ELEIÇÕES 2022

Pessoas com deficiência lançam manifesto em apoio a Lula

A iniciativa surgiu após a senadora tucana Mara Gabrilli, que é cadeirante, declarar que votará em branco no segundo turno presidencial

Lula recebe mais apoio para o segundo turno.Créditos: Ricardo Stuckert
Escrito en POLÍTICA el

Várias pessoas com deficiência (PCDs), de inúmeras partes do país, se reuniram para lançar, nesta sexta-feira (21), um vídeo em apoio à candidatura do ex-presidente Lula (PT).

“Pessoas com deficiência de diversos estados do Brasil falam em Libras e em português: nós estamos com Lula pela vida, pelo direito ao estudo, pelo SUS. Eu voto Lula pelo respeito às pessoas, pela educação inclusiva, pela acessibilidade no ensino superior”, destaca a peça.

Querem nos calar! A Fórum precisa de você para pagar processos urgentes. Clique aqui para ajudar.

A iniciativa surgiu após a senadora Mara Gabrilli (PSDB), que é cadeirante, declarar que votará em branco no segundo turno presidencial. Ela foi candidata a vice na chapa de Simone Tebet (MDB) no primeiro turno.

Porém, ao contrário de Mara, Simone definiu, rapidamente, apoiar Lula no segundo turno e, inclusive, está participando ativamente da campanha do ex-presidente.

“Está todo mundo muito cansado e desgostoso. Você ter como representante de pessoas com deficiência alguém que não entende a seriedade do momento que estamos vivendo é absurdo. É dar um tiro no pé”, afirma a videoartista Estela Lapponi, responsável por articular o vídeo, ao lado da educadora Daina Leyton, de acordo com a coluna de Mônica Bergamo, na Folha de S.Paulo.

Os participantes da ação reiteram que o governo de Jair Bolsonaro (PL) apresenta uma falsa política de acessibilidade para a população. “A gente sofreu muito ataque nesse governo. Todo o progresso que tivemos foi para trás. Não é nem que parou”, destaca Estela, que tem hemiparesia, paralisia que atinge metade do corpo.

O manifesto relembra, ainda, que a gestão de Bolsonaro editou o decreto que extinguiu a eleição para o Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência e adiou a data-limite para que salas de cinema sejam obrigadas a disponibilizar recursos de acessibilidade.

Carta “Pessoas com Deficiência pela Democracia” reúne assinaturas

Durante esta semana, outra iniciativa, que recebeu o nome “Pessoas com Deficiência pela Democracia” começou a reunir assinaturas em apoio à candidatura de Lula. A carta já reúne mais de 700 signatários.

“A proteção dos direitos das pessoas com deficiência, conquistados após décadas de luta, exigem democracia plena e ativa participação da sociedade civil”, aponta o documento.

“Diante do risco da escalada autoritária contra os direitos humanos e fundamentais, especificamente contra a população com deficiência que está cada vez mais vulnerabilizada e marginalizada, sobretudo o contingente negro, reafirmamos nossa convicção nos valores da democracia e da inclusão, nesse segundo turno representados apenas pela candidatura Lula- Alckmin”, finaliza.