FAMÍLIA

Trisal: família registra filho com pai e duas mães após decisão da Justiça

Na decisão, o juiz diz que o caso encontra amparo no Código Civil: "não há razão para negar o reconhecimento da maternidade socioafetiva”. "Feliz Dia Internacional da Mulher com esta notícia", comemorou a família.

O trisal Regiane Gabarra, Priscila Machado e Marcel Mira.Créditos: Instagram / @trisalamoraocubo
Escrito en DIREITOS el

Uma família composta por um homem e duas mulheres, o chamado "trisal" - "casal" com três pessoas -, obteve na Justiça o direito de registrar o filho, de 1 ano e 11 meses, com o nome do pai e de duas mães.

Na sentença, divulgada na terça-feira (5), o juiz André Luiz da Silva da Cunha, da 1º Vara Cível de Bragança Paulista, diz que "o reconhecimento da parentalidade socioafetiva encontra amparo no Código Civil".

"Cumpre ressaltar que, como bem pontuado pelo Ministério Público, os documentos demonstram que Priscila acompanhou a gestação e nascimento da criança, convive diariamente com ela e acompanha e participa do seu desenvolvimento, exercendo, assim, as funções inerentes à maternidade. Diante desse cenário, não há razão para negar o reconhecimento da maternidade socioafetiva”, declarou o juiz.

O trisal, que tem mais de 100 mil seguidores no Instagram, é formado por Regiane Gabarra, Priscila Machado e Marcel Mira.

Regiane se juntou ao casal, que já tinha 3 filhos, há cinco anos. Em 2021, eles planejaram nova gravidez, com a integrante mais nova da família.

O menino, Pierre, nasceu em 16 de abril de 2022 e até esta terça-feira tinha no registro apenas o nome dos pais biológicos: Marcel e Regiane.

"Feliz Dia Internacional da Mulher com esta notícia", comemorou a família nas redes sociais, divulgando notícia sobre a decisão judicial.

Em entrevista ao portal G1, Priscila, que não tinha até então o nome no registro de Pierre, deu um depoimento emocionante.

“Não tem como segurar a emoção, era um grito que estava preso na garganta, mas agora posso falar que sim, eu sou mãe dele. É emocionante, é como se encerrasse um ciclo, é um grito para o mundo de que é possível sim ser filho de uma mãe que não gerou ele, mas que dá carinho e educação. O amor é mais forte que o sangue, vence todas as barreiras”, afirmou.