POLÍTICAS PÚBLICAS

Daniela Mercury visita povo indígena Pataxó e denuncia violações de direitos

Integrante da Comissão Arns, cantora denunciou ataques de fazendeiros, traficantes e milicianos contra terra indígena

Daniela Mercury e lideranças da etnia Pataxó.Créditos: Ulisse Baggi/Comissão Arns
Escrito en DIREITOS el

A cantora Daniela Mercury visitou a Terra Indígena Barra Velha, em Porto Seguro (BA) para encontrar com lideranças locais da etnia Pataxó e denunciar os ataques de fazendeiros, traficantes e milicianos na região. 

Mercury, que também é ativista e integrante da Comissão de Defesa dos Direitos Humanos D. Paulo Evaristo Arns (Comissão Arns), fez questão de usar seu destaque como cantora para denunciar as violações de direitos dentro da terra indígena. “De 52 mil hectares, apenas 8 mil estão seguros, e os indígenas, que sofrem violência e racismo, têm pedido proteção desde 2022, sem sucesso", afirma. 

As crianças estão muito desprotegidas e têm medo porque as milícias abordam os ônibus de transporte escolar. Por segurança, as aulas noturnas foram suspensas.

A cantora também ressaltou as reivindicações do povo Pataxó, que solicita políticas públicas de maior eficiência, transporte interno para enfrentar as grandes distâncias da região e capacitação indígena para comunicação das questões locais. 

Para as crianças e adolescentes da comunidade, eles pedem a construção de um refeitório e investimentos e ampliação para a escola de Barra Velha. 

"Quero que vocês conheçam a beleza da cultura do povo Pataxó e que todos que moram nessa região celebrem a importância deles e se encantem com a cultura indígena", também declarou a cantora. Ela ainda divulgou o coletivo de música e dança na aldeia, o Marujos Pataxó e declarou que "foi uma honra ser recebida com tanto amor à arte".