosas e questionáveis", diz trecho da ação, que aponta "comportamento predatório" e "práticas escusas".

O dono da filial aponta que sua franquia não obtinha lucro exatamente por seguir a legislação. Ele afirma que as lojas das empresas do grupo Habib's conseguiram ter retorno por pagar menos que o piso salarial, cerca de R$5 por hora.

"No Habib's eles te pegam pra trabalhar na hora, não precisa ter currículo, não tem seleção. Muita gente trabalha só no final de semana, quando tem maior movimento. Ganham R$ 150, cinco 'contos' a hora e não tem choro", disse o cozinheiro Paulo Mendes da Silva à reportagem.

A rede não comentou sobre a denúncia.

CONFIRA A REPORTAGEM NA ÍNTEGRA NO NOTÍCIAS DA TV

Temas