ELEIÇÕES MUNICIPAIS 2024

Boulos e Marta: confirmada chapa de esquerda para disputar Prefeitura de São Paulo

"Desafio é enfrentar e derrotar o bolsonarismo na cidade de São Paulo", declara o pré-candidato a prefeito da maior cidade do Brasil após almoço na casa da futura companheira de chapa

Créditos: Foto: José Luís da Conceição - Marta Suplicy e Guilherme Boulos fecham acordo para disputar prefeitura de São Paulo este ano
Escrito en POLÍTICA el

Guilherme Boulos (PSOL), deputado federal e pré-candidato à Prefeitura de São Paulo, teve um almoço neste sábado (13) com Marta Suplicy, ex-prefeita de São Paulo e sem partido atualmente, que concordou em ser sua vice na eleição municipal. Boulos declarou que o PT será responsável por finalizar a formação da chapa eleitoral.

Boulos falou com a imprensa ao deixar o compromisso e afirmou que o maior desafio das Eleições 2024 é "enfrentar e derrotar o bolsonarismo na cidade de São Paulo".

Para vencer uma candidatura bolsonarista, o deputado federal defende que seja reeditada uma frente democrática e discutido o futuro da cidade de São Paulo.

"Essa é uma aliança que está se construindo, que não é uma aliança que vai olhar para o passado, é uma aliança que se constrói a partir de um compromisso de presente e de futuro", disse.

Boulos ressaltou que a confirmação do nome de Marta na chapa depende do Partido dos Trabalhadores (PT) e que os próximos passos serão tomados pelo partido.

"A Marta agrega experiência administrativa para esse projeto que nós estamos construindo, ela agrega uma amplitude, essa ideia de uma frente democrática na cidade, que aliás, foi a razão da ruptura dela com o governo atual do Ricardo Nunes", ressaltou Boulos.

Nota de Marta Suplicy à imprensa

A pré-candidata a vice-prefeita de São Paulo, Marta Suplicy, divulgou nota à imprensa sobre o encontro que teve com o líder da chapa, o deputado federal Guilherme Boulos. 

Marta também resgatou o Manifesto da Frente Ampla que foi escrito e divulgado durante as eleições de 2022 em defesa de uma Frente Ampla.

Nota de Marta Suplicy

Sábado, 13 de janeiro de 2024

“Recebi em minha residência, neste sábado (13 de janeiro), e me sinto muito honrada com a vinda de Guilherme Boulos e sua esposa, Natália, os amigos e companheiros de lutas Rui Falcão e sua esposa Cris. 

Nesta oportunidade, resgato o Manifesto Frente Ampla, que foi lançado nesta mesma residência. É a expressão do que esta reunião representa.”

Marta Suplicy

Não existe unanimidade no PT

Boulos concedeu a entrevista ao lado do deputado federal Rui Falcão (PT-SP), que foi o interlocutor indicado pelo presidente Lula para dialogar com Marta.

Ao ser questionado por jornalistas sobre uma eventual prévia do PT para definir o nome para a chapa com Boulos, Falcão descartou essa possibilidade.

O deputado petista comentou a notícia de que Luna Zarattini seria convidada por Eduardo Suplicy para uma disputa interna: ela é pré-candidata a reeleição como vereadora.

Falcão também foi questionado sobre o desafio de lidar com uma ala do PT que tem resistência ao retorno de Marta e que não a perdoa pelo apoio ao impeachment da presidenta Dilma Rousseff

"O PT não tem unanimidades, aliás, essa é uma qualidade, porque tem livre expressão de pensamento, tem direito a tendência. Quero lembrar vocês também, principalmente os jovens aqui, e as jovens, que o Suplicy disputou uma prévia com Lula, essa é a maior prova de que não há unanimidades no PT", respondeu o parlamentar.

Ele também comparou a rejeição à Marta por alguns militantes que ele mesmo teve contra o nome de Geraldo Alckmin para vice de Lula em 2022.

"É natural que uma outra tendência se manifeste contra essa possibilidade, como eu pessoalmente me opus à candidatura do vice-presidente Geraldo Alckmin. Resolvida a questão, de corpo e alma na campanha, sou amigo dele, está fazendo um bom desempenho, então isso aí não nos preocupa", observou.

Boulos vai conversar com Suplicy

Boulos informou que vai conversar com Eduardo Suplicy, por quem tem que o maior respeito e considera uma referência política, em especial por erguer há anos a pauta da renda básica da cidadania.

"Vamos discutir com o Suplicy, inclusive a incorporação desse tema no programa de governo, a maneira como ele pode ajudar e participar da campanha, foi o deputado estadual mais votado do estado de São Paulo, é uma liderança importante e queremos ter o Suplicy, não só como amigo, como parlamentar, como militante envolvido na campanha.

Marta Suplicy de volta ao PT

Marta, que deixou o PT em 2015, foi convidada para ser a candidata a vice-prefeita de São Paulo na chapa de Boulos. A ex-secretária do atual prefeito Ricardo Nunes (MDB) deve retornar ao PT no dia 3 de fevereiro.

O encontro foi realizado na residência de Marta, localizada na Alameda Franca, no bairro Jardins, uma área nobre de São Paulo. Boulos chegou ao local em um Celta por volta das 14h.

O almoço marcou o anúncio oficial de Marta como candidata a vice de Boulos na corrida pela prefeitura de São Paulo, uma decisão que gerou desconfiança entre alguns membros do PT.

Manifesto Frente Ampla
 
A cidade de milhões de refugiados das secas, não vai se refugiar no silêncio quando tanta gente precisa da sua voz marcante. 

Não, nós não vamos e não podemos fugir desta missão, São Paulo. 

A gente implora à sua alma vanguardista: vamos caminhar juntos pra manter o seu e o nosso espírito de liberdade e respeito vivos!

Você, São Paulo, que inspirou Mário de Andrade e toda uma geração a romper com velhos modelos; você que fez o Caetano aprender “de pressa a chamar-te de realidade”; você levou o Tom a cantar que em São Paulo “se ama com todo ódio e se odeia com todo amor”; e o Itamar Assunção nos lembrou que “São Paulo é outra coisa, não é exatamente amor, é identificação absoluta”.

E todos nós que nos identificamos com as suas virtudes e qualidades, queremos fazer de você, novamente, o palco da vanguarda, o refúgio da lucidez, o marco-zero do respeito, a reserva da dignidade. 

A hora é a de nos unirmos para construirmos a mais ampla frente política e social para o progresso e o desenvolvimento da cidade de São Paulo.

O desafio central será o de nos organizarmos em torno de uma plataforma democrática de convivência e desenvolvimento da cidade de São Paulo.

Convocar a todos para o esforço de uma grande mobilização pela democracia. 

A favor do progresso, desenvolvimento e respeito pela diversidade.

Pela preservação do meio ambiente, pela manutenção de todas as conquistas e avanços de nossa sociedade. 

Reafirmar nossa índole democrática, pluralista e igualitária. 

Por justiça social, igualdade, respeito ao ser humano e liberdade. 

Pelo incentivo permanente à cultura, pela educação e por toda a liberdade de manifestação. 

Por uma FRENTE AMPLA que possa unir, juntar  e somar   todas as entidades da sociedade, partidos políticos, juventude,  pessoas de todas as classes sociais, empresas, cidadãos, homens e mulheres  que defendem, apreciam e lutam de forma intransigente pela manutenção de todas as nossas conquistas democráticas na nossa cidade e em nosso país.

Viva São Paulo …!!!
Viva o Brasil …!!!