Julian Rodrigues, 43, professor e jornalista, é licenciado em Letras (Português-Inglês), pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), especialista em economia do trabalho pela Unicamp e mestrando em ciências sociais humanas e sociais pela UFABC.

Foi militante do movimento estudantil universitário e de juventude.

Ativista do movimento LGBT e de Direitos Humanos, é do Conselho Consultivo da Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (ABGLT). Foi assessor parlamentar e assessor de formação política e comunicação. É consultor de políticas sociais e legislação da Aliança Nacional LGBTI”).

Articulista, é colaborador de vários sites e blogs de política, DH e políticas LGBT.

Entre janeiro de 2013 e fevereiro de 2014 foi o Coordenador de Políticas LGBT da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania de São Paulo, estruturando as ações, políticas, metas, e orçamento da área para o período 2014-2016.

É membro da coordenação nacional do Movimento Nacional de Direitos Humanos (MNDH)

Atua também como consultor em políticas públicas, direitos humanos e diversidade.

Tem pesquisado as questões de gênero, diversidade sexual e as disputas em torno da educação, que contrapõe os que defendem uma educação pública, laica, pluralista e que valorize a diversidade versus movimentos conservadores que denunciam uma suposta “ideologia de gênero”, e que defendem uma “Escola sem Partido”.