Participantes

Amanda Ferreira, 21 anos, São Paulo

Estudando Engenharia Agronômica na UNESP aprofundou interesse pelas lutas da reforma agrária e pequeno agricultor. Hoje estuda Serviço Social na PUC SP.

Feminista e ativista de movimentos sociais e tem nas redes sociais uma ferramenta de estudo de pautas relacionadas a direitos humanos.

Luciana Pellacani, 46 anos – anarquista, pesquisadora, mãe

Acredita na autogestão como processo para construção de uma sociedade mais justa e equânime. Formada em direito, trabalha em ações sociais e iniciativas que promovem os Direitos Humanos. Artes como motor de transformação pessoal. Por um mundo mais livre e dialógico.

Viviane Andrade, São Paulo

Sangue baiano, mas coração e residência na capital paulista. Jornalista por amor e por formação, com atuação em diversos veículos de comunicação, TV, assessorias e impresso. Pós graduada em gestão ambiental, pratica esportes, gosta de leituras, diversão e jogar conversa fora. É curiosa por natureza.

Tiago Caramuru

Viaja pelo mundo buscando experiências inéditas.

Jefferson Sousa, 26 anos, Imperatriz (MA)

Jornalista por amor, estudante de Letras e Relações Exteriores.
Repórter de jornal, TV e portais de notícias regionais, trabalhou no projeto Rondon, faz trabalho voluntário e milita pela educação desde secundarista, participando de projetos de jornais e boletins informativos.

Renan Santiago

Jornalista formado na Universidade Municipal de São Caetano do Sul, residente de Santo André, com experiência em redações de jornal e revista, além de assessoria de imprensa. Certificado em Ciência Política pela Universidade de São Paulo. Ideias e contatos para lançar um blog sobre política.

Paula Simone, Franca, SP

Realizou o sonho de cursar jornalismo depois de 17 anos se dedicando à maternidade. Estuda a Ditadura Militar no Brasil e a manipulação da grande mídia, nunca teve interesse em trabalhar no que chamam “mídia oficial”. Atraída por projetos inovadores, acredita que arriscar pe sua única saída.

Leandro de Mello Augusto, São Gonçalo-RJ

Concluindo licenciatura em História pela faculdade Unilasalle Rio de Janeiro e pesquisador da área de História Indígena. Começou um projeto com dois amigos para levar oficinas de História a escolas públicas, fugindo dos padrões tradicionais aplicados pelos professores em sala de aula.

Ricárdo Cunha, com acento agudo no a. 47 anos, São Paulo capital

Músico, compositor, arranjador e produtor musical há 35 anos tendo trabalhado e trabalho com Belchior, Luiz Thunderbird, James Burton, Banda Radinho de Pilha, etc.
Escreve no blog Enxaqueca, faz marketing digital, é ilustrador, chargista e trabalha com artes plásticas.

Flávia Seregati

Tradutora das línguas espanhola e francesa e mestranda em Estudos Linguísticos pela UNESP na linha Lexicologia e Lexicografia. Atualmente, vive em São José do Rio Preto/SP, mas é natural de Araras/SP.

Francisco Julio Xavier

É potiguar e jornalista, atuante em Assessoria de Imprensa e pós-graduando em Comunicação. É colaborador do Portal Observatório da Imprensa desde 2013 e de outros portais nacionais, com diversos artigos publicados e replicados (Revista Fórum, Brasil 247, Jornal GGN, Portal Vermelho, dentre outros).

Victor Ribeiro da Silva, 22 anos

Pesquisador em Paleontologia Evolutiva e grande apreciador de batidas de limão. A leitura e a escrita são antigas paixões e abriram caminho, da literatura clássica e poesia até filosofia e sociologia. Outro grande interesse é a política; forte propensão à perturbação da ordem e inversão do status quo.

André Catto

Estudante de Jornalismo, 23 anos. Paulistano de carteirinha e apaixonado pela loucura da cidade grande. Adora filmes, livros e passeios ao ar livre. Costuma jogar conversa fora e não dispensa um pulinho à praia ou ao campo. Política, economia e diversidade nas relações sociais, segue em busca de conhecimento.

Laio Rocha

Repórter independente apaixonado pela rua e suas histórias. Escrevo sobre drogas, segurança pública, movimentos sociais, política e mais no [email protected]

Leonardo Milano

Biologia, Fotografia = Amor à primeira vista.
Assistente de Araquém Alcântara. Expedições científicas de cunho ambientalista, com trabalhos publicados na área. Atualmente reside em Brasília-DF, onde se dedica a documentar histórias do cotidiano da Capital Federal.

Caroline Gomes da Silva, 21 anos

Recém-formada em Jornalismo pela Universidade Metodista de São Paulo. Nascida e residente em São Bernardo do Campo, possui experiências profissionais em comunicação interna e institucional, mas foi por meio da temática migratória que descobriu o jornalismo como profissão e como estilo de vida.

Bruno Franques

É sociólogo, comunicador ativista, designer e mestre em educação. Atua entre assentamentos de reforma agrária, povos e comunidades tradicionais com questões ligadas à valorização cultural, economia solidária, agroecologia e segurança alimentar. O reencantamento do mundo se dará pela ecologia profunda e processos libertários.

Breno Deffanti, professor

Prática pedagógica progressista, que contraste o valor da beleza, da liberdade e da democracia à feiura do autoritarismo e das ditaduras.
Como professor de Português na rede privada de ensino e luto cotidianamente contra o embrutecimento da escola e qualquer tentativa de mercantilização da vida e das relações afetivas.

Erik Akio Higaki, São Paulo

Estuda Ciências Sociais, com ênfase em Ciência Política, buscando temas como o comportamento eleitoral e políticas públicas. Entre os seus principais trabalhos, destaca-se o estudo sobre os impactos da economia na popularidade presidencial no Brasil e na Argentina.

Renato Freire Fialho, Fortaleza/CE

Jornalista e formação em Cinema e Vídeo pela Casa Amarela Eusélio Oliveira (Universidade Federal do Ceará – UFC). Tem experiências nas áreas de comunicação sindical e comunicação do setor público, nos quais desenvolvi trabalhos em jornalismo impresso e online, fotojornalismo e vídeo (gravação e edição).

Elainy Carmona

Nascida e criada no Vale do Jequitinhonha, onde descobriu o amor pela cultura local e a comunicação alternativa. Caiu de paraquedas no cerrado uberlandense para cursar jornalismo. Fã das possibilidades da comunicação digital e de produção audiovisual, posso ser encontrada em algumas redes sociais por @eaicarmona

Hélen Freitas

Jornalista que tem o sonho de mudar o mundo. Sabe que não é tarefa fácil, mas ainda acredita que é possível. Gosta de se desafiar, viver novas experiências, conhecer gente nova e contar boas histórias. Ama viajar, não importa o destino, tem uma certa atração por lugares inusitados, acredita que é ali que vivem as grandes histórias.

Riceli Chacon

Arez, interior do Rio Grande do Norte. É graduada em Guia de Turismo pelo IFRN e graduanda em Jornalismo pela UFRN. A poesia lhe rendeu alguns prêmios e publicações. Desabafa em um blog de crônicas e poemas e é colaboradora do site Substantivo Plural. Contate-a no twitter @KrolChacon.

Giovana Lima. Feminista! São Paulo – SP

Feminista! São Paulo – SP.
Movimento estudantil e do (movimento) das palavras. Essas que redigem textos e nos permitem expressão. Indignada com injustiças, não mede esforços para lutar pelo que acredita; Fora isso, me comunico bem – escrevendo, falando.

Samuel Consentino de Medeiros

21, estudante de jornalismo, 6º período, na Universidade Federal de Ouro Preto. Mora em Mariana (MG), natural de Itajubá (MG).
Jornalismo cultural e o fotojornalismo, com ênfase na fotografia de espetáculo por causa dos festivais que acontecem em Ouro Preto e Mariana.

Ana Luiza de Carvalho

Estudante de Jornalismo em Brasília e repórter estagiária do Correio Braziliense. Milita feminismo e causa LGBT aos 17 anos, buscando conhecer mais sobre grupos minoritários e suas ações políticas. A democratização da mídia é um dos melhores -senão o melhor- caminhos para a transformação social.

Pedro de Paula, 29 anos, Recife, PE

Repórter fotográfico DRT – 5609 | PE. Estudante de fotografia, Uninassau
Trabalha para agências de notícias desde 2014.

Mariana D’Abronzo, 30 anos, São Paulo

Revisora “Fiscal do texto alheio” e professora de redação.

Rodrigo Noel, 33 anos

Sonha com a aposentadoria. Casado com o Rio de Janeiro, amante de Niterói e apaixonado por Rio das Ostras. Marketing, economia, comunicação e redes sociais – por curiosidade de saber como a classe dominante se mantém no poder.

Alessandra Dantas, Belo Horizonte – MG

Jornalista formada em comunicação social. Tem experiência em rádio e grande interesse em diversos formatos jornalísticos, principalmente tudo que envolva ondas sonoras.

Erivaldo Francisco dos Santos Júnior, aracajuano (SE), 27 anos, pisciano

Jornalista de formação, mestrando do programa de Comunicação e Sociedade, e aluno do curso de letras-português/francês, ambos na UFS. Jornalismo regional, estudos culturais e de gênero. Amante da literatura e do cinema, escreve, nas horas vagas, sobre relacionamentos.

Ana Maria Morau. São Paulo – SP

Jornalista formada pela Casper Líbero, trabalhou na Folha da Tarde como redatora na editoria de cultura. Passou por diversos veículos da grande imprensa, na capital e no interior. Atuou como assessora de imprensa e jornalista freelance em portais de notícias.

Caroline Ferrari, São Bernardo do Campo – SP

Estudante de Jornalismo porque acredita que a informação pode mudar a vida das pessoas e que ela é um dos caminhos para se construir um mundo melhor. Foi bolsista de iniciação científica com pesquisa sobre o trabalho das mulheres no Jornalismo Investigativo. É fã de cultura, livros, arte e música.

Daniel Souza, soteropolitano, 25 anos

Direito, estudante do Bacharelado interdisciplinar em artes da UFBA.
O conhecimento jurídico pode contribuir para a construção da cidadania, além de instrumentalizar políticas e lutas. Através do teatro percebeu a interrelação entre corpo, cultura e política.

Jeferson Stader

Graduado em Jornalismo pela PUC-SP, fotógrafo e videomaker. Desenvolveu conteúdo multimídia para Publisher Brasil, Revista Fórum, SPressoSP, Treemidia e TVPUC-SP. Colaborou com a TV Carta e TV Folha. Trabalhou nos documentários Sons da Penha – notas de um bairro, Dois pesos e duas medidas, Usuários e TEKOHA.

Romeu Augusto de Albuquerque Bezerra

Bacharel e licenciado em Geografia pela UFRN com mestrado pela UFSC.
Professor durante toda vida. Atualmente participa do grupo de pesquisa em Currículo – ITINERA, do Centro de Ciências da Educação da UFSC. Grande interesse em questões relativas à educação básica.

Luisa Stern

Mulher transexual, advogada, transfeminista, militante dos Direitos Humanos, direitos das mulheres e das pessoas LGBT e ativista digital, participante dos coletivos Rede Liberdade e Blogueiros Progresistas.

Viviane Lucio é paulista de Mogi Guaçu

Jornalista especializada em jornalismo científico. Já trabalhou em jornais impressos, comunicação institucional e jornalismo científico no interior de São Paulo. Tem interesse por jornalismo de dados, infografia, fotografia e imigração – desenvolveu TCC de graduação e especialização dentro deste último tema.

Conrado Ferrato

Jornalista formado pela PUC-SP. Estudou economia antes de viver a vocação – trabalhou em redações de veículos da grande mídia e atualmente escreve para a Fox Sports. Tem trabalhos no meio audiovisual e grande interesse em política.

Letícia Viola

Estuda jornalismo, apaixonada por televisão, fissurada em documentários, histórias e filmes baseados em fatos reais. Não dispensa uma boa conversa e gosta de ouvir opiniões sobre todos os assuntos. Feminista, interessada em política, direitos humanos e futebol. Hoje, mais do que nunca, preocupada com a banalidade do mal no mundo.

Isabelle Grangeiro. Americana, SP

Jornalista e assessora de comunicação no Sindicato dos Professores de Campinas e região. Feminista alinhada à vertente interseccional, com interesse em pautas relacionadas a questões de gênero, direitos humanos, cultura e mundo do trabalho. Atualmente estudando produção e edição de vídeo.

Arnaldo Saldanha, Brasília, DF

Repórter fotográfico e estudante de Artes Visuais. Tem experiência na área de produção cultural e atua em um projeto social ligado a práticas integradas na saúde. Desenvolve trabalhos em jornalismo, fotografia documental e artística.

Rafael C. Oliveira

É escritor, professor e quadrinista. Cursou Letras e atualmente é Mestrando em Letras e Linguística na UFG. Professor da rede pública e particular. Atuou também em cursinhos populares nas cidades de Goiânia e Anápolis. Tem contos publicados em antologias, produz tiras de humor com temas relacionados a política, filosofia e cotidiano.

Luana Pedra, 19 anos, mineira de BH

Estudante de jornalismo na PUC Minas
A informação move o mundo e assim, consequentemente, a vida das pessoas.
Escreve artigos para jornais e sites, se aventurou com blogs sobre cultura e outros temas.

José Augusto Filho

Ex estudante de jornalismo, atual estudante de geografia e sociologia, com conhecimentos em fotografia e vídeo.

Marina Urias Gomes

Turismóloga e pós graduada em Gestão Cultural. Produtora de Circo e Arte de Rua em São José do Rio Preto – SP. Organiza a Convenção Caipira de Malabarismo e Circo no interior de São Paulo e atua na produção de espetáculos e encontros em vários lugares do Brasil. Militante de esquerda e do acesso à cultura pela população.

Laura Lis Boessio, 21 anos, Santa Maria/RS

Feminista e quase jornalista, acredita que todas as pessoas têm algo a contar e o que mais gosta é de poder ouvi-las.
Acredita em uma comunicação que seja de fato social.
Reportagens e produtos audiovisuais, fotografia e jornalismo motivador.

Renata Brito e Souza

Baiana, advogada militante, pós graduanda em Ciências Criminais pela Universidade Católica do Salvador, ex-pesquisadora na área de História do PIBIC/CNPq, curiosa e imensamente apaixonada por Filosofia e Direito Penal.

Lucas Figueiredo Fernandes, 22 anos, São Paulo – SP

Estudante de Design, curte história e arte e o papel dessas ciências na sociedade.
O design deve servir para humanizar as coisas e não destrui-las.

Murilo Amaral

21 anos, último ano de Comunicação Social com habilitação em jornalismo. Aprendeu a gostar da prática jornalística ao decorrer do curso e hoje sabe a importância que essa área tem para a construção de uma sociedade democrática.

Micheli Coutinho

Fotografa por amor e vocação.
De São Pedro da Aldeia – RJ, formada em Publicidade e Propaganda em São Paulo, fotografa desde 2009 e acredita na imagem como forma de informação e de registro da sociedade, em toda sua cultura, comportamento, conflitos e beleza.

Vanessa Panerari

Formada em Jornalismo pela PUC -SP. Escreve com mais frequência sobre cinema, cultura e feminismo. É também colaboradora do site Lado M e esporadicamente usa o Medium: https://medium.com/@_vpanerari

Carla Moura. 32 anos, Guarulhos, SP

Estudante de jornalismo na Universidade Anhembi Morumbi, faz estágio na Prefeitura regional da Sé e também é escritora. Iniciando um blog de jornalismo alternativo, área pela qual eu tem muito interesse.

Tamiris Vieira, Santos, SP

Recém-formada em Jornalismo, trabalha com Assessoria de Comunicação em SP. Ama ouvir histórias e poder contá-las é o que mais fascina no Jornalismo. Ao ler a reportagem “Severinas: as novas mulheres do sertão” teve certeza da sua escolha pela profissão. Acredita que a informação, quando bem contada, ajuda a mudar a sociedade.

Karina Menezes

Paraense e formada em jornalismo pela UFPA, trabalha com produção de conteúdo em uma fintech especializada em meios de pagamento. Já passou por redações em Belém (PA) e São Paulo, trabalhou com jornalismo cultural e fotografia de shows. Alguns projetos desenvolvidos podem ser vistos em https://www.clippings.me/karinamenezesc

J.J. Léo Maciel

Jornalista com viés direcionado aos movimentos sociais (Movimentos negro, estudantil e sindical), filósofo, poeta, vascaíno, administrador, portelense e apreciador de um papo regado a chopp ou a caipirinha.
Se jogou na “rede” com a perspectiva de um grande aprendizado.

Leonardo Aragão