“Até o final do ano, tentarão prender o Lula”: um depoimento exclusivo!

Um advogado, que trabalha na Lava-Jato, fala ao Escrevinhador. Moro, procuradores e delegados agem como um "estado islâmico judicial".

Moro, o juiz camisa preta, faz tabelinha com a Globo
Moro, o juiz camisa preta, faz tabelinha com a Globo

por Rodrigo Vianna

A frase que dá título a esse texto não foi dita por um militante petista desvairado. Nem por um jornalista (como esse que escreve) afeito a teorias da conspiração.

Moro, o juiz de camisa preta, faz tabelinha com a Globo

Saiu da boca de um advogado paulistano, bem-sucedido, com sólida formação acadêmica (é também professor de Direito), sócio de um escritório na região da avenida Paulista.

Detalhe: ele votou em Aécio no ano passado, mas não disse a frase em tom de “comemoração”, mas de alerta.

A conversa aconteceu num encontro social privado, há alguns dias, antes portanto da prisão de José Dirceu. O advogado, a quem conheço há mais de 30 anos, tem na sua carteira de clientes alguns empreiteiros. Um deles está em prisão domiciliar, por causa da Lava-Jato, e algumas semanas atrás foi obrigado a depor algemado em Curitiba – como forma de pressão.

“Um homem de quase 60 anos, franzino, que não oferece nenhum risco físico às autoridades, foi obrigado a depor algemado durante várias horas, sob alegação de ameaça à segurança do delegado“, contou.

Prisões sem provas, pressões físicas e psicológicas. A Lava-Jato transita num fio da navalha muito perigoso. Já sabemos disso. Mas é impressionante ouvir quem acompanha o desenrolar dos fatos ali, bem ao lado dos investigados e dos algozes da PF e do Judiciário.

Experiente operador do Direito, minha fonte está impressionada com o grau de truculência de delegados, procuradores e do juiz Sérgio Moro. Perguntei a ele (com veia sempre “conspiratória”) quem seria a cabeça pensante a traçar o roteiro da Lava-Jato: “Moro me parece frágil, mal preparado, tropeçando nas palavras nas inquirições…”, eu disse.

E o advogado: “não se engane, ele pode não ser brilhante ao falar, mas o cérebro é ele. Moro se acha imbuído de uma santa missão, e vai seguir em frente, nem que pra isso tenha que destruir metade da República. Ele é uma personalidade perigosa para a democracia”.

Todos advogados que trabalham na Lava-Jato estão assustados. Mas quase todos (e agora a avaliação é minha) temem enfrentar abertamente Sergio Moro. O juiz de primeira instância – com suas soturnas camisas pretas (ôpa, Itália dos anos 20 e 30!) acompanhadas de gravatas também escuras – virou uma espécie de intocável. Montou uma operação que – mais do que respeitada – é temida por todos que atuam no Judiciário.

“É uma espécie de estado islâmico judicial, onde tudo é permitido; afinal há um objetivo final que é sagrado: combater a corrupção”.

Algumas delações premiadas já chegam prontas, feito matéria da “Veja”: primeiro o editor escreve, depois o repórter acha alguma coisa que corrobore a tese. “Eles trazem a delação e dizem ao preso: você assume isso aqui? Sabemos que você sabe, fica mais fácil pra você”.

Mas o que explicaria essa voracidade, voltada não contra todos os corruptos, mas contra o governo (PMDB e PT são os alvos, com o PSDB poupado)? Não haveria uma operação tucana, uma conexão com a mídia?

“Pode haver alianças, mas são circunstanciais. Moro é bem tratado pela Globo, e faz o jogo. Mas não pense que a Globo ou o PSDB controlam cada passo dele e de todos envolvidos na operação”, foram as palavras do advogado, entre um gole e outro de vinho.

Minha fonte, que votou em Aécio sob o argumento pragmático de que “o Brasil e a Dilma não vão aguentar o que vem por aí na Lava-Jato; se o Aécio ganhar, isso tudo estará pacificado” (foi essa, mais ou menos, a frase dele em outubro de 2014, quando nos reunimos num jantar a poucos dias do segundo turno), está convicto de que a guerra santa promovida por Moro tem um alvo: o ex-presidente Lula.

“O Lula ainda não é a bola da vez, mas é a cabeça que os meninos de Curitiba querem sangrando numa bandeja”, disse o advogado. Segundo ele, muitos réus foram indagados nas últimas semanas sobre o que sabiam do “peixe grande”.

A conversa que narro nesse post aconteceu durante um encontro com 6 ou 8 pessoas, em São Paulo. Um dos presentes, que não é advogado, indagou: “então, caminhamos para uma grave crise institucional?

“Não”, respondeu o advogado. “Não caminhamos. Já estamos em plena crise”.

E a prisão de Lula então é inevitável, dada a inação do PT e do governo?

“Avaliação política eu deixo por sua conta” [o advogado disfarça, mas é também um arguto observador político]. “O o que posso dizer é na seara jurídica:  posso apostar com você que até o fim do ano vão tentar prendê-lo; vai depender da postura do STJ e do STF nos HCs pendentes”.

Ou seja: Moro precisa ter certeza que não vai passar vergonha, mandando prender Lula, mas tendo sua decisão revogada em 24 horas, num tribunal superior.

“Quais seriam os próximos passos, antes do Lula?”

“Aí não é informação, mas especulação minha e de vários advogados que atuam na Lava-Jato. Não é segredo. Vão tentar prender o Dirceu ou o Palocci, primeiro, nas próximas semanas. Depois vem o Lula.”

Reparem, leitores. A conversa com esse advogado ocorreu na segunda quinzena de julho.

O penúltimo passo foi dado. Dirceu está preso.

Não há mais teoria conspiratória, pois.

Lembremos que Vargas, em 1954, estava na iminência de ser preso pela República do Galeão, e por isso tomou a medida extrema em 24 de agosto.

Espero que não caminhemos para o mesmo desfecho. Politicamente, Vargas salvou o trabalhismo com um tiro no peito. Foi o suicídio que salvou seu campo politico.

Dilma, até aqui, com sua inação, de certa forma faz o caminho inverso. Preserva-se pessoalmente, mas leva todo o campo político do lulismo e do trabalhismo para um suicídio político.

E Lula? A reação não pode mais levar semanas, ou meses.  Acordos “pelo alto” (com a banca e a elite emprersarial) não vão adiantar. Vargas era estancieiro, e foi pro cadafalso. Por que poupariam o metalúrgico nordestino?

Moro não vai parar. Ele é o estado islâmico judicial.

O advogado, minha fonte, fala que tentarão a prisão de Lula  “até o fim do ano”. Minha impressão é de que o relógio se acelerou.

Em 2015, o agosto terrível da política pode cair em agosto mesmo. Mas também pode cair em setembro ou outubro. Até lá, teremos um desfecho.

Golpe 16 - O livro da blogosfera em defesa da democracia

Golpe 16 é a versão da blogosfera de uma história de ruptura democrática que ainda está em curso. É um livro feito a quente, mas imprescindível para entender o atual momento político brasileiro

Organizado por Renato Rovai, o livro oferece textos de Adriana Delorenzo, Altamiro Borges, Beatriz Barbosa, Conceição Oliveira, Cynara Menezes, Dennis de Oliveira, Eduardo Guimarães, Fernando Brito, Gilberto Maringoni, Glauco Faria, Ivana Bentes, Lola Aronovich, Luiz Carlos Azenha, Maíra Streit, Marco Aurélio Weissheimer, Miguel do Rosário, Paulo Henrique Amorim, Paulo Nogueira, Paulo Salvador, Renata Mielli, Rodrigo Vianna, Sérgio Amadeu da Silveira e Tarso Cabral Violin. Com prefácio de Luiz Inácio Lula de Silva e entrevista de Dilma Rousseff.

Compre agora e receba em seu endereço!


Join the Conversation

23 comments

  1. Enrico Reply

    Nesta altura eu só confio nos trabalhadores do ABC para defender Lula. Para isto precisam organizar uma vigília permanente em frente à casa Lula. Ao primeiro chamado dos companheiros da vigília todos devem se dirigir em massa para sua casa ou para o Instituto Lula, o que estiver mais perto. Bom seria também que Lula passase a dormir em diferentes locais, sem avisar ninguém antes. Fazíamos isto na luta contra a ditadura. Penso contudo que Lula não vai aceitar esta sugestão. Se decretada for sua prisão, consigueremos na marra um HC do STF.

  2. Cleusa Reply

    Tenebroso! O que podemos fazer para evitar? É só Dilma colocar o Lula como Ministro da Casa Civil.

    1. paulo santos Reply

      evitar oq? se ele tiver culpa tem que ir pra jaula msm

    2. Truglio Reply

      Concordo. A única forma de frear o comportamento, inativo e suicida, de Dilma é trazer para o mais junto possível de si esse que é um estadista de mão cheia. Tem mais, ele está preparado para agir e evitar que seu legado seja perdido.

  3. Gerson Reply

    Não é no final do ano a prisão de Lula por Moro, é na sexta-feira, 14 de agosto, a tempo de sair na edição de sábado da Veja e no JN, pré-marcha golpista dos fascistas.

  4. Arnaldo Costa Reply

    Um gangster tucano picareta da Camargo Correa disse ter depositado um dinheiro para Dirceu e ele não prestou o serviço. Tudo isso, mas para o satisfazer o juiz tucano Moro e ver se diminuir a pena. Caso o serviço não tenha sido entregue, trata-se de um problema de quebra de contrato entre duas empresas, com as multas previstas em contrato. Agora, vamos um pouco mais longe, Dirceu fez lobby para essas empresas e recebeu para isso. E daí? Dirceu não faz parte do governo e poderia utilizar sim sua consultoria para facilitar a entrada de empresas no governo. Vamos mais longe ainda: essas empresas ganharam licitações com o governo. Ah sei. Terão que provar que o processo de licitação foi ilegal, favorecendo as empresas que Dirceu prestou consultoria. E mais, que esse favorecimento partiu dos contatos de Dirceu. O mentecapto do juiz cooptado pela máfia demotucana atropelou tudo isso e, em mais uma espetacularização para agradar midiotas, mandou prender o mais um membro perseguido no Estado de exceção em que vivemos. Parabéns canalhas e corruptos, vocês venceram mais uma vez!

  5. Arnaldo Costa Reply

    Vamos aos fatos: o tucano Moro é um imbecil, amigo de ÁlvaroDias que, por sua vez, é amigo íntimo de Yossef. Trata-se de mais um midiota cooptado pela imprensa golpista. Não sabe o que faz. Vivemos em um Estado de exceção conduzido pela republiqueta de Curitiba, capital do ninho dos maiores marginais demotucanos. Empreiteiras sempre mantiveram relações promiscuas com os comparsas demotucanos. Quer dizer, essa falsa investigação, que se mostra uma grande armação e perseguição, está toda dominada pela máfia demotucana. Moro ainda irá pagar caro pelas injustiças cometidas. Não passará impune no inferno.

  6. Arnaldo Costa Reply

    Vamos aos fatos: o tucano Moro é um imbecil, amigo de ÁlvaroDias que, por sua vez, é amigo íntimo de Yossef. Trata-se de mais um midiota cooptado pela imprensa golpista. Não sabe o que faz. Vivemos em um Estado de exceção conduzido pela republiqueta de Curitiba, capital do ninho dos maiores marginais demotucanos. Empreiteiras sempre mantiveram relações promiscuas com os comparsas demotucanos. Quer dizer, essa falsa investigação, que se mostra uma grande armação e perseguição, está toda dominada pela máfia demotucana. Moro ainda irá pagar caro pelas injustiças cometidas. Não passará impune no inferno. O fogo te espera.

  7. marcosomag Reply

    O tal advogado entrou em contradição ao afirmar que o PSDB não controla Sérgio Moro, e logo depois, dizer tudo estaria pacificado caso Aécio tivesse sido eleito.

    Sérgio Moro é apenas um “peão” nesta história. Mas, por detrás dele seguramente está gente muito poderosa, bem acima do PSDB: o Departamento de Estado. Nem o Presidente dos EUA contraria a política do Departamento de Estado.

    Veja o que aconteceu com Obama: humanista, centro-esquerda para os padrões estadunidenses. Mas, teve que aceitar a carnificina promovida pelos EUA no Oriente Médio com a Hillary e a Arábia Saudita treinando e armando os mercenários do ISIS.

    Está claríssimo que Sérgio Moro trabalha para os interesses dos EUA no Brasil. Tenta destruir a Petrobrás e ao mesmo tempo, impedir que o submarino nuclear, tão necessário para defender nossas reservas de petróleo, nunca saia do papel.

    O interesse maior deles em relação ao nosso país é tomar o Pré-Sal dos brasileiros. Está muito claro na política para um “novo século americano”: eles irão atrás de toda e qualquer fonte de energia para impedir o crescimento de possíveis rivais pela hegemonia mundial.

    Romário já mostrou que a velha mídia é um “tigre de papel”. Fulminou a VEJA com apenas 3 tuítes. A outrora poderosíssima Organizações Globo não aguentaria o anúncio de uma CPI da Fundação Roberto Marinho. Eu disse apenas o anúncio! Não seria precisa nem instalar a CPI para fechar aquilo! Toda a velha mídia corporativa está falimentar no Brasil.

    O grande problema é que estamos em uma República de pusilânimes. Aqui não há Vargas, De Gaulle ou Churchill. O que temos é o pequeno STF, a pequena Dilma e pequeno PT para “defender” o Brasil de um mísero juiz de primeira instância, de uma oposição incompetente e de uma mídia em franca decadência.

    Por isso, não devemos esperar nada deste governo. A militância deve tomar as decisões e agir por conta própria.

    Se Dilma cair, a oposição vai entregar o Pré-Sal para os EUA no dia seguinte. E aí, o futuro do Brasil como nação independente estará comprometido.

    1. Cris Bert Reply

      Vc está certissimo. É exatamente tudo isso que falou.

  8. Euler Reply

    O governo federal tem a obrigação moral de dar uma resposta a estes ataques combinados que a direita está impondo ao povo brasileiro. Não é só o PT e sua liderança maior, Lula, que estão sangrando. É o povo brasileiro, Dilma, que está sendo massacrado, vilipendiado, enquanto seu governo mantém frouxos nos ministérios da Justiça, da Casa Civil, na diretoria da Polícia Federal.

    Não adianta passar à história como aquela pessoa que respeitou todas as regras republicanas, pois, depois que a direita passar feito trator sobre seu governo, quem vai contar a história são eles, que detêm a mídia, o poder do capital, inclusive o apoio de grupos estrangeiros de olho no pré-sal.

    O que vai ficar do seu governo talvez seja muito próximo da imagem que ficou de Jango com o golpe de 1964 – um homem íntegro, democrata, mas incapaz de organizar a resistência ao golpismo. O povo brasileiro pagou por isso. Você pessoalmente, Dilma, pagou caro.

    Por isso, presidenta Dilma, mude o seu governo imediatamente. Faça um acordo com o PMDB de Renan, Sarney e Temer para barrar o louco do Eduardo Cunha no Congresso; demita o Janot e indique algum procurador ideologicamente ligado ao PT e aos movimentos sociais – sem essa de respeitar a lista de indicações. Deixem que esperneiem – eles, a mídia, o corporativismo do Ministério Público, etc. – porque o que eles querem é a sua cabeça e a do povo brasileiro na bandeja. Demita o Zé Cardozzzzzzzo e coloque um profissional para enfrentar mídia, Moro, e controlar a PF – aproveite e coloque na diretoria geral da PF alguém de pulso e respeito para transferir toda a equipe de Paraná-Guantánamo, que já provou se tratarem de policiais instrumentalizados pelo golpe. Convoque rede de rádio e TV e denuncie o golpe que está por trás da Lava Jato, da ação da mídia, de Eduardo Cunha, etc.

    Ao mesmo tempo, Dilma, você precisa se reconciliar com a base social que te elegeu. Para isso, faça aprovar um PACOTE DO BEM atendendo as demandas de sem-terra, sem-teto, da classe trabalhadora, enfim, que não pode pagar pela crise. Deixe de teimosia, Dilma, pois o que está em jogo é o projeto BRASIL. Se vamos caminhar para um estado policialesco seletivo, onde os tucanos estão sempre acima da Lei, e o PT e os movimentos sociais são criminalizados; ou se vamos empolgar a maioria do povo brasileiro para defender o seu governo, e avançar nas conquistas prometidas, dependerá da utilização dos poderes que o povo lhe conferiu nas urnas, Dilma. Não se deixe pautar pela mídia, ou pelo republicanismo infantil de tempos de calmaria, ou pelo mercado levyano. É hora de agir e usar os instrumentos de poder que o povo lhe deu, acreditando no seu coração valente.

  9. Arthemísia Reply

    A covardia do governo e do PT são nossas conhecidas. Mas o advogado deixou bem clara sua covardia, a covardia de todos os advogados dos réus da Lava Jato e, pior, a covardia de todo o Judiciário.
    Nunca antes na história desse país, um juiz de primeira instância humilhou todo o sistema judicial de uma vez só. Mas o Poder Judiciário é assim mesmo, sempre subserviente a ditadores.

  10. Regina Reply

    Tem furo nessa historia. Se é tudo da cabeça do Moro, por que não investiga tucano? Não cola essa historia de que é tudo da cabeça dele. O pp. advogado disse que se o Aecio tivesse ganhado a eleição nada disso estaria acontecendo. Por que? Tem peixe podre nessa história! E eles estão com medo? De que?

  11. Monica Carolina Reply

    Nos solo poddmos hacer una cosa.
    HABLAR, hacer con que tengan miedo de encarcelar Lula.

  12. Ligia Reply

    Gente por onde anda Álvaro Dias, estou impressionado o cara sumiu.

  13. Henrique Reply

    Nosso pior momento é melhor do que o melhor momento deles!!!

  14. Hélio cesar Reply

    Pago pra ver essa história besta desse tucano sair do papel. Se eles tucanos querem ver uma revolução de verdade, ponha em prática o golpe. Prendam o Lula.

  15. flavio jose Reply

    Quero ver quando o feitiço virar contra o feiticeiro.

  16. jogargarcia Reply

    “Dr”., Hugo Junqueira , não me diga que você faz parte dos que creem que o único modo possível de organização do capitalismo é o liberalismo econômico e que a negação desta hipótese implica na adesão ao comunismo? Só idiotas acham isso. Você realmente acredita nisso, ou está reproduzindo o discurso do astrólogo/ palhaço e charlatão? Aliás, você já leu Gramsci? Sua postura é um exemplo didático da falácia retórica de dispersão, tipo falso dilema. Não sei qual a sua formação, mas deu para inferir que é deficiente no domínio da ciência política. Para que você possa qualificar sua argumentação e não ficar repetindo bobagens vou lhe indicar três livros. Dois são de notórios intelectuais conservadores e um terceiro de um intelectual marxista. A saber:
    – A Conflict of Visions: Ideological Origins of Political -Thomas Sowell;
    – O Liberalismo: Antigo e moderno – Jose Guilherme Merquior;
    – Contra historia do Liberalismo – Domenico Losurdo.
    Boa Leitura

  17. CESAR Reply

    SAIDA:
    -LULA MINISTRO DO EXTERIOR JÁ=FALARA BEM DO BRASIL NO EXTERIOR, SABERÁ MOSTRAR DADOS POSITIVOS DOPAIS LÁ FORA CRIANDO AMBIENTE MAIS FAVORAVEL AS RELAÇÕES INCLUSIVE COMERCIAIS.-NÃO CONCORRE COM A DILMA E TEMER NO NUCLEO POLITICO INTERNO-TIRA O DESENHO TRAÇADO PELO PROCURAODRES DA LAVA JATO DE INCRIMINA-LO( POIS O FORUM INVESTIGATIVO PASSA A SER O STF)- CESSA OS VASAMENTO SELETIVOS E DÁ ESTABILIDADE POLITICA PARA O GOVERNO DILMA CAMINHAR.- DÁ TEMPO DE REVER QUESTOES INTERNAS DO PT, E DESARMA A OPOSIÇÃO, MIDIA E GOLPISTAS

  18. Luís CPPrudente Reply

    O terrorista dr Sergio Tucano Moro é um demente fascista que pretende deixar o Brasil de quatro para os capitalistas internacionais.

  19. roberto Reply

    Se chegar perto disso, a Dilma como Presidenta da nação e Comandante em Chefe das forças armadas, pode dar “Voz de Prisão”, para esse juizinho metido e anti patriota,por promoção de terrorismo, ódio fundamentalista e alta traição.
    Bota em cana e manda o carcereiro comer a chave.

  20. Rau Santion Reply

    Prender Lula. difícil. até pode,, mas ai cai muita gente da oposição , cai o Brasil.. todos tem culpa no cartório, Ou acha que tem santo na politica.. isso é de Brasil, nascer corrupto,,vc que está lendo, tenho certeza que se tivesse uma cargo na politica, com certeza aceitaria propina…ou to errado???