PRETA FERREIRA

VÍDEO: Preta Ferreira é alvo de abordagem policial e denuncia racismo

Ativista e artista negra teve arma apontada em sua direção enquanto estava com crianças

Imagens mostram policias apontando arma durante abordagemCréditos: Reprodução/Twitter/vinicios_betiol
Escrito en DIREITOS el

Neste sábado (9), a ativista e artista Preta Ferreira sofreu uma abordagem policial arbitrária que foi denunciada em vídeo nas redes sociais.

Preta Ferreira estava com seus filhos no carro de sua mãe, Carmen Silva, quando foi abordada por policiais militares que, segundo a denúncia, agiram com truculência contra a artista.

A liderança do Movimento Sem Teto do Centro (MSTC) e na Frente de Luta por Moradia (FLM) foi presa injustamente em 2019 acusada de extorsão e associação criminosa pela Polícia Civil durante a gestão Dória. Ela foi detida durante mais de 100 dias e até o Papa Francisco pediu pela sua soltura na época.

Mesmo assim, ela não escapa do racismo no cotidiano. A abordagem neste sábado evidencia o comportamento racista da polícia.

"Eu estava no carro de propriedade da Carmen Silva (minha mãe) eu e a minha irmã Kellen e meus dois sobrinhos. Taide que estava dirigindo e meu cunhado, estávamos passando pela Rua Paim, todos no carro eram pessoas pretas. Nós ficamos por duas horas detidos, sendo questionados com arma na cabeça e mãos pra cima, não havia nenhuma irregularidade no carro nem no motorista nem em nós", disse no Instagram.

"Até que chegou a Amanda que é advogada e comprovou que era um constrangimento e nós fomos todos soltos. As crianças traumatizadas e nós mais um dia nesse país que a polícia nos mata ao invés de proteger. A nossa sorte é que muita gente filmou, muita gente aglutinou", denunciou.

Confira o vídeo da abordagem: