FELÍCIO RAMUTH

Vice de Tarcísio sobre racismo em reconhecimento facial: "erros acontecem em qualquer tipo de cor"

Felício Ramuth comparou as câmeras de reconhecimento facial com as usadas nas fardas dos policias

Felício Ramuth.Créditos: Isadora de Leão Moreira/Governo do Estado de São Paulo
Escrito en POLÍTICA el

Felício Ramuth (PSD), vice-governador do estado de São Paulo, afirmou durante entrevista ao Metrópoles publicada nesta quarta-feira (1º), que os erros provocados pelas câmeras de reconhecimento facial, que são frequentemente acusadas de discriminação racial e violações de direitos humanos, são “para qualquer tipo de cor”

“Erros podem acontecer por todos os lados, para qualquer tipo de cor. Por isso que existe a abordagem. A câmera não vai lá, detecta alguma coisa e tudo é feito automaticamente. Por isso que há pessoas envolvidas nisso, profissionais habilitados para isso”, frisa Ramuth.

Cracolândia

O vice e Tarcísio foi designado para coordenar projeto integrado entre o governo estadual e a Prefeitura da capital na região da Cracolândia. Ele defendeu o uso de câmeras de reconhecimento facial na região.

O Ministério Público de São Paulo (MPSP) já criticou o uso pela possibilidade de fomentar discriminação racial e violações de direitos humanos, enquanto a segunda tem sido elogiada por ajudar na redução da letalidade policial.

Uma licitação aberta pela prefeitura para comprar câmeras com a tecnologia de reconhecimento facial já foi suspensa pelo Tribunal de Contas do Município (TCM) e virou alvo de inquérito do MPSP por causa dos riscos de violação aos diretos à intimidade e à privacidade e uma possível discriminação racial.

Mesmo assim, Ramuth afirmou que “o Ministério Público é muito a favor das câmeras. Eles são a favor das câmeras no peito de policiais, por que não são a favor de câmera em poste? Elas vão servir, inclusive, para acompanhar operações policiais”.

Com informações do Metrópoles