Livro “As Lendas de Dandara” será lançando em São Paulo

As Lendas de Dandara é um livro que mistura ficção, história e um toque de fantasia, onde são narrados dez contos sobre a guerreira quilombola Dandara dos Palmares, companheira de Zumbi dos Palmares. Escrito por mim, Jarid Arraes, e ilustrado por Aline Valek, o...

As Lendas de Dandara é um livro que mistura ficção, história e um toque de fantasia, onde são narrados dez contos sobre a guerreira quilombola Dandara dos Palmares, companheira de Zumbi dos Palmares. Escrito por mim, Jarid Arraes, e ilustrado por Aline Valek, o livro conta sobre a vida de Dandara desde o seu nascimento, explicando sua origem, suas conquistas e suas lutas.

Com muita aventura, suspense, acontecimentos sobrenaturais e até um pouco de romance, o livro conta de uma maneira mágica a forma como Dandara, desde sua infância, fez feitos dignos de uma lenda.

aslendasdedandara

Os contos são inspirados em fatos reais da história do Brasil e valorizam a cultura afrobrasileira e a memória de Dandara, tão frequentemente esquecida da historiografia oficial e cuja existência é cercada de controvérsias. Devido a escassez de dados oficiais a seu respeito, eu senti a necessidade de criar narrativas que pudessem inspirar os leitores e espalhar a imagem de uma guerreira negra forte, heroica e protagonista da própria história.

Embora seja voltado para o público adulto e adolescente, As Lendas de Dandara oferece um material inédito para os jovens e pode ser lido para crianças com a mediação de um adulto responsável, por tratar de temas de violência como o tráfico humano e a escravidão.

O lançamento acontecerá em São Paulo, no dia 23 de Julho. O evento será realizado na Casa de Lua, próxima ao Terminal Vila Madalena, a partir das 19h. Teremos uma exposição de ilustrações do livro, bebidas, sorteios de cordéis da minha autoria e uma roda de conversa sobre mulheres na literatura, onde vamos debater sobre as dificuldades das escritoras negras e a escassez de personagens negros que valorizem as manifestações da cultura afrobrasileira. Os livros poderão ser comprados no momento do evento ou no site oficial.

Confirme sua presença na página do evento no Facebook.

Mais sobre o livro: www.aslendasdedandara.com.br


Você ganha descontos em livros e produtos do programa Sócio Fórum.




Você ganha descontos em livros e produtos do programa Sócio Fórum e recebe a cada 3 meses um livro das Edições Fórum na sua casa.




Você ganha descontos em livros e produtos do programa Sócio Fórum, recebe a cada 3 meses um livro das Edições Fórum na sua casa e ganha 1 caneca personalizada da Fórum após 6 meses.




Você ganha descontos em livros e produtos do programa Sócio Fórum, recebe a cada 3 meses um livro das Edições Fórum na sua casa, ganha 1 caneca personalizada da Fórum após 6 meses e 1 camiseta personalizada após 1 ano.





Golpe 16 - O livro da blogosfera em defesa da democracia

Golpe 16 é a versão da blogosfera de uma história de ruptura democrática que ainda está em curso. É um livro feito a quente, mas imprescindível para entender o atual momento político brasileiro

Organizado por Renato Rovai, o livro oferece textos de Adriana Delorenzo, Altamiro Borges, Beatriz Barbosa, Conceição Oliveira, Cynara Menezes, Dennis de Oliveira, Eduardo Guimarães, Fernando Brito, Gilberto Maringoni, Glauco Faria, Ivana Bentes, Lola Aronovich, Luiz Carlos Azenha, Maíra Streit, Marco Aurélio Weissheimer, Miguel do Rosário, Paulo Henrique Amorim, Paulo Nogueira, Paulo Salvador, Renata Mielli, Rodrigo Vianna, Sérgio Amadeu da Silveira e Tarso Cabral Violin. Com prefácio de Luiz Inácio Lula de Silva e entrevista de Dilma Rousseff.




Join the Conversation

2 comments

  1. Eleasar Responder

    Muiiiito interessante o tema pois eh um tema quase nao falado no Brasil !!!
    Acho importantissimo termos literatura da historia de nosso povo pra contar pra nossos filhos !!! Trazendo neles a importancia de nossas lutas e incentiva-los a lutar por igualdade !!!

  2. Marcos Conceição Responder

    Olá!
    Minha esposa comprou o livro “As lendas de Dandara” com objetivo de contar a história para minha filha de 7 anos que se chama Dandara. Já havíamos relatado a ela a importância dessa personagem, mas não havia nada documentado. Finalizei a leitura do livro ontem (05/01/2016) e fiquei emocionado com a narrativa. Dandara é guerreira, imponente,no sentido de impor sua importância, sua grandiosidade. Corajosa, inteligente, perspicaz, independente, uma verdadeira heroína. Mas Dandara também é uma mulher apaixonada, sensível, solidária e isso não diminui o seu valor, ao contrário, nos fascina ainda mais.
    Outro ponto positivo da narrativa é mostrar Zumbi forte guerreiro, líder, respeitado, apaixonado e reconheceu a força da jovem guerreira e que precisava dela na luta pela libertação dos irmãos escravizados. Não foi necessário diminuir Zumbi dos Palmares para enaltecer Dandara. Por si só, Dandara, conquistou seu espaço, respeito e foi idolatrada pelos irmãos e causou a medo e ira nos fazendeiros.
    faço apenas uma ressalva sobre a ilustração na página 146. A narrativa nos envolve, os detalhes da fuga de Dandara, a chegada na pedreira, os elementos da natureza que envolve o cenário, a imagem de Iansã, a sequência de imagens é construída com a riqueza que a narrativa nos oferece. Fiquei emocionado.
    Mas a ilustração da cena contradiz o cenário épico construído pela narrativa, apesar do narrador relatar “O pulo, então, foi suave. Com a cabeça apontada para baixo e de olhos fechados”. Porém o trecho a seguir, na minha opinião, era mais significativo “Seu corpo se transformava magicamente, subindo para os mais altos céus ao encontro de Iansã…”. e choca com ilustração feita, talvez não fosse necessário a ilustração dessa cena.
    Parabéns pela obra. Agora irei ler para minha pequena Dandara, 7 anos, que está ansiosa para conhecer a história da personagem do recebeu o nome. Um abraço!