SEGURANÇA

Golpe do Desenrola: saiba como se proteger dos anúncios falsos

Governo deu 48 horas para que Meta e Google tirem propagandas de golpistas do ar

Golpistas tem se aproveitado do Desenrola para criar golpes Créditos: Marcello Casal Jr/Agência Brasil
Escrito en POLÍTICA el

A Secretaria Nacional do Consumidor, comandada por Wadih Damous (PT-RJ), ordenou que o Google e a Meta retirem do ar publicações patrocinadas de sites falsos prometendo renegociação de dívidas do programa Desenrola.

  • Desde o anúncio do programa do governo, criminosos criam sites falsos para enganar brasileiros endividados e receber valores de dívidas falsas.
  • Já na semana passado, o Ministério Público havia pedido para investigar sites falsos criados para aplicar golpes financeiros.
  • O Google, Facebook, Youtube e Instagram terão 48 horas para retirar todas as propagandas falsas que usam o nome do programa para aplicação de golpes.
  • Se a Meta e o Google não cumprirem a ordem do governo federal, serão multados em R$ 150 mil por dia.

Enquanto os anúncios não são retirados do ar preparamos um guia para que você não caia em golpes do Desenrola.

Como se proteger de golpes?

Se você ver um anúncio do desenrola ou receber alguma mensagem em seu WhatsApp sobre o tema, fique bem atento para não cair em um golpe.

O primeiro ponto, em especial nas redes sociais, é desconfiar logo de cara. Caso o perfil que fez a propaganda parecer legítima - isto é, seja verificado, tenha milhões de seguidores e tenha postagens antigas - ainda assim é necessário desconfiar.

Confira a URL e o site: verifique cuidadosamente a URL do site em que está navegando. Golpistas muitas vezes criam sites com URLs semelhantes às de empresas legítimas. 

Não insira seus dados pessoais em sites e evite fazer transações em urls desconhecidas. Sempre confira com atenção para ver se o site não é uma falsificação.

Nunca compartilhe números de CPF, senhas ou dados bancários, por telefone, e-mail ou sites não confiáveis. Sempre prefira fazer esse tipo de transação no aplicativo do seu banco.

Prefira fazer negociações no aplicativo do seu banco e no aplicativo do Serasa, baixado dentro da Play Store e da App Store.

Além disso, se estiver com dificuldades para renegociar suas dívidas, procure aconselhamento financeiro de uma fonte confiável, como o gerente do seu banco ou um consultor financeiro.