MUNDO

Incêndio no Havaí: número de desaparecidos já chega a quase 1,3 mil

Fogos florestais na ilha são considerados os mais letais dos Estados Unidos em 100 anos

Governador estima que serão encontradas de 10 a 20 vítimas por dia.Créditos: Reprodução/TV Globo
Escrito en GLOBAL el

Incêndios florestais em Maui, no Havaí, são considerados os mais letais nos Estados Unidos em um século. O governador do país, Josh Green, diz que há pelo menos 1,3 mil desaparecidos e afirma ‘não saber’ se estão vivos. Autoridades confirmam até o momento 99 mortes na ilha.

Ele estima que serão encontradas de 10 a 20 vítimas a mais por dia durante as buscas. Segundo o governador, com a falta de energia, internet, telefone e rádio, a comunicação fica ainda mais dificultada.

“Quando falamos com nossos oficiais, eles precisam pegar um telefone que funcione via satélite”, disse. “Isso não significa que [os desaparecidos] tenham morrido, não estou dizendo isso de jeito nenhum. Mas, como não podemos contatá-los, não temos como saber”. Também estão sendo usados cães farejadores para as buscas.

Ele afirmou que é provável que todos os moradores de Lahaina, cerca de 12 mil pessoas, tenham escapado ou morrido no incêndio. As equipes devem encontrar mais vítimas, mas a identificação delas levará tempo.

Buscas intensas

Dez cães farejadores estão trabalhando com as equipes de busca e resgate da Agência Federal de Gerenciamento de Emergências (FEMA), conforme informado pela agência à CNN. Além disso, autoridades locais afirmam que vários outros cães foram enviados pelos bombeiros do sul da Califórnia.

De acordo com Criswell, em uma coletiva de imprensa remota do Havaí, os cães só podem trabalhar por um período limitado devido ao calor, que diminuiu. Existem pontos quentes na área, então equipes de bombeiros estão ajudando a esfriar o local para que os cães possam entrar.

“Embora ninguém queira pensar nisso, estamos preparados para enfrentar muitas histórias trágicas”, disse Pelletier, chefe da polícia de Maui. Ele incentivou as pessoas com familiares desaparecidos a enviar amostras de DNA para ajudar nos esforços de busca e pediu paciência àqueles que desejam entrar na vila, pois ainda existem vestígios a serem recuperados e identificados. 

“Quando encontramos os restos mortais de nossos familiares e amigos, eles foram resultado de um incêndio que derreteu o metal. Precisamos realizar testes rápidos de DNA para identificá-los”, explicou.

O que se sabe

O incêndio em Lahaina, que já causou muitas mortes, mas ainda está ativo, cerca de 85% já foi contido, segundo as autoridades do Condado de Maui. Ainda não se sabe ao certo o que causou o incêndio, mas acredita-se que ele tenha se espalhado tão rapidamente devido aos ventos do furacão Dora nas proximidades e às condições de seca na região.

*Com informações de g1