EDUCAÇÃO

Itália toma medida drástica contra celulares nas escolas

Recomendação da Unesco encorajou governo italiano em decisão radical

Celulares estarão totalmente banidos nas salas de aula da ItáliaCréditos: rawpixel
Escrito en GLOBAL el

O governo italiano aprovou uma lei para proibir totalmente o uso de telefones celulares nas escolas. A partir de agora, smartphones e tablets serão completamente proibidos nas salas de aula de educação básica da Itália, incluindo em contextos pedagógicos. 

A informação foi confirmada pelo ministro da Educação do país Giuseppe Valditara em entrevista ao periódico italiano Giuseppe Valditara.

A proibição já era válida para fins não-pedagógicos desde 2007, mas acabou sendo enrijecida pelo governo fascista do Fratelli D'Itália liderado por Giorgia Meloni.

A Unesco recomenda a proibição do uso de celulares em salas de aula e afirma que esse tipo de tecnologia é mais prejudicial do que benéfica para a educação.

Contudo, nem a entidade recomenda um banimento total do aparelho e compreende que celulares e tablets podem ser usado em aplicações específicas e em contextos educacionais, e recomenda a vedação de smartphones pessoais em sala de aula.

"O relatório mostra que algumas tecnologias podem apoiar alguma aprendizagem em alguns contextos, mas não quando são utilizadas em excesso ou de forma inadequada. Em particular, a utilização de smartphones pode perturbar a aprendizagem nas salas de aula", afirma a Unesco.