Ano passado a Companhia das Letras lançou uma edição especial contendo toda a obra de Raduan Nassar, o famigerado autor de Lavoura Arcaica, do qual falaremos um pouco mais pra frente.

Nassar é um autor que eu fiquei com muita vontade de conhecer, após ter lido o A poeira da Glória, do Martim Vasques (resenhado por mim aqui), mas ou eu não encontrava o livro ou o encontrava com um preço meio salgado, inclusive pela Estante Virtual. Ou seja, foi com grande alegria que eu recebi a notícia desse lançamento da Companhia, ainda mais por ser uma Obra Completa e um acabamento muito bonito e simples da edição.

Estante2

Lavoura Arcaica nos contará o retorno, de certo modo, do filho pródigo e toda a ruptura que isso causará, que, ao contrário do que a família pensa, ainda não aconteceu. O estilo de Nassar é um tanto difícil de acostumar, beira ao absurdo dos diálogos e das metáforas. Os melhores momentos, para mim, foram aqueles em que a objetividade da narrativa imperou na continuidade e que ocorriam nos momentos de rememoração.

Em seguida, temos Um copo de cólera, em que temos em sua maior parte uma discussão entre dois amantes e que tem por “origem” uma sebe atacada por saúvas. Aqui novamente temos um pouco do absurdo nos diálogos entre o casal que está preso numa tensão desde muito antes do colapso da sebe. Um verdadeiro jogo de esgrima que os desnuda um para o outro.

Após, temos uma coletânea de contos de Menina a caminho, dos quais esse que dá título ao livro é o que mais gostei, justamente pela objetividade da narrativa e pelo aspecto flaneur que ela nos apresenta da menina que tendo uma missão específica, se deixa perambular pela cidade.

Por fim, temos o Safrinha, que reúne mais dois contos e um ensaio. Sobre este último, Nassar abordará questões um tanto sociológicas da América Latina.

De um modo geral, é interessante ler os textos de Raduan Nassar na perspectiva de toda a sua produção, porque evidencia o seu estilo e modo de construir o seu universo literário, que mistura um quê de absurdo com certa objetividade narrativa, envolvendo um ambiente bem comum, principalmente quando tomamos como exemplos os textos produzidos após Lavoura. Contudo, há algo perceptível em todos, o final abrupto, que apenas dá a ideia de um ocorrido que, muitas vezes, também parece estranho a própria matéria da narrativa, e que me causou bastante estranhamento.

Você pode adquirir o livro por meio desse link da Amazon http://amzn.to/2kbMKKZ

Comentários

Comentários