PT pode apoiar Crivella no Rio, se PMDB de Paes retirar apoio a Dilma - Escrevinhador

PT pode apoiar Crivella no Rio, se PMDB de Paes retirar apoio a Dilma

Durante o feriado, um dos articuladores políticos de Dilma ligou para Picciani e avisou: se o PMDB do Rio decidir mesmo sair do governo Dilma, o PT fará o mesmo na capital fluminense. O PT romperia a aliança com Eduardo Paes. E poderia fazer um...

Durante o feriado, um dos articuladores políticos de Dilma ligou para Picciani e avisou: se o PMDB do Rio decidir mesmo sair do governo Dilma, o PT fará o mesmo na capital fluminense. O PT romperia a aliança com Eduardo Paes. E poderia fazer um movimento inusitado: apoiar Marcelo Crivella para a prefeitura, e de quebra receberia os votos do PRB para barrar o impeachment.

por Rodrigo Vianna

Não ao golpe e à ditadura do Judiciária! Respeite meu voto!

A velha imprensa, que apoiou o golpe de 64 e quer derrubar Dilma, está empenhada numa dupla tarefa nos últimos dias: criar um clima de “inevitabilidade” do impeachment (ou “estouro da boiada” na base aliada); negar que o impeachment (na forma em que está sendo feito) é um golpe.

O segundo ponto mostra que a Globo e seus parceiros de segunda linha estão incomodados com a pecha que lhes é atribuída: são, sim, parceiros numa tentativa de golpe. Mas não é isso que nos interessa tratar aqui.

A eventual saída do PMDB do governo (que será votada até amanhã) está longe de decidir a questão na Câmara. Por que digo isso?

Este blogueiro recebeu a informação de que, durante o feriado de Páscoa, um dos articuladores políticos de Dilma ligou para Jorge Picciani (PMDB) e avisou: se o PMDB do Rio decidir sair do governo Dilma, fortalecendo o impeachment, o PT fará o mesmo na capital fluminense.

O PT carioca romperia a aliança com Eduardo Paes. E mais que isso: ao invés de apoiar Marcelo Freixo (PSOL) numa frente de esquerda, ou mesmo lançar candidatura própria, o PT poderia fazer um movimento inusitado: apoiar Marcelo Crivella (PRB).

Crivella, um senador conservador nos aspectos morais, mas decididamente avançado no debate da economia (votou com a esquerda, contra a entrega do Pré-Sal) e nas questões sociais, tem recebido grandes votações para cargos majoritários no Rio. Mas sempre “bate na trave”.

O apoio do PT a Crivella daria mais tempo de TV ao candidato do PRB, colocaria em apuros o candidato apoiado por Paes (Pedro Paulo), e de quebra ajudaria a colocar contra o impeachment a bancada de 24 deputados do PRB.

Esse movimento do Palácio do Planalto talvez explique por que o partido de Crivella ameaçou romper com Dilma, mas depois recuou para uma posição de “independência” – mantendo cargos no governo federal.

Uma eventual aliança com o PRB no Rio compensaria, na votação do impeachment, os votos que o PMDB do Rio ameaça tirar de Dilma.

Esse movimento mostra como é precipitada a ideia de que “se o PMDB sair do governo, o impeachment não tem volta”.

Políticos experientes, como Ibsen Pinheiro (PMDB-RS), que está na oposição ao PT, declaram que a oposição não tem os votos para derrubar Dilma com um golpe.

Lembremos: o governo conta com uma base sólida de aproximadamente 120 votos (PT, PCdoB, PSOL, PDT, Rede, além de deputados avulsos que está em pequenas legendas).

Mesmo com o rompimento do PMDB de Temer, não é impossível que o governo consiga 10 ou 15 votos peemedebistas (numa bancada de 60). Fora isso, poderia obter mais 20 ou 30 votos nas legendas de centro-direita: PR,PP, PSD, PTB (especialmente entre deputados do Norte/Nordeste).

Só nessa conta, o governo chegaria perto de 160 votos. Dilma precisa de 172 deputadosos pra barrar o impeachment? Sim. Mas atenção: a oposição é que precisa botar em plenário 342 votos pelo “SIM” ao golpe.

Se Dilma tiver, digamos 160 votos pelo “Não”, e a oposição reunir 320 pelo “Sim”, basta que 33 parlamentares se ausentem, e o impeachment estará derrotado. Digamos que o PRB acerte uma posição de neutralidade e se ausente do plenário. Só isso já seria um baque gigantesco para as pretensões golpistas.

A favor de Dilma contarão os votos “não” e também as ausências e abstenções. Isso se chegarmos ao voto, porque o STF pode interromper a ilegalidade comandada pelo réu  Eduardo Cunha.

Portanto, calma. Muita calma nessa hora.

Fica cada vez mais claro que o impeachment é um golpe paulista (Serra/Temer), e que fora da elite paulista há muita gente que até não gosta de Dilma, mas que também não está disposta a embarcar numa aventura golpista.

O caso do Rio de Janeiro pode fazer com que muita gente no PMDB perceba que trocar o certo (Dilma, eleita pelo povo) pelo duvidoso (Temer, um vice com pecha de golpista) é uma aventura perigosa para o país, e inútil do ponto de vista eleitoral.

Quem entende de política (Ibsen Pinheiro era o presidente da Câmara no impeachment de Collor em 1992) dá seu veredito: a votação será apertada, mas o impeachment não passa. Mesmo que o PMDB saia do governo.

Por último, duas observações:

  • o eventual apoio a Crivella pode ajudar a salvar o mandato de Dilma, mas sepultará o PT como força de esquerda no Rio;
  • se o PMDB de Paes insistir no golpe, pode assistir ao desembarque no Rio, em plena Olimpíada, de milhares de manifestantes ligados a movimentos sociais anti-golpe. O Rio olímpico seria palco de protestos e denúncias contra o golpe. Paes provavelmente não quer estragar assim a festa que preparou com tanto zelo durante anos.


Join the Conversation

6 comments

  1. Claudio Freire Reply

    Rodrigo, não sei se já leu. Se não, dá uma olhada no post que o Mauro Lopes publicou em seu blog e o Kiko Nogueira republicou no DCM.
    Fala sobre a compra da tropa de choque do Eduardo Cunha na Câmara dos Deputados.
    É estarrecedor:
    http://www.diariodocentrodomundo.com.br/o-golpe-do-meio-bilhao-comandado-pelo-sultao-cunha-e-sua-bancada/

  2. Messias Franca de Macedo Reply

    AGORA, MAIS UM ‘VEXAME SUPREMO ANUNCIADO’!

    Eclode o mais recente “supremo acovardado”!
    Definitivamente, o STF atiça o honesto povo trabalhador brasileiro na orfandade Legal!
    Ou seja, somente nos resta as ruas!
    Os caranguejos de toga IMUNDA sempre tiveram lado!
    E este lado está muto longe de ser o do sapiente, leal, generoso, impávido e honesto povo trabalhador brasileiro…

    $$$$$$$$$$$$$$$$

    BARROSO: STF NÃO DISCUTIRÁ MÉRITO DO IMPEACHMENT

    O ministro do Supremo Tribunal Federal Luís Roberto Barroso afirmou nesta segunda (28) que o tribunal não tem a pretensão de discutir no mérito o processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff, ou seja, avaliar se ela cometeu crime de responsabilidade; Barroso disse que o Supremo não está disposto a reformular a decisão do Congresso sobre o pedido de afastamento de Dilma e reforçou o discurso de colegas que vêm defendendo que o impeachment, desde que respeitada a Constituição, não representa um golpe; segundo Barroso, o STF quer interferir o mínimo possível na discussão do impeachment

    28 DE MARÇO DE 2016 ÀS 21:42

    (…)

    FONTE: http://www.brasil247.com/pt/247/brasilia247/222958/Barroso-STF-n%C3%A3o-discutir%C3%A1-m%C3%A9rito-do-impeachment.htm

  3. Messias Franca de Macedo Reply

    MAIS UM MÍSSIL NO CASCO IMUNDO DOS FACÍNORAS CARANGUEJOS GOLPISTAS &$, ÓBVIO, [MEGA]CORRUPTOS!
    Perdão pela blasfêmia da metáfora aos dignos – e limpos – caranguejos!

    $$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$

    ANOTAÇÃO EM DOCUMENTO LIGA HERDEIRA DA GLOBO DIRETAMENTE A TRÊS EMPRESAS OFFSHORE, UMA DELAS A VAINCRE, DONA DA MANSÃO DE PARATY

    A Polícia Federal vai mesmo investigar?

    28/03/2016

    (…)

    FONTE [LÍMPIDA!]: http://www.viomundo.com.br/denuncias/anotacao-em-documento-liga-herdeira-da-globo-diretamente-a-tres-empresa-offshore-uma-delas-a-vaincre-dona-da-mansao-de-paraty.html

  4. Messias Franca de Macedo Reply

    DE UMA CANETADA SÓRDIDA SÓ O PROCURADOR JANOT PERPETRA DOIS CRIMES HEDIONDOS, E UM TERCEIRO
    Crime hediondo I –
    covarde e irresponsavelmente, acusa publicamente a presidenta da República de ter cometido flagrante dolo no exercício do cargo.
    Natureza do dolo: desvio de função, estelionato, peculato, etc., etc., etc.
    Deblatera, procurador Janot, “líder do Alto Comando do golpe”, segundo o catedrático e destemido jornalista Luis Nassif:
    “Porém, em virtude da atuação inusual da Presidência da República em torno da nomeação, há elementos suficientes para afirmar ocorrência de desvio de finalidade no ato”.
    Crime hediondo II –
    recomenda ao STF a aceitação Legal da nomeação do ministro Luiz Inácio Lula da Silva. No entanto – e em inédito apensado – determina que o foro privilegiado do novo ministro-chefe da Casa Civil seja a ‘Guantánamo do Paraná’ do DEMoTucano com ares de nazifascista psicopata militante “juiz” sérgio ‘mor(T)o’! Ou seja, e pasme, o procurador geral da República encaminha parecer pra lá de esdrúxulo [ou inusual para resgatarmos termo caro ao senhor ‘Janót’] orientando a [suposta] Corte Suprema a rasgar a Constituição Federal.
    Neste sentido, data venia, a Corte [em tese] guardiã da Constituição é instada pelo atual procurador da República a, simplesmente, afrontar a Carta Magna, rasgando-a de morte…
    E com as cinzas do incêndio, asperge-se a nação benzida que aflora pós-golpe de Estado!
    E um terceiro crime hediondo –
    o arrazoado calhorda do procurador parcial (sic) da República presta-se ainda à tentativa torpe e asquerosa de legitimar e referendar os crimes hediondos perpetrados pelo mequetrefe militante de primeira instância de uma comarca qualquer da província das masmorras miasmáticas da ‘Guantánamo do Paraná’!
    No uso de suas atribuições funcionais, o procurador ‘Janót’, entre outras obrigações, ao invés de denunciar, sobretudo, o crime de atentado à Lei de Segurança Nacional perpetrado pelo “juiz” ‘mor(T)o’, contrariamente, dedica-lhe mais um prêmio: “O Suprema Personalidade Remida Vitalícia do ‘miniSTÉRIO’ PRIVADA dos facínoras golpistas DEMoTucanos”!
    “INDO E VOLTANDO(!)”:
    foi no que deu o republicanismo do ‘[tíbio – ou seria ingênuo?!] PT da Governança’!
    De modo diametralmente oposto, por duas vezes consecutivas o ‘FHC Príncipe da Privataria DEMoTucana’ entronou “o sétimo Geraldo Brindeiro da Lista”!
    Ou talvez melhor ainda: “o Geraldo Brindeiro sétimo da lista”!
    E, “de quebra”, no apagar das luzes dos descarados e delinquentes “engavetamentos”, o FHC fez de tudo para emplacar ‘O engavetador geral da nação em frangalhos’, ‘miniSTRO’ do *”supremoTF”!
    *”supremoTF”: aspas monstruosas e letras submicroscópicas!
    Portanto, ‘nois’ podemos inferir que, no ‘braZ$$$&l’, a [suposta] Corte Suprema é absolutamente ÍNFIMA!
    O que não deixa de ser um constante e iminente risco à nossa (sub)democracia de fachada, republicanismo de araque a la “Zé Tucano ex-da Justiça, agora, pasme, na AGU”!
    RESCALDO FÚNESTO:
    além do ‘Beiços do Cão’, o lendário engavetador!
    Nas festivas sessões da tarde do STF!
    Cumpre lembrar o pesadelo de que ainda tem o ‘Luiz Mato no Peito Fux’!
    E sem contar “o tal supremo decano”!
    “As supremas tibiezas cheirosas” **’Rosa Maria Weber Idiota da Roça’, segundo o à época senador Demóstenes Torres, e a Cármen Lúcia!
    Esta última maquiada no Projac dos Marín(ho), cada vez mais a cara da da ‘Urubóloga Miriam Suína’!
    **Do original do batismo Rosa Maria Weber Candiota da Rosa
    EM TEMPOS NAZIFASCIGOLPISTAS:
    sim, ‘nois’ estamos ‘fritinhos da Silva’!
    E o óleo que unge a frigideira do degredo não é o do pré-sal!
    O óleo do pré-sal é exclusivo dos gringos!
    ‘O [infame] Triunvirato Nacionalista/Entreguista Renan/Aécio/(S)erra que o diga!
    Preferencialmente, em alto e bom som, para que não paire dúvida alguma sobre a nação conflagrada!
    Nação conflagrada e postada em ***genuflexão?
    A conferir a natureza da nossa reação!
    ***O sentido etimológico da palavra genuflexão, vem do latim “genuflexione”, oriunda de “genuflectere”, que significa dobrar o joelho, ajoelhar; numa forma figurativa bajular, adular, reverenciar. Pode ser tomada, também, como um ato de respeito, submissão. No aspecto religioso, adorar.
    (…)
    FONTE [SAGRADA!]: http://www.padrefelix.com.br/cur_a_genuflexao.htm

  5. Vicente Neto Reply

    Olá Rodrigo! Gostei de sua análise.
    Acho que o Brasil passa por um momento crítico com essa manobra do PMDB. Eu honestamente não sou tão otimista. Tenho muito receio de que o Golpe se confirme.
    Vejo que a Rede Globo com seu poderio avassalador nos noticiários não vai deixar essa chance escapar.
    Considerando seus argumentos acho que estamos em plena condições de evitar o golpe. Muito bom!

  6. carlos Reply

    MERENDÃO
    TRENSALÃO
    ROUBANEL
    FURNAS
    BANESTADO
    HSBC
    HELICOCA
    MOSSACK FONSECA
    PCC – https://www.youtube.com/watch?v=hjpTDst-z1w
    ETC… ETC… ETC… ETC… ETC… ETC… ETC… ETC…
    nenhum bandido desses crimes foi julgado e preso.
    estão todos livres e conspirando contra a democracia.