Globo recebe mais uma vez uma aula magna de política inesperada e indesejável - MariaFrô

Globo recebe mais uma vez uma aula magna de política inesperada e indesejável

Nas raras vezes que vemos um discurso dissonante na Rede Globo, percebemos que o produtor não fez a lição de casa e chamou um pesquisador decente para ser entrevistado. Foi assim que no Bom dia ES, o convidado estragou a festa....

Nas raras vezes que vemos um discurso dissonante na Rede Globo, percebemos que o produtor não fez a lição de casa e chamou um pesquisador decente para ser entrevistado. Foi assim que no Bom dia ES, o convidado estragou a festa.

Pesquisadores sérios não repetem o senso comum, não fazem coro à política reacionária da Rede Globo, por isso, o jovem professor Dr. Vitor Amorim de Angelo deu uma surra de coerência e informações democráticas em pleno estúdios da rede golpista de tv. 

A entrevista acontecia ao vivo e vemos um apresentador em franco desespero tentando trazer o convidado atrevido para o script.

Mas um professor, formado em História, com mestrado e doutorado em Ciências Sociais, membro do Laboratório de Estudos de História Política e das Ideias, com passagem pelo Centre d’Histoire do Institut d’Études Politiques de Paris (SciencesPo) e pesquisador do Institut des Sciences Sociales du Politique da Université de Paris Ouest-Nanterre La Défense  tem de honrar o conhecimento que acumulou em sua trajetória de formação: graduação em História, mestrado doutorado em Ciências Sociais, não podendo, portanto, tratar a política com o desrespeito e a manipulação global, regras daquela emissora.

Abaixo, o vídeo com o resultado da formação e coerência do jovem professor: 4 minutos de aula sobre política, sistema político brasileiro, democracia, respeito ao pleito eleitoral, com a frase lapidar, brilhante feito um diamante: “A democracia é um regime de confiança, não de adesão. Portanto, não é uma opção aderir ou não ao resultado”, deixando a fala partidarizada de Miram Leitão, reverberada pelo  apresentador do Bom dia ES no chinelo. Estão até agora procurando o rumo de casa.

Assista, vale a pena cada segundo.

Atualização: O vídeo na íntegra está aqui e ele é ainda melhor, porque o professor reforça a necessidade da Reforma Política.

______________________

Professor Dr. Vitor Amorim de Angelo: Possui graduação em História pela Universidade Federal do Espírito Santo, mestrado e doutorado em Ciências Sociais pela Universidade Federal de São Carlos, com estágio de pesquisa no Centre d’Histoire do Institut d’Études Politiques de Paris (SciencesPo). Atualmente, é professor do Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política da Universidade Vila Velha, onde também é Coordenador Institucional de Iniciação Científica, e pesquisador do Institut des Sciences Sociales du Politique da Université de Paris Ouest-Nanterre La Défense e do Laboratório de Estudos de História Política e das Idéias da Universidade Federal do Espírito Santo. Tem experiência nas áreas de História e Ciências Sociais, com ênfase na política brasileira contemporânea, temática na qual possui livros e artigos publicados.

O professor tem experiência nas áreas de História e Ciências Sociais, com ênfase na política brasileira contemporânea, atuando principalmente nos seguintes temas: partidos e organizações políticas, instituições e comportamento político, eleições, esquerdas, ditadura e democracia, mídia, memória social e uso político do passado.

__________
Publicidade




Join the Conversation

24 comments

  1. Bernardo Responder

    normal a entrevista e muito boa. Não tem nada do baile que o sensacionalismo na hora de escrever esse texto tentou passar. Foi NORMAL. Sem desespero de entrevistador, sem patada, sem burrice.
    O legal é quando le-sê um texto que diz que a mídia é golpista, sensacionalista ou manipuladora mas se faz o mesmo.
    Dois pesos e duas medidas

    1. Maria Frô Responder

      Bernardo, por favor, me aponte um sensacionalismo no meu texto?
      Se vc não vê a tentativa desesperada do apresentador em conduzir sem sucesso o script da Globo ‘vem pra rua’ ou vc não assiste o jornalismo global ou vc precisa prestar mais atenção a este vídeo.

      1. Fabian Responder

        Pelo contrário. Há até qualificação das manifestações de março. Acho que você não comprendeu direito as palavra do doutor.

        1. Maria Frô Responder

          Qualifica sim: eleitores de Aécio e Marina; eleitores que não entendem que a democracia pressupõe aceitar a derrota eleitoral, há outros qualitativos, na paulista por exemplo o carro Principal teve até como orador um torturador e assassino que na Paulista cantou de Galo que queria falar na Comissão da Verdade e quando foi chamado não foi. Tudo gente fina, elegante e sincera que não suporta a PEC das Domésticas, alguns adeptos de um fundamentalismo homofóbico, TODOS MACHISTAS, TINHA ATÉ UM LOUCA COM UM CARTAZ PEDINDO ASSASSINATO DAS MULHERES, mas o que parecia a regra além de um espírito autoritário dos que em marcha pararam para atacar, xingar e agredir sem teto é o analfabetismo político mesmo, porque carregar uma faixa contra Paulo Freire é o cúmulo da estupidez.

      2. Paulo Responder

        O que eu vi foi um acadêmico usando os mesmos argumentos furados dos ministros após a manifestação.

        O fato de a corrupção não ter sido inventada pelo PT não é argumento de defesa.

        O “estudo” que ele mencionou (sem detalhes, para não ser desmentido) de que era tudo eleitores de outros candidatos ignora completamente o fato de a Dilma ter suprimido vários indicadores para serem divulgados somente após a eleição e que ela após eleita fez exatamente o que tinha prometido não fazer e que disse que a oposição faria.

        O apresentador foi bem fraco ao tentar pegar leve com o convidado e não expô-lo ao ridículo como poderia ter feito.

        Segundo este doutor, a postura democratica seria ficar sentado bovinamente até a próxima eleição. Isso é um disparate.

        Outra besteira que ele disse é que a corrupção está disseminada e por isso não deve ser tratado pela pressão no executivo. É como dizer que se a gente não pode prender a todos os bandidos não pode tentar prender nenhum!

        O fato de o mensalão e o petrolão beneficiarem o PT foi ignorado pelo “doutor” porque “seria um reducionismo”.

        Ou seja, na cabeça dele está tudo bem roubar porque já se roubava antes e o PT não pode ser nem criticado porque ele ganhou nas urnas, ainda que na base da mentira e propaganda falsa com números flagrantemente errados!

        1. Patrícia Lima Responder

          Vejo que vc também não tem conhecimento.

        2. Shirley Responder

          adorei sua explanação!!! Perfeito, agora quem não entender é porque não adianta mesmo, e ainda ficam acreditando em títulos e não na sabedoria do discernimento…

      3. JOÃO MANOEL SILVA Responder

        DIGO MAIS, A MIDIAS NA MAIORIA DA COBERTURA DO PRO IMPICH E CONTRA, MOSTROU EM CAMERA ABERTA A DO DIA 13 (PRO) E DO DIA 18 E 31(CONTRA), PRINCIPlMENTE, FICAVA SEMPRE FECHADA, NÃO NECESSITA SER UM EXPERT DA FOTOGRAFIA PARA SABER QUE EXISTE UMA GRANDE DIFERENÇA, ENTÃO ELES FALAM QUE O MOVIMENTO EM CONJUNTO FOI MENOR QUE O DO DIA 13, BANANAS, VÃO VER NAS REDES SOCIAIS INDEPENDENTES E VERÃO O NUMERO DE PARTICIPANTES, AI VÃO DIZER QUE RECEBERAM PARA PARTICIPAR, MAS NÃO PAGAMOS EMPREGADA PARA LEVAR FILHOS NAS PASSEATAS, VAMOS COM A CARA E A CORAGEM.

    2. joaojjjjjr Responder

      O entrevistador falou mais que o entrevistado, coisa da escola bonner. Quando o professor ousou discordar da opinião da Sra. Míriam Leitão, não lhe foi permitida mais a palavra. Entrevista cuja opinião é a do repórter é desnecessária, pois, eles apenas reiteram a verdade do patrão.

    3. Francisco Paranhos Responder

      Muito bem falado, Bernardo! O cientista político falou, sim, com correção e propriedade. Já a autora deste artigo procurou adaptar ao que lhe interessa. Se todos os formadores de opinião com ideias de esquerda fossem mais sensatos como o Dr. Vitor de Angelo e não tão radicais como Maria Frô, aí sim estaríamos caminhando para um futuro melhor.

    4. Thiago Responder

      penso exatamente como você, para mim foi um debate normal. A Globo tem o direito de ter uma posição a respeito do PT e do governo, é uma empresa de midia voltada ao lucro … nada mais natural. E o ponto do professor é a imparcialidade, nao falar apenas do PT, mas da corrupção endêmica como um todo. foi uma discussão saudável.

      1. Maria Frô Responder

        Thiago, a Globo é uma concessão pública ela deveria respeitar o Estado Democrático.

  2. Jossimar Responder

    Mas o Bom Dia(sic) ES se vingou nesta sexta-feira e trouxe o inacreditável senador Ricardo Ferraço, que fez um discurso raivoso contra o governo federal ao mesmo tempo que pedia que este mesmo governo federal construa um aeroporto em Vitória.
    Sujeitinho execrável este ferracinho.

  3. Adriano Responder

    Pois é. Educadamente, o apresentador tenta forçar a barra em algumas perguntas, entretanto, o entrevistado Dr. Vitor é um bagre ensaboado e sabe bem o que fala e como fala. O cara é sensacional. Esclarecido e sensato. Adorei!

  4. Euler Responder

    Os repórteres da Globo parece que são obrigados a decorar os dogmas da emissora: corrupção começou na era PT, e a expressão disso é o mensalão do PT e a Petrobras. Que simplismo, né pessoal. Vamos relembrar alguns outros escândalos envolvendo os tucanos e que a mídia, sobretudo a Globo, escondeu da população: 1) privataria tucana, que doou quase todas as estatais brasileiras para grupos estrangeiros e seus associados locais; 2) reeleição de FHC com a compra de deputados por R$ 200 mil cada; 3) Lista de Furnas, que nada mais foi do que o Caixa 2 e 3 e 4 do PSDB principalmente, onde todos os caciques tucanos teriam recebido parte das propinas; e mais: Trensalão envolvendo superfaturamento nas obras e nos trens urbanos de SP em várias gestões tucanas; mensalão tucano de Minas, que deu origem ao do PT, quando o governo tucano de Minas se apropriou de recursos da Copasa e outros para o caixa dois dos tucanos, e cujos operadores são os mesmos do mensalão do PT, mas os envolvidos continuam impunes; caso Banestado, que deu prejuízo muitas vezes superior ao chamado Petrolão, e foi praticamente arquivado; e mais uma enormidade de escândalos. Só que a Globo só tem olhos para aquilo que atinge o PT, mesmo que indiretamente. E como a justiça brasileira é pautada pela mídia, todos esses casos são arquivados e as pessoas ficam com a impressão equivocada de que somente o PT praticou corrupção. Talvez o PT tenha sido o partido menos conivente com a corrupção no Brasil, mas a imagem midiática, dado ao monopólio sob controle de barões golpistas, é a inversa: só o PT roubou no Brasil nos últimos 515 anos. E ainda tem cidadão ridículo e alienado que acredita nisso. Dá dó, até.

  5. Sergio Responder

    Este cara vive no “país” da dilma!
    Um erro não exclui o outro. Porque existe corrupção nas esferas estaduais e municipais não exclui a obrigação do federal.
    Concordo com ele ao dizer que uma vez que ela foi eleita temos que conviver com a fraqueza e incompetência por 4 anos, mas não com a corrupção.
    Finalizando, ele deve ser mais um rato de universidade pública, que sempre viveu bem com dinheiro público e prega o socialismo, o qual já sabemos ser falido!

  6. Alexsandro Jara Responder

    Muito proveitosa a entrevista, também achei natural o posicionamento do apresentador não vi nenhum desespero por parte do mesmo como diz o texto. Quem faz comunicação sabe que o apresentador é quem deve conduzir a entrevista e não o entrevistado. Concordo que a corrupção já existe em todas as esferas governamentais mais isso não isenta o PT de fazer parte dela também.

  7. Andre Responder

    Que legal e animador ver gente discordando de radicais xiitas como a autora do artigo. Faz um texto tendencioso e vem criticar a midia que, segundo ela, direciona o assunto. Me pergunto: o que a autora é se não midia tambem? E uma midia que tenta a todo custo direcionar o pensamento de quem para um pouco do seu dia pra ler essa coluna. Finalizo dizendo que aprecio e muito esquerdistas como o professor Vitor. Sentato, cortez e inteligente com as palavras e conduçao das respostas… Sabendo se impor e deixando claro o que de fato acontece na cena atual deste Brasil. Quanto a autora, lamentável. uma frustrada que tenta impor os ideais partidarios que tem.

  8. tiago Responder

    Achei a entrevista muito boa e fujindo do que seria o “script” normal da Globo. Mas não senti nenhum desespero por parte dos apresentadores e nem uma situação de “inesperada e indesejável”. Mas isso é só a minha opinião.

  9. Rodrigo Responder

    “O fato de a corrupção não ter sido inventada pelo PT não é argumento de defesa.”

    Amigo, não se trata de “ataque” e “defesa”. Se ele não disse o que você gostaria de ouvir, não quer dizer que estivesse “defendendo alguém”, mas sim um ponto de vista, por sinal acadêmico, tendo o feito de forma equilibrada e pertinente. Ele não disse inverdades. Pense melhor.

  10. Ialan Responder

    A Globo manipula e, com isso, “emburrece” o seu público.

    ESSA HISTÓRIA É VELHA!

    O Jornal da Noite, por exemplo, é um declarado inimigo do Governo Dilma, evidente!

    Resumo, fica um pacote de “especialistas” falando asneiras.

    Já o PSDB… É uma piada de péssimo gosto! Não aprendeu fazer oposição e, pior, rumina corrupção!

    Deus é mais!

  11. WILSON Responder

    O POVO UNIDO JAMAIS SERÁ VENCIDO – VAMOS PARA CIMA !!!
    IRMÃOS BRASILEIROS SOMOS 192 MILHÕES –
    ELES APENAS DOZE MILHÕES
    OS FILHOTES DA DITADURA – TORTURADORA E ASSASSINA – UMA
    ELITE BRANCA – INVASORA – ESTRANGEIRA -DONOS DA MIDIA MANIPULADORA – UMA BURGUESIA QUE FEDE – MALCRIADA – GOLPISTA – CORRUPTA – SONEGADORA – VENDILHONA – ENTREGUISTA – ANTIPATRIOTA – RACISTA – IMPIA – SUJA – ARDILOSA …
    Se o povo não ir a guerra contra estes vagabundos golpistas e entreguistas, vamos retroagir todos os avanços que conseguimos com Dilma e Lula , temos que derramar o nosso sangue , para amar de verdade o nosso país – VAMOS PARA AS RUAS – VAMOS PRA CIMA DELES – ANTES QUE SEJA TARDE DEMAIS …VAMOS PEGA-LOS NA UNHA !!!
    “Ratos, corram para fora do navio”
    O povo agora tem que se organizar – se unir – e tomar às ruas – se não formos para cima destes vigaristas – esta JUSTIÇA – PF – MP – todos vamos ficar com pecha de otários e idiotas – estes juízes corruptos NÃO SÃO DEUSES – são apenas homens corrompidos – que devem ser imediatamente destituídos dos cargos que ocupam – não representam a justiça e o interesse da população – estes corruptos VENDILHÕES estão debochando do povo – ESTES SENADORES , estes deputados federais – estes deputados estaduais – a maioria eleita pelo dinheiro da corrupção e dos corruptores – não representam os interesses e as necessidades da nossa população – eles terão que ser execrados dos seus cargos – estão defendendo os quadrilheiros – bandidos corruptos e sonegadores que se apossaram do Erário Público – VAMOS PARA AS RUAS – VAMOS PEGÁ-LOS A UNHA – VAMOS MOSTRAR AS NOSSAS GARRAS PARA ESTES BANDIDOS – CORRUPTOS – LESA PÁTRIA – LADRÕES …
    Esses canalhas não valem o que comem !!!
    VAMOS NOS ORGANIZAR !!!
    VAMOS AS RUAS !!! VAMOS AS RUAS !!! VAMOS AS RUAS !!!

  12. Abilio Valerio Tozini Responder

    A história revelará o VERDADEIRO PAPEL ATUAL DO JUIZ MORO. E discordo QUE AS FOTOS DO LINK ABAIXO SEJAM LIXO: lixo pode ser reutilizado. Isso ai ser chamado de LIXO É UMA OFENSA AO LIXO COMUM. ESTES SÃO OS PROTEGIDOS DO JUIZ SÉRGIO MORO E DO MINISTRO GILMAR MENDES, PARTES DA MESMA QUADRILHA: MORO pede desculpas ao STF para se manter no cargo, mas MORO CONSEGUIU CUMPRIR SUA META PERANTE A CIA: impediu a POSSE DO LULA E ACELEROU O GOLPE PARA TIRAR O PT DO GOVERNO. Papel de verme entre fezes. Na prática é um capacho dos USA – CIA, NSA, destruindo a ENGENHARIA BRASILEIRA, COM SUAS DECISÕES QUE AO INVÉS DE PRENDER LADRÕES FAZ QUEBRAR EMPRESAS E DEMITIR MILHÕES DE TRABALHADORES. A história irá reescrever seu verdadeiro papel neste cenário de GUERRA DE INFORMAÇÕES ONDE OS ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA DA MORTE PROMOVEM SEUS GOLPES DE ESTADO USANDO REDES SOCIAIS E ESCUTAS TELEFÔNICAS DE EMPRESAS E GOVERNOS MUNDO AFORA. E ainda vai explicar porque para esse JUIZ MORO só é corrupto se for do PT ou ligado ao PT e porque ele NUNCA investiga ou age contra os que combatem o PT, esquecendo que se ele, o MPF e a PF podem fazer este trabalho, que se não fosse TENDENCIOSO SERIA ESPLENDOROSO, ESTE TRABALHO HOJE SOMENTE PODE SER FEITO POR CONTA DAS LEIS ORIUNDAS DE PROJETOS DE LEIS ELABORADOS E APROVADOS SOB OS GOVERNOS DO PT. EM VERDADE ELE COSPE NO PRATO QUE COME PORQUE SUA MISSÃO É DESTRUIR O PT E SALVAR OS GRANDES E HISTÓRICOS LADRÕES DA PÁTRIA, que são os que querem derrubar o Governo do PT para se salvarem. Em suma, faz papel de verme entre fezes. https://www.facebook.com/photo.php?fbid=1216225048407569&set=a.758239897539422.1073741866.100000602575539&type=3

  13. Vera Maria Responder

    Muito bom esse pensador. Fico feliz em saber que existe um intelectual desse peso lecionando em Vila Velha. Morei lá por um ano, e talvez por escolhido um bairros e classe média alta, sofri com os panelaços contra a Dilma, frequentes e agressivos. Ou seja, fui morar no berço dos coxinhas. Mas a cidade é muito linda, e não me arrependo desse período lá.