RETRATAÇÃO

Fundação Palmares se desculpa por publicação com presidente do Centro Islâmico de Brasília, acusado de antissemitismo

A entidade foi massacrada nas redes sociais devido a acusações de “apoio ao terrorismo” e difusão de discursos de ódio por parte do interlocutor

João Jorge Rodrigues, presidente da Fundação Palmares.Créditos: Reprodução/ redes sociais
Escrito en DIREITOS el

A Fundação Cultural Palmares (Fcp) usou as redes sociais para vir a público nesta terça-feira (27) se desculpar por uma publicação feita na última semana, quando o presidente da entidade, João Jorge Rodrigues, recebeu Sayid Marcos Tenório, presidente do Centro Islâmico de Brasília.

O encontro, ocorrido em 21 de fevereiro (quarta-feira) foi documentado pela Fundação Palmares nas suas redes sociais. Uma foto de Tenório com Rodrigues foi publicada na ocasião.

Mas a postagem não caiu bem. Diversos internautas, e nem todos eles bolsonaristas, fizeram duras críticas à entidade ao acusarem o presidente do Centro Islâmico de ser antissemita e propagar discursos de ódio na internet. Numa das publicações apontadas, ele teria feito piadas com uma refém israelense na Faixa de Gaza.

A imagem mostra a mulher de costas, em poder de homens armados, supostamente do Hamas, e uma legenda que diz que ela teria sido estuprada. Nos comentários, Tenório negou a possibilidade de um estupro de maneira desrespeitosa: “Isso é marca de merda. Ela cagou nas calças”, escreveu.

“Diante da repercussão, cumpre à FCP reforçar o compromisso do seu presidente e de toda equipe com a pluralidade, diversidade cultural e religiosa e com a luta contra o racismo. Nesse momento de guerras e conflitos políticos internacionais, destacamos que não compactuamos com posicionamentos que apoiam a violência e atos extremistas de qualquer ordem, com a posição diplomática do Brasil, já explanado pelo nosso Presidente da República”, escreveu a Fundação Palmares, retratando-se pelo episódio.