CULTURA DAS ARMAS

Por que o dia 20 de abril está relacionado aos ataques nas escolas

A data é utilizada como referência para as pessoas que aterrorizam os espaços educacionais

Por que o dia 20 de abril está relacionado aos ataques nas escolas.Créditos: CNN Brasil/Reprodução
Escrito en MOVIMENTOS el

Em entrevista ao Fórum Café desta quinta-feira (20), a deputada estadual e presidenta da Apeoesp (Sindicato dos professores do Estado de São Paulo) Maria Izabel Azevedo Noronha (PT) classificou como "aterrorizante" o clima nas escolas nesta quinta por causa da data: 20 abril. 

"A insegurança é geral. Tivemos uma audiência pública na segunda-feira com representantes do MEC, estudantes, pais e a sociedade nessa plenitude para pegar esse sentimento que já tínhamos como forma de mobilização e de buscar respostas", disse Bebel, que elogiou a ofensiva coordenada por Flávio Dino, ministro da Justiça, que já resultou na prisão e apreensão de mais de 300 suspeitos, entre adultos e adolescentes, de planejar ataques a escolas.
 

Mas por que 20 de abril representa um perigo ao ambiente escolar? 

No dia 20 de abril, de 1999, E. e D. promoveram um massacre na Columbine High School, em Columbine, nos EUA. 

Foram assassinados 12 estudantes e um professor. Outras 21 pessoas ficaram feridas. Após o ataque, E. e D. cometeram suicídio. 

Considerado o maior e mais mortal ataque em uma escola, o "massacre de Columbine" passou a servir de inspiração para outros terroristas.  

Nos ataques que aconteceram após Columbine, foram encontrados documentos onde os autores dos outros atentados citam Columbine e o desejo de fazer "algo maior". 

Desde então, o 20 de abril passou a ser uma data de alerta nas escolas nos EUA, no Brasil e também em outros países, pois, há sempre um temor de ataques nas escolas neste dia específico.

Tiros em Columbine 

A extrema violência do massacre de Columbine provocou todo um debate nos EUA, mas também em outros países, sobre a cultura das armas e a vida dos garotos nas escolas. 

Com o objetivo de esmiuçar tal cenário, o documentarista Michael Moore foi a campo para entender o que levou dois jovens a cometerem o massacre de Columbine. 

Na contramão da tese que games e filmes eram os responsáveis por Columbine, Michael Moore trabalha com a ideia de que a cultura de armas e o fácil acesso a elas é a principal responsável. 

Polêmico, o filme de Michael Moore gerou um amplo debate nos EUA e “Tiros em Columbine” venceu o Oscar de Melhor Documentário em 2003.  

 


Elefante 

Lançando um ano depois de "Tiros em Columbine", o diretor Gus Van Sant apresentou ao público o longa-metragem "Elefante" (2003), que também busca refletir sobre o massacre de Columbine. 

Gus Van Sant também discute a questão do fácil acesso às armas nos EUA, mas ele também percorre o caminho das masculinidades, misoginia e homofobia. 

O filme de Gus Van Sant também causou muita polêmica, pois, o diretor colocou em discussão como jovens que são vítimas de ódio diariamente dentro das escolas podem promover um atentado como um ato de vingança.