MÚSICA BRASILEIRA

Filme sobre cantora Miúcha concorre a prêmio internacional

Com registros inéditos e intimistas, longa que fez sucesso em festivais pelo mundo terá três exibições em São Paulo; veja as datas

A história de Miúcha se confunde com a da próprio música brasileira.Créditos: Reprodução/Biblioteca Mário de Andrade
Escrito en CULTURA el

O filme “Miúcha, a voz da Bossa Nova”, que conta a história da cantora por meio de suas cartas, diários, filmes em Super 8, fitas cassetes e suas aquarelas, animadas para o filme, estará na mostra competitiva nacional da 15ª edição In-Edit, Festival Internacional do Documentário Musical.

O longa-metragem dirigido por Liliane Mutti e Daniel Zarvos traz imagens inéditas que destacam a importância da presença da cantora nos bastidores dessa cena musical. A imagem pública de Miúcha e sua vida pessoal se entrecruzam na narrativa, com as aventuras e dificuldades ao lado do trio de ouro da Bossa Nova: Vinicius, Tom e João Gilberto, que foi seu companheiro por seis anos.

Ajude a financiar o documentário da Fórum Filmes sobre os atos golpistas de 8 de janeiro. Clique em https://benfeitoria.com/ato18 e escolha o valor que puder ou faça uma doação pela nossa chave: pix@revistaforum.com.br.

“Esse material inédito é muito revelador", conta Mutti. “Mesmo a família e os amigos mais íntimos descobrem pontos da vida e criação de Miúcha que só foram contadas por ela a nós, durante os últimos dez anos da sua vida. Somos levados  a uma grande reflexão sobre o lugar e os desafios da mulher artista na sociedade. Miúcha viveu intensamente os anos 60 e 70, recorte escolhido para o filme, e deixou um legado de liberdade radical para todas nós”.

O filme terá sessões nos dias 17, 21 e 23 de junho, nos cinemas do Cinesesc, CCSP – Sala Paulo Emílio e Cinemateca Nacional. As apresentações terão a presença da diretora, que também assina o roteiro. O longa é narrado pela atriz Silvia Buarque e pela voz da própria Miúcha.

Outros prêmios e participações:

A produção recebeu o prêmio de Melhor Longa de Música no Festival Internacional de Cinema IndieLisboa, em 6 de maio, e também ganhou a premiação de Melhor Filme do In-Edit - México, em abril. E foi o único representante nacional na categoria musical da 38ª edição do Festival Internacional de Cinema de Guadalajara, também no México, que aconteceu de 3 a 9 de junho. 

Confira a programação completa da 15ª edição In-Edit, Festival Internacional do Documentário Musical.