Globo recebe mais uma vez uma aula magna de política inesperada e indesejável - MariaFrô

Globo recebe mais uma vez uma aula magna de política inesperada e indesejável

Nas raras vezes que vemos um discurso dissonante na Rede Globo, percebemos que o produtor não fez a lição de casa e chamou um pesquisador decente para ser entrevistado. Foi assim que no Bom dia ES, o convidado estragou a festa....

Nas raras vezes que vemos um discurso dissonante na Rede Globo, percebemos que o produtor não fez a lição de casa e chamou um pesquisador decente para ser entrevistado. Foi assim que no Bom dia ES, o convidado estragou a festa.

Pesquisadores sérios não repetem o senso comum, não fazem coro à política reacionária da Rede Globo, por isso, o jovem professor Dr. Vitor Amorim de Angelo deu uma surra de coerência e informações democráticas em pleno estúdios da rede golpista de tv. 

A entrevista acontecia ao vivo e vemos um apresentador em franco desespero tentando trazer o convidado atrevido para o script.

Mas um professor, formado em História, com mestrado e doutorado em Ciências Sociais, membro do Laboratório de Estudos de História Política e das Ideias, com passagem pelo Centre d’Histoire do Institut d’Études Politiques de Paris (SciencesPo) e pesquisador do Institut des Sciences Sociales du Politique da Université de Paris Ouest-Nanterre La Défense  tem de honrar o conhecimento que acumulou em sua trajetória de formação: graduação em História, mestrado doutorado em Ciências Sociais, não podendo, portanto, tratar a política com o desrespeito e a manipulação global, regras daquela emissora.

Abaixo, o vídeo com o resultado da formação e coerência do jovem professor: 4 minutos de aula sobre política, sistema político brasileiro, democracia, respeito ao pleito eleitoral, com a frase lapidar, brilhante feito um diamante: “A democracia é um regime de confiança, não de adesão. Portanto, não é uma opção aderir ou não ao resultado”, deixando a fala partidarizada de Miram Leitão, reverberada pelo  apresentador do Bom dia ES no chinelo. Estão até agora procurando o rumo de casa.

Assista, vale a pena cada segundo.

Atualização: O vídeo na íntegra está aqui e ele é ainda melhor, porque o professor reforça a necessidade da Reforma Política.

______________________

Professor Dr. Vitor Amorim de Angelo: Possui graduação em História pela Universidade Federal do Espírito Santo, mestrado e doutorado em Ciências Sociais pela Universidade Federal de São Carlos, com estágio de pesquisa no Centre d’Histoire do Institut d’Études Politiques de Paris (SciencesPo). Atualmente, é professor do Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política da Universidade Vila Velha, onde também é Coordenador Institucional de Iniciação Científica, e pesquisador do Institut des Sciences Sociales du Politique da Université de Paris Ouest-Nanterre La Défense e do Laboratório de Estudos de História Política e das Idéias da Universidade Federal do Espírito Santo. Tem experiência nas áreas de História e Ciências Sociais, com ênfase na política brasileira contemporânea, temática na qual possui livros e artigos publicados.

O professor tem experiência nas áreas de História e Ciências Sociais, com ênfase na política brasileira contemporânea, atuando principalmente nos seguintes temas: partidos e organizações políticas, instituições e comportamento político, eleições, esquerdas, ditadura e democracia, mídia, memória social e uso político do passado.

__________
Publicidade



O livro da blogosfera em defesa da democracia - Golpe 16

Golpe 16 é a versão da blogosfera de uma história de ruptura democrática que ainda está em curso. É um livro feito a quente, mas imprescindível para entender o atual momento político brasileiro

Organizado por Renato Rovai, o livro oferece textos de Adriana Delorenzo, Altamiro Borges, Beatriz Barbosa, Conceição Oliveira, Cynara Menezes, Dennis de Oliveira, Eduardo Guimarães, Fernando Brito, Gilberto Maringoni, Glauco Faria, Ivana Bentes, Lola Aronovich, Luiz Carlos Azenha, Maíra Streit, Marco Aurélio Weissheimer, Miguel do Rosário, Paulo Henrique Amorim, Paulo Nogueira, Paulo Salvador, Renata Mielli, Rodrigo Vianna, Sérgio Amadeu da Silveira e Tarso Cabral Violin. Com prefácio de Luiz Inácio Lula de Silva e entrevista de Dilma Rousseff.


Join the Conversation

24 comments

  1. Bernardo Responder

    normal a entrevista e muito boa. Não tem nada do baile que o sensacionalismo na hora de escrever esse texto tentou passar. Foi NORMAL. Sem desespero de entrevistador, sem patada, sem burrice.
    O legal é quando le-sê um texto que diz que a mídia é golpista, sensacionalista ou manipuladora mas se faz o mesmo.
    Dois pesos e duas medidas

    1. Maria Frô Responder

      Bernardo, por favor, me aponte um sensacionalismo no meu texto?
      Se vc não vê a tentativa desesperada do apresentador em conduzir sem sucesso o script da Globo ‘vem pra rua’ ou vc não assiste o jornalismo global ou vc precisa prestar mais atenção a este vídeo.

      1. Fabian Responder

        Pelo contrário. Há até qualificação das manifestações de março. Acho que você não comprendeu direito as palavra do doutor.

        1. Maria Frô Responder

          Qualifica sim: eleitores de Aécio e Marina; eleitores que não entendem que a democracia pressupõe aceitar a derrota eleitoral, há outros qualitativos, na paulista por exemplo o carro Principal teve até como orador um torturador e assassino que na Paulista cantou de Galo que queria falar na Comissão da Verdade e quando foi chamado não foi. Tudo gente fina, elegante e sincera que não suporta a PEC das Domésticas, alguns adeptos de um fundamentalismo homofóbico, TODOS MACHISTAS, TINHA ATÉ UM LOUCA COM UM CARTAZ PEDINDO ASSASSINATO DAS MULHERES, mas o que parecia a regra além de um espírito autoritário dos que em marcha pararam para atacar, xingar e agredir sem teto é o analfabetismo político mesmo, porque carregar uma faixa contra Paulo Freire é o cúmulo da estupidez.

      2. Paulo Responder

        O que eu vi foi um acadêmico usando os mesmos argumentos furados dos ministros após a manifestação.

        O fato de a corrupção não ter sido inventada pelo PT não é argumento de defesa.

        O “estudo” que ele mencionou (sem detalhes, para não ser desmentido) de que era tudo eleitores de outros candidatos ignora completamente o fato de a Dilma ter suprimido vários indicadores para serem divulgados somente após a eleição e que ela após eleita fez exatamente o que tinha prometido não fazer e que disse que a oposição faria.

        O apresentador foi bem fraco ao tentar pegar leve com o convidado e não expô-lo ao ridículo como poderia ter feito.

        Segundo este doutor, a postura democratica seria ficar sentado bovinamente até a próxima eleição. Isso é um disparate.

        Outra besteira que ele disse é que a corrupção está disseminada e por isso não deve ser tratado pela pressão no executivo. É como dizer que se a gente não pode prender a todos os bandidos não pode tentar prender nenhum!

        O fato de o mensalão e o petrolão beneficiarem o PT foi ignorado pelo “doutor” porque “seria um reducionismo”.

        Ou seja, na cabeça dele está tudo bem roubar porque já se roubava antes e o PT não pode ser nem criticado porque ele ganhou nas urnas, ainda que na base da mentira e propaganda falsa com números flagrantemente errados!

        1. Patrícia Lima Responder

          Vejo que vc também não tem conhecimento.

        2. Shirley Responder

          adorei sua explanação!!! Perfeito, agora quem não entender é porque não adianta mesmo, e ainda ficam acreditando em títulos e não na sabedoria do discernimento…

      3. JOÃO MANOEL SILVA Responder

        DIGO MAIS, A MIDIAS NA MAIORIA DA COBERTURA DO PRO IMPICH E CONTRA, MOSTROU EM CAMERA ABERTA A DO DIA 13 (PRO) E DO DIA 18 E 31(CONTRA), PRINCIPlMENTE, FICAVA SEMPRE FECHADA, NÃO NECESSITA SER UM EXPERT DA FOTOGRAFIA PARA SABER QUE EXISTE UMA GRANDE DIFERENÇA, ENTÃO ELES FALAM QUE O MOVIMENTO EM CONJUNTO FOI MENOR QUE O DO DIA 13, BANANAS, VÃO VER NAS REDES SOCIAIS INDEPENDENTES E VERÃO O NUMERO DE PARTICIPANTES, AI VÃO DIZER QUE RECEBERAM PARA PARTICIPAR, MAS NÃO PAGAMOS EMPREGADA PARA LEVAR FILHOS NAS PASSEATAS, VAMOS COM A CARA E A CORAGEM.

    2. joaojjjjjr Responder

      O entrevistador falou mais que o entrevistado, coisa da escola bonner. Quando o professor ousou discordar da opinião da Sra. Míriam Leitão, não lhe foi permitida mais a palavra. Entrevista cuja opinião é a do repórter é desnecessária, pois, eles apenas reiteram a verdade do patrão.

    3. Francisco Paranhos Responder

      Muito bem falado, Bernardo! O cientista político falou, sim, com correção e propriedade. Já a autora deste artigo procurou adaptar ao que lhe interessa. Se todos os formadores de opinião com ideias de esquerda fossem mais sensatos como o Dr. Vitor de Angelo e não tão radicais como Maria Frô, aí sim estaríamos caminhando para um futuro melhor.

    4. Thiago Responder

      penso exatamente como você, para mim foi um debate normal. A Globo tem o direito de ter uma posição a respeito do PT e do governo, é uma empresa de midia voltada ao lucro … nada mais natural. E o ponto do professor é a imparcialidade, nao falar apenas do PT, mas da corrupção endêmica como um todo. foi uma discussão saudável.

      1. Maria Frô Responder

        Thiago, a Globo é uma concessão pública ela deveria respeitar o Estado Democrático.

  2. Jossimar Responder

    Mas o Bom Dia(sic) ES se vingou nesta sexta-feira e trouxe o inacreditável senador Ricardo Ferraço, que fez um discurso raivoso contra o governo federal ao mesmo tempo que pedia que este mesmo governo federal construa um aeroporto em Vitória.
    Sujeitinho execrável este ferracinho.

  3. Adriano Responder

    Pois é. Educadamente, o apresentador tenta forçar a barra em algumas perguntas, entretanto, o entrevistado Dr. Vitor é um bagre ensaboado e sabe bem o que fala e como fala. O cara é sensacional. Esclarecido e sensato. Adorei!

  4. Euler Responder

    Os repórteres da Globo parece que são obrigados a decorar os dogmas da emissora: corrupção começou na era PT, e a expressão disso é o mensalão do PT e a Petrobras. Que simplismo, né pessoal. Vamos relembrar alguns outros escândalos envolvendo os tucanos e que a mídia, sobretudo a Globo, escondeu da população: 1) privataria tucana, que doou quase todas as estatais brasileiras para grupos estrangeiros e seus associados locais; 2) reeleição de FHC com a compra de deputados por R$ 200 mil cada; 3) Lista de Furnas, que nada mais foi do que o Caixa 2 e 3 e 4 do PSDB principalmente, onde todos os caciques tucanos teriam recebido parte das propinas; e mais: Trensalão envolvendo superfaturamento nas obras e nos trens urbanos de SP em várias gestões tucanas; mensalão tucano de Minas, que deu origem ao do PT, quando o governo tucano de Minas se apropriou de recursos da Copasa e outros para o caixa dois dos tucanos, e cujos operadores são os mesmos do mensalão do PT, mas os envolvidos continuam impunes; caso Banestado, que deu prejuízo muitas vezes superior ao chamado Petrolão, e foi praticamente arquivado; e mais uma enormidade de escândalos. Só que a Globo só tem olhos para aquilo que atinge o PT, mesmo que indiretamente. E como a justiça brasileira é pautada pela mídia, todos esses casos são arquivados e as pessoas ficam com a impressão equivocada de que somente o PT praticou corrupção. Talvez o PT tenha sido o partido menos conivente com a corrupção no Brasil, mas a imagem midiática, dado ao monopólio sob controle de barões golpistas, é a inversa: só o PT roubou no Brasil nos últimos 515 anos. E ainda tem cidadão ridículo e alienado que acredita nisso. Dá dó, até.

  5. Sergio Responder

    Este cara vive no “país” da dilma!
    Um erro não exclui o outro. Porque existe corrupção nas esferas estaduais e municipais não exclui a obrigação do federal.
    Concordo com ele ao dizer que uma vez que ela foi eleita temos que conviver com a fraqueza e incompetência por 4 anos, mas não com a corrupção.
    Finalizando, ele deve ser mais um rato de universidade pública, que sempre viveu bem com dinheiro público e prega o socialismo, o qual já sabemos ser falido!

  6. Alexsandro Jara Responder

    Muito proveitosa a entrevista, também achei natural o posicionamento do apresentador não vi nenhum desespero por parte do mesmo como diz o texto. Quem faz comunicação sabe que o apresentador é quem deve conduzir a entrevista e não o entrevistado. Concordo que a corrupção já existe em todas as esferas governamentais mais isso não isenta o PT de fazer parte dela também.

  7. Andre Responder

    Que legal e animador ver gente discordando de radicais xiitas como a autora do artigo. Faz um texto tendencioso e vem criticar a midia que, segundo ela, direciona o assunto. Me pergunto: o que a autora é se não midia tambem? E uma midia que tenta a todo custo direcionar o pensamento de quem para um pouco do seu dia pra ler essa coluna. Finalizo dizendo que aprecio e muito esquerdistas como o professor Vitor. Sentato, cortez e inteligente com as palavras e conduçao das respostas… Sabendo se impor e deixando claro o que de fato acontece na cena atual deste Brasil. Quanto a autora, lamentável. uma frustrada que tenta impor os ideais partidarios que tem.

  8. tiago Responder

    Achei a entrevista muito boa e fujindo do que seria o “script” normal da Globo. Mas não senti nenhum desespero por parte dos apresentadores e nem uma situação de “inesperada e indesejável”. Mas isso é só a minha opinião.

  9. Rodrigo Responder

    “O fato de a corrupção não ter sido inventada pelo PT não é argumento de defesa.”

    Amigo, não se trata de “ataque” e “defesa”. Se ele não disse o que você gostaria de ouvir, não quer dizer que estivesse “defendendo alguém”, mas sim um ponto de vista, por sinal acadêmico, tendo o feito de forma equilibrada e pertinente. Ele não disse inverdades. Pense melhor.

  10. Ialan Responder

    A Globo manipula e, com isso, “emburrece” o seu público.

    ESSA HISTÓRIA É VELHA!

    O Jornal da Noite, por exemplo, é um declarado inimigo do Governo Dilma, evidente!

    Resumo, fica um pacote de “especialistas” falando asneiras.

    Já o PSDB… É uma piada de péssimo gosto! Não aprendeu fazer oposição e, pior, rumina corrupção!

    Deus é mais!

  11. WILSON Responder

    O POVO UNIDO JAMAIS SERÁ VENCIDO – VAMOS PARA CIMA !!!
    IRMÃOS BRASILEIROS SOMOS 192 MILHÕES –
    ELES APENAS DOZE MILHÕES
    OS FILHOTES DA DITADURA – TORTURADORA E ASSASSINA – UMA
    ELITE BRANCA – INVASORA – ESTRANGEIRA -DONOS DA MIDIA MANIPULADORA – UMA BURGUESIA QUE FEDE – MALCRIADA – GOLPISTA – CORRUPTA – SONEGADORA – VENDILHONA – ENTREGUISTA – ANTIPATRIOTA – RACISTA – IMPIA – SUJA – ARDILOSA …
    Se o povo não ir a guerra contra estes vagabundos golpistas e entreguistas, vamos retroagir todos os avanços que conseguimos com Dilma e Lula , temos que derramar o nosso sangue , para amar de verdade o nosso país – VAMOS PARA AS RUAS – VAMOS PRA CIMA DELES – ANTES QUE SEJA TARDE DEMAIS …VAMOS PEGA-LOS NA UNHA !!!
    “Ratos, corram para fora do navio”
    O povo agora tem que se organizar – se unir – e tomar às ruas – se não formos para cima destes vigaristas – esta JUSTIÇA – PF – MP – todos vamos ficar com pecha de otários e idiotas – estes juízes corruptos NÃO SÃO DEUSES – são apenas homens corrompidos – que devem ser imediatamente destituídos dos cargos que ocupam – não representam a justiça e o interesse da população – estes corruptos VENDILHÕES estão debochando do povo – ESTES SENADORES , estes deputados federais – estes deputados estaduais – a maioria eleita pelo dinheiro da corrupção e dos corruptores – não representam os interesses e as necessidades da nossa população – eles terão que ser execrados dos seus cargos – estão defendendo os quadrilheiros – bandidos corruptos e sonegadores que se apossaram do Erário Público – VAMOS PARA AS RUAS – VAMOS PEGÁ-LOS A UNHA – VAMOS MOSTRAR AS NOSSAS GARRAS PARA ESTES BANDIDOS – CORRUPTOS – LESA PÁTRIA – LADRÕES …
    Esses canalhas não valem o que comem !!!
    VAMOS NOS ORGANIZAR !!!
    VAMOS AS RUAS !!! VAMOS AS RUAS !!! VAMOS AS RUAS !!!

  12. Abilio Valerio Tozini Responder

    A história revelará o VERDADEIRO PAPEL ATUAL DO JUIZ MORO. E discordo QUE AS FOTOS DO LINK ABAIXO SEJAM LIXO: lixo pode ser reutilizado. Isso ai ser chamado de LIXO É UMA OFENSA AO LIXO COMUM. ESTES SÃO OS PROTEGIDOS DO JUIZ SÉRGIO MORO E DO MINISTRO GILMAR MENDES, PARTES DA MESMA QUADRILHA: MORO pede desculpas ao STF para se manter no cargo, mas MORO CONSEGUIU CUMPRIR SUA META PERANTE A CIA: impediu a POSSE DO LULA E ACELEROU O GOLPE PARA TIRAR O PT DO GOVERNO. Papel de verme entre fezes. Na prática é um capacho dos USA – CIA, NSA, destruindo a ENGENHARIA BRASILEIRA, COM SUAS DECISÕES QUE AO INVÉS DE PRENDER LADRÕES FAZ QUEBRAR EMPRESAS E DEMITIR MILHÕES DE TRABALHADORES. A história irá reescrever seu verdadeiro papel neste cenário de GUERRA DE INFORMAÇÕES ONDE OS ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA DA MORTE PROMOVEM SEUS GOLPES DE ESTADO USANDO REDES SOCIAIS E ESCUTAS TELEFÔNICAS DE EMPRESAS E GOVERNOS MUNDO AFORA. E ainda vai explicar porque para esse JUIZ MORO só é corrupto se for do PT ou ligado ao PT e porque ele NUNCA investiga ou age contra os que combatem o PT, esquecendo que se ele, o MPF e a PF podem fazer este trabalho, que se não fosse TENDENCIOSO SERIA ESPLENDOROSO, ESTE TRABALHO HOJE SOMENTE PODE SER FEITO POR CONTA DAS LEIS ORIUNDAS DE PROJETOS DE LEIS ELABORADOS E APROVADOS SOB OS GOVERNOS DO PT. EM VERDADE ELE COSPE NO PRATO QUE COME PORQUE SUA MISSÃO É DESTRUIR O PT E SALVAR OS GRANDES E HISTÓRICOS LADRÕES DA PÁTRIA, que são os que querem derrubar o Governo do PT para se salvarem. Em suma, faz papel de verme entre fezes. https://www.facebook.com/photo.php?fbid=1216225048407569&set=a.758239897539422.1073741866.100000602575539&type=3

  13. Vera Maria Responder

    Muito bom esse pensador. Fico feliz em saber que existe um intelectual desse peso lecionando em Vila Velha. Morei lá por um ano, e talvez por escolhido um bairros e classe média alta, sofri com os panelaços contra a Dilma, frequentes e agressivos. Ou seja, fui morar no berço dos coxinhas. Mas a cidade é muito linda, e não me arrependo desse período lá.