Na guerra dos números, Kamel fez a Globo mentir ao Brasil: não cabe 1 milhão na Paulista!

por Rodrigo Vianna O número de manifestantes na avenida paulista foi claramente inflado pela Globo. Os repórteres eram instruídos a usar os dados da...

por Rodrigo Vianna

O número de manifestantes na avenida paulista foi claramente inflado pela Globo.

Paulista

Os repórteres eram instruídos a usar os dados da PM de Alckmin – o herói paulista da Cantareira.

Foi um show de vandalismo informativo: 280 mil! Meia hora depois, já eram 500 mil. E logo 1 milhão de pessoas.

“1 milhão, 1 milhão”, berravam os repórteres da Globo.

Antes que os petistas fujam para as montanhas (tem um pessoalzinho aí apavorado demais, rapaz), digo aqui:  1 milhão não cabe nem no apê de Ali Kamel em Ipanema. Não!

Sejamos racionais. A avenida Paulista tem 2.700 metros de extensão x 50 metros de largura (incluindo pistas, calçadas e canteiros) = 135 mil metros quadrados.

Calculemos 4 pessoas por metro quadrado. O total chegaria a 540 mil pessoas. Mas, pra isso, a avenida teria que estar cheia, de ponta a ponta. Do Paraíso à Consolação. As imagens mostravam claramente que não estava assim. E havia clarões. Na área em torno do MASP, a concentração era grande, diluindo-se (um pouco) depois.

Na sexta 13, a marcha dos sindicatos ocupou 3 quadras de forma compacta, mas em apenas uma das pistas. Hoje, foram 9 quadras relativamente compactas (da Brigadeiro até a Bela Cintra), mas nas duas pistas. Ou seja, 6 vezes mais.

Se no dia 13, havia 40 mil pessoas na Paulista, hoje havia (6 x 40) cerca de 240 mil. 300 mil estourando (contando as ruas laterias e região dos Jardins)…

O DataFolha, aliás, acaba de publicar sua medição científica: 210 mil pessoas na manifestação da paulista. Vejam que a PM falava em 1 milhão. Por que a Globo não fez contas? tem 50, 70 funcionários na retaguarda. Preferiu números da PM de Alckmin.

No Rio, as imagens mostravam claramente que não passavam de 5 mil na avenida Atlântica (a PM e a Globo falavam em 15 mil).

Em BH, foram 25 mil.

Em Brasilia, cerca de 40 mil (a PM chegou a falar em muito mais).

Se somarmos todos os protestos da direita branquinha no Nordeste, não chegamos a 30 mil pessoas (numa população de 27 milhões).

Se somarmos Porto Alegre, Curitiba e todo o interior paulista, não teremos 70 mil nas ruas.

Então, calma!

A direita rugiu. Com ajuda inestimável da Globo. Mas menos de 500 mil brasileiros foram as ruas.

O que deu a impressão de assédio final e força? A Globo!!!

O dia 15 foi uma operação da direita quase fascista, com um empurrão da Globo – que tentou vender tudo como “manifestação das famílias contra Dilma e contra a corrupção”.

O inimigo é a Globo.

Sem meio-termo. Se o PT não enfrentar a Globo agora, pego minhas coisas e vou pra São Borja.

 

 

 

 

 

 

P.S.: meia hora depois de escrever esse texto, vi que DataFolha estimou em 210 mil o número de manifestantes na Paulista. A PM fala em 1 milhão. Estranhamente, na hora de dar números do Brasil, aí UOL usa os números da PM. O fato é que a Globo e a PM estão inflando. A direita foi pra rua, mas não vai falar sozinha.

Golpe 16 - O livro da blogosfera em defesa da democracia

Golpe 16 é a versão da blogosfera de uma história de ruptura democrática que ainda está em curso. É um livro feito a quente, mas imprescindível para entender o atual momento político brasileiro

Organizado por Renato Rovai, o livro oferece textos de Adriana Delorenzo, Altamiro Borges, Beatriz Barbosa, Conceição Oliveira, Cynara Menezes, Dennis de Oliveira, Eduardo Guimarães, Fernando Brito, Gilberto Maringoni, Glauco Faria, Ivana Bentes, Lola Aronovich, Luiz Carlos Azenha, Maíra Streit, Marco Aurélio Weissheimer, Miguel do Rosário, Paulo Henrique Amorim, Paulo Nogueira, Paulo Salvador, Renata Mielli, Rodrigo Vianna, Sérgio Amadeu da Silveira e Tarso Cabral Violin. Com prefácio de Luiz Inácio Lula de Silva e entrevista de Dilma Rousseff.

Compre agora e receba em seu endereço!


Join the Conversation

36 comments

  1. Ricardo CP Reply

    Parabéns mais uma vez, Rodrigo Vianna, tu é F***!!!

  2. Monteiro Reply

    O governo deve dialogar com os movimentos sociais nao apenas quando os abutres rentistas tentam empareda-lo.Que o PT faça Educação Política nas comunidades.Que o governo faça a taxacao das grandes fortunas,mostre com todas as letras de que lado está.Faremos a revolução educacional?.Ou correremos o risco de ver a história se repetir?

    1. gt Reply

      Rodrigo Viana, gasolina subindo no Brasil e descendo no resto do planeta, dólar subindo, desemprego aumentando, investimentos diminuindo, PIB negativo, financiamento de obras em países comunistas e ditatoriais, mentiras de redução nas contas de luz no período eleitoral, redução nos investimentos em saúde e educação, aumento de impostos, criação de novos impostos, corrupção, tráfico de influência, escândalo na Petrobrás, mensalão, enriquecimento ilícito, impunidade, e etc.
      Deve estar bom pra você né?
      Porque pra mim não está!
      O que está ganhando nisso?

  3. Vera Lúcia Reply

    Apenas uma obs: se em outros eventos a avenida Paulista cabe mais de um milhão de pessoas. ..Nesse protesto de hoje 15/03 não coube 800.000 mil pessoas. …a avenida encolheu? Por favor. ..afinal quem tá mentindo?

  4. DullioMartins Reply

    Olá! A fórmula “enfiada” neste site é tendenciosa. E tende a desinformação. A quantidade de pessoas levantadas na manifestação em São Paulo leva em consideração a “região” da Av Paulista, incluindo ruas e avenidas adjacentes. Portanto, Rodrigo Viana, seu cálculo está incompleto, está ERRADO!

  5. Fernando Avila da Costa Reply

    Engraçado… Você foi la pra saber? Ou esta aí vomitando estas suas merdas sentado em frente ao seu laptop ? A paulista estava abarrotada de gente de ponta-a-ponta.. Com certeza mais gente entre quem chegava e quem saía do que foi contabilizado. Tenho pena de ptista que de tanta ignorância acumulada durante os mais de doze anos de lavagem cerebral ou desaprendeu a entender as coisas por si só (precisa entender perguntando pra algum outro petista) ou é mais um sangue-suga vagabundo inútil que vive as custas de quem realmente trabalha. Detalhe: ontem fui de graça e vou em todas que puder até o momento em q eu for convocado pra batalha que eu acredito que não deva demorar a acontecer.

  6. Bond Reply

    O mais incrível é que sempre existe uma versão diferente para as coisas, se é a favor do governo são milhares, se é contra são poucos, se é evangélico são poucos se são gays são milhões, a mesma Av. Paulista que não cabe 1 milhão para manifestação cívica, cabe 4 milhões para uma parada gay, só sei que era muita gente, muito mais que a de Sexta-Feira e o povo está indignado. Só Lamento não terem colocado essa indignação contra os Dep. Federais e Senadores que também estão nos roubando descaradamente há “séculos” . http://noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias/2011/06/26/organizacao-da-parada-diz-ter-reunido-4-mi-celebra-uniao-gay-e-critica-homofobia.htm

  7. bruno Reply

    Matéria tão boa em conteúdo quanto ao pronunciamento dos dois derrotados ontem na TV, deve ter “estudado” na mesma escolinha que eles….
    pobre de conteúdo, pobre de reconhecimento de tudo que aconteceu no dia 15/03, vazia… fraca… enfim… o retrato de quem está a favor do governo em questão, aceitem voêcs estão/são fracos, perdidos e incapacitados de levar a administração do país adiante.

  8. Coxinha com Catupiry Reply

    A Av. Paulista possui 2700m de extensão, duas pistas de 12,60m cada, separadas por canteiro central, com 2,40 metros de largura, e calçadas amplas. A largura do passeio apresenta variações, sendo de 10,00 metros na maioria dos trechos, mas chegando a 22,00 metros em frente ao Parque Trianon e reduzindo para 6,00 metros no trecho entre a R. Bela Cintra e R. da Consolação. Podemos chegar à conclusão ( TIRANDO O CANTEIRO CENTRAL de 2,4 ) que na média a largura da Paulista seja de 45 m2.
    Chegamos assim em 121.500m2 de ocupação.
    Em aglomerações, estudos indicam que em formação de passeatas confortavelmente temos 6 indivíduos por m2 e em formação de compactação, como dentro de ônibus lotado, temos 14 indivíduos por m2. Eu estive lá e na maior parte do tempo não consegui locomover e em outros momento conseguia com dificuldade, então vamos chegar no meio termo de 8 pessoas por m2 ontem na Paulista. ( pessoal estava em movimento o que aumenta o numero de pessoas por m2)
    Fazendo os cálculos 972.000 pessoas, APENAS na Av. Paulista…
    E as milhares de pessoas que não conseguiram sair do metro?
    E as pessoas na Brig. Luiz Antonio e Bela Cintra ?
    E na Pamplona que estava lotada como no vídeo que eu postei?
    E a Avenida Rebouças e Augusta tão lotadas quanto a Paulista?
    E as que estavam no vão do MASP e nos edifícios com bandeiras ?
    E as pessoas que ficaram apenas minutos, pois tiveram que ir embora devido à chuva?
    Datafolha, gostaríamos de ter acesso aos seus dados e cálculos.

  9. Coxinha com Catupiry Reply

    A Av. Paulista possui 2700m de extensão, duas pistas de 12,60m cada, separadas por canteiro central, com 2,40 metros de largura, e calçadas amplas. A largura do passeio apresenta variações, sendo de 10,00 metros na maioria dos trechos, mas chegando a 22,00 metros em frente ao Parque Trianon e reduzindo para 6,00 metros no trecho entre a R. Bela Cintra e R. da Consolação. Podemos chegar à conclusão ( TIRANDO O CANTEIRO CENTRAL de 2,4 ) que na média a largura da Paulista seja de 45 m2.
    Chegamos assim em 121.500m2 de ocupação.
    Em aglomerações, estudos indicam que em formação de passeatas confortavelmente temos 6 indivíduos por m2 e em formação de compactação, como dentro de ônibus lotado, temos 14 indivíduos por m2. Eu estive lá e na maior parte do tempo não consegui locomover e em outros momento conseguia com dificuldade, então vamos chegar no meio termo de 8 pessoas por m2 ontem na Paulista. ( pessoal estava em movimento o que aumenta o numero de pessoas por m2)
    Fazendo os cálculos 972.000 pessoas, APENAS na Av. Paulista…
    E as milhares de pessoas que não conseguiram sair do metro?
    E as pessoas na Brig. Luiz Antonio e Bela Cintra ?
    E na Pamplona que estava lotada como no vídeo que eu postei?
    E a Avenida Rebouças e Augusta tão lotadas quanto a Paulista?
    E as que estavam no vão do MASP e nos edifícios com bandeiras ?
    E as pessoas que ficaram apenas minutos, pois tiveram que ir embora devido à chuva?
    Datafolha, gostaríamos de ter acesso aos seus dados e cálculos.

  10. Joao H Franco Reply

    O próprio Datafolha reconhece que a manifestação de ontem em São Paulo foi a maior já vista desde o movimento das Diretas Já.

    Ficar fazendo contas e dizendo que a Globo inflacionou os números é a praticar a política do avestruz e exercitar o autoengano.

    Estamos atravessando uma forte crise econômica e política, tendo por trás o escândalo da Petrobras e você, Rodrigo Viana, acha relevante ficar discutindo metodologia para estimar número manifestantes?

    1. Paulo Reply

      Exatamente João. Não há como fazer vista grossa a realidade do país. Até porque não foi a globo que fez promessas ao povo e não realizou. Não é a globo que tem aumentado abusivamente os impostos.

  11. Sergio Campos Reply

    Convenhamos. Independentemente de ter um milhão ou 500 mil de pessoas na Av. Paulista, não se pode negar que há, hoje, no país, uma forte rejeição ao governo Dilma. E é rejeição que engloba todas as classes. Na se trata mais de partidos, manipulação da mídia, da direita ( direita aqui, no Brasil, é um saco sem fundo) e outros argumentos que já não colam mais. O governo não se entende nem para divulgar uma nota oficial sobre a manifestação. Patético.

  12. Roberto de Paulo Reply

    Aquilo + parecia campanha política,uma apelação,EU duvido que tinha povão da DILMA neste meio,são os coxinhas paneleiros de sempre,daqui de S.P.Perderam a ELEIÇÃO,e a vergonha.

  13. Roberto de Paulo Reply

    Tá e daí,que tem 1 milhão,mas são de coxinhas,aqui nesta porcaria de Estado,sabemos que só tem reaça burros idiotas na capital,morrem de dor de cotovelo,por ter sido derrotados,duvido que tinha eleitores da Dilma neste meio,são os paneleiros idiotas de sempre.Quem ganhou a ELEIÇÃO foi o PT da DILMA.kkkkkkkkk…

  14. Cristiano Mendes Reply

    A Globo é inimiga do PT? E o PT é inimigo do Brasil

  15. Juan Reply

    Que revistinha hein !!! O colunista não sabe fazer cálculo !!!

  16. Thiago M Reply

    Cara vc é f*, como poderia caber mais de 1MM pessoas na paulista?!? É óbvio que as 210 mil pessoas cientificamente contadas pelo datafolha chegaram na Paulista e ficaram estáticas por 5 ou 6 horas, e não se movimentaram pelas ruas adjacentes. É isso aí cada um escolhe o seu número da sorte.

  17. Renato Reply

    Vou falar um Pleonasmo aqui:

    Você é um Petista burro pois quando foi publicado 1.000.000 era na Avenida Paulista e ARREDORES.

    sai daí seu tanso!

  18. Wyllison Reply

    Chora tucanada, chora coxinhada, choro e panelas são livres. Isso não foi manifestação democrática, se fosse, seria mais inteligente e com menos ódio. Globo inimiga do Brasil. Parecia mais uma manifestação fascista que de liberdade, quem quer liberdade, respeita a dos outros. Coincidência a convoação do “manifesto” bem no dia do horário gratuito tucano na TV.
    Passar bem coxinhada, tentem de novo em 2018, um milhão na Paulista não representa os 203 milhões de brasileiros.

    1. Do brasil Reply

      Quem tem que chorar é tu pttralha palhas quantas pessoas foram defender a tua presidente na sexta-feira e quantos foram falar as verdades que o país está atravessando por conta de uma turma de ladrões que querem ficar ricos às custas do povo e dos seus suados impostos cade tua presidente dar a cara para rebater números ou alguma das tantas consignas que o povo democraticamente colocou contra tua chefe? Mandou dois idiotas que só falaram merda e tentaram ludibriar quem já não acredita nas mentiras se fosse para fazer eleição hoje duvido que tua patroa tivesse a metade dos votos que ela conseguiu na base da mentiras da calúnia e da difaçao que ela fez e falando em votos a questão da urna eletrônica ainda não foi esclarecida aquela empresa que presta serviço para a Venezuela também prestou serviços aqui no Brasil na época da eleição hoje os donos da tal empresa estão escondidos e não dão entrevista por medo de serem descobertos mas os americanos já sabem como fraudaram às urnas na Venezuela e se fizeram lá aqui então foi a mesma receita o cerco está fechando daqui a pouco quero ver vc continuar rindo seu otario

  19. jefslee Reply

    Calma gente! Historicamente o palco das ruas foi legitimamente conquistado e ocupado pela esquerda. Estamos em um processo de mudança e precisamos aprender a protestar e principalmente sermos ouvidos. O importante é perceber que as pessoas estão começando a se posicionar!

  20. Luiz Reply

    No reveillon e na parada gay cabem 2 milhões… mas ontem era impossível ter 1,2 milhão….. ACEITA QUE DÓI MENOS!

  21. Rodrigo Reply

    Que Site Lixo, feito por petista tapado.

  22. Francisco Menezes Reply

    Tinha o pessoal da globo com lista de chamada. Então o número divulgado está bastante condizente com a realidade. Na verdade deveria ter quase dois milhões, mas como o povo paulista é muito modesto divulgaram apenas 1 milhão de massa cheirosa, mesmo sem tomar banho.

  23. leninha Reply

    BOICOTEM A REDE GLOBO!

    ELA SÓ É GOLPISTA E VAI CONTINUAR MANIPULANDO SE A GENTE DEIXAR!

    ELEITORES DA DILMA: SE OS COXINHAS PODEM A GENTE TAMBÉM PODE.

    ORGANIZEM-SE. BOICOTE E IBOPE ZERO NA REDE GLOBO. MUDEM DE CANAL.

    HOJE TEM ESTRÉIA DE NOVELA. MUDEM DE CANAL. IBOPE ZERO NA GLOBO.

    UM MÊS E ELA VAI À FALÊNCIA.

    SOMOS 54 MILHÕES DE BRASILEIROS. FAÇA SEU VOTO VALER

    A Dilma não pode fazer nada para não dar munição pára os golpistas mas NÓS PODEMOS!

    MUDEM DE CANAL. ABAIXO A REDE GLOBO!

  24. João Batista de Assis Reply

    Seja de 1.000.000, seja de 200.000 seja o nº de participantes que for. Foi a passeata da direita, reacionários, entreguistas, preconceituosos, elite branca, tudo que não presta em termos de sociedade e pior patrocinado e conduzido pela famigerada empresa Globo, onde seus donos, diretores e jornalistas se orgulham de se entreguistas e fascistas.

  25. João Batista de Assis Reply

    Seja de 1.000.000, seja de 200.000 seja o nº de participantes que for. Foi a passeata da direita, reacionários, entreguistas, preconceituosos, elite branca, tudo que não presta em termos de sociedade e pior patrocinado e conduzido pela famigerada empresa Globo, onde seus donos, diretores e jornalistas se orgulham de se entreguistas e fascistas.

  26. João Batista de Assis Reply

    Seja de 1.000.000, seja de 200.000 seja o nº de participantes que for. Foi a passeata da direita, reacionários, entreguistas, preconceituosos, elite branca, tudo que não presta em termos de sociedade e pior patrocinado e conduzido pela famigerada empresa Globo, onde seus donos, diretores e jornalistas se orgulham de se entreguistas e fascistas.

  27. Antônio Marcos Reply

    Que texto vergonhoso, será que não fica ao menos vermelho ao escrever uma porcaria claramente distorcida dessas? Não precisa nem pensar muito para entender qual foi a diferença de números: o cálculo do Datafolha simplesmente não é o mais adequado, pois tirou um “retrato momentâneo” da manifestação, e sem considerar as ruas adjacentes… deveria ser claro, mesmo pras mentes mais limitadas, que isso é irreal “pra baixo” – se há pessoas nas ruas adjacentes, elas tem que ser contadas! E outra: comparecimento a manifestações deveria ser medido por presença, ou seja – pra se calcular corretamente “quantos” marcaram presença, o mais justo seria não calcular apenas o preenchimento da principal e adjacentes, mas também acrescentar uma estimativa do fluxo de entrada e saída de pessoas ao local. No ES, por exemplo, em 15 de março, a manifestação marcada para as 16 horas começou a receber pessoas por volta das 15 horas e em uma das vias de acesso, a 3ª ponte, pessoas iam e voltavam o tempo todo ao local… um pouco mais de auto-crítica e vergonha antes de escrever um texto lixoso desses…

    1. luciano Reply

      Discordo, a partir de 14h as pessoas começaram a chegar na Paulista, e foram se aglomerando, as 16h foi o pico da multidão, após isso começou a dispersar, se pessoas foram embora devido a chuva foi uns gatos pingados, não da pra considerar como fluxo de entrada e saida

  28. Tadeu JF Reply

    Não seja tão primário, não demonstre tão fácil a sua intenção de enganar porque você vai perder credibilidade até entre seus parceiros… é claro, evidente, que quando se trata de uma manifestação, a fórmula mais eficiente de se medir QUANTOS tiveram a intenção de apoiar o motivo da manifestação é tentar apurar QUANTOS compareceram… tentar medir “QUANTOS CABEM NA AVENIDA PAULISTA” num determinado momento, como num “RETRATO”, é de uma imbecilidade que dá náuseas e ânsias de vômito… por favor, mostre um mínimo de nível ao levantar questões patéticas como essa.

  29. Andre Reply

    Para um bom entendedor meia palavra basta, mas pra petista isso NUNCA é suficiente… vamos lá…

    Embora o objetivo principal era a av Paulista, praticamente todas as ruas que a cruzam estavam também lotadas, mas para não divulgarem o nome de rua por rua simplesmente falam que deu 1.4mi de pessoas na av. Paulista…