PT pode apoiar Crivella no Rio, se PMDB de Paes retirar apoio a Dilma

Durante o feriado, um dos articuladores políticos de Dilma ligou para Picciani e avisou: se o PMDB do Rio decidir mesmo sair do governo Dilma, o PT fará o mesmo na capital fluminense. O PT romperia a aliança com Eduardo Paes. E poderia fazer um...

Durante o feriado, um dos articuladores políticos de Dilma ligou para Picciani e avisou: se o PMDB do Rio decidir mesmo sair do governo Dilma, o PT fará o mesmo na capital fluminense. O PT romperia a aliança com Eduardo Paes. E poderia fazer um movimento inusitado: apoiar Marcelo Crivella para a prefeitura, e de quebra receberia os votos do PRB para barrar o impeachment.

por Rodrigo Vianna

Não ao golpe e à ditadura do Judiciária! Respeite meu voto!

A velha imprensa, que apoiou o golpe de 64 e quer derrubar Dilma, está empenhada numa dupla tarefa nos últimos dias: criar um clima de “inevitabilidade” do impeachment (ou “estouro da boiada” na base aliada); negar que o impeachment (na forma em que está sendo feito) é um golpe.

O segundo ponto mostra que a Globo e seus parceiros de segunda linha estão incomodados com a pecha que lhes é atribuída: são, sim, parceiros numa tentativa de golpe. Mas não é isso que nos interessa tratar aqui.

A eventual saída do PMDB do governo (que será votada até amanhã) está longe de decidir a questão na Câmara. Por que digo isso?

Este blogueiro recebeu a informação de que, durante o feriado de Páscoa, um dos articuladores políticos de Dilma ligou para Jorge Picciani (PMDB) e avisou: se o PMDB do Rio decidir sair do governo Dilma, fortalecendo o impeachment, o PT fará o mesmo na capital fluminense.

O PT carioca romperia a aliança com Eduardo Paes. E mais que isso: ao invés de apoiar Marcelo Freixo (PSOL) numa frente de esquerda, ou mesmo lançar candidatura própria, o PT poderia fazer um movimento inusitado: apoiar Marcelo Crivella (PRB).

Crivella, um senador conservador nos aspectos morais, mas decididamente avançado no debate da economia (votou com a esquerda, contra a entrega do Pré-Sal) e nas questões sociais, tem recebido grandes votações para cargos majoritários no Rio. Mas sempre “bate na trave”.

O apoio do PT a Crivella daria mais tempo de TV ao candidato do PRB, colocaria em apuros o candidato apoiado por Paes (Pedro Paulo), e de quebra ajudaria a colocar contra o impeachment a bancada de 24 deputados do PRB.

Esse movimento do Palácio do Planalto talvez explique por que o partido de Crivella ameaçou romper com Dilma, mas depois recuou para uma posição de “independência” – mantendo cargos no governo federal.

Uma eventual aliança com o PRB no Rio compensaria, na votação do impeachment, os votos que o PMDB do Rio ameaça tirar de Dilma.

Esse movimento mostra como é precipitada a ideia de que “se o PMDB sair do governo, o impeachment não tem volta”.

Políticos experientes, como Ibsen Pinheiro (PMDB-RS), que está na oposição ao PT, declaram que a oposição não tem os votos para derrubar Dilma com um golpe.

Lembremos: o governo conta com uma base sólida de aproximadamente 120 votos (PT, PCdoB, PSOL, PDT, Rede, além de deputados avulsos que está em pequenas legendas).

Mesmo com o rompimento do PMDB de Temer, não é impossível que o governo consiga 10 ou 15 votos peemedebistas (numa bancada de 60). Fora isso, poderia obter mais 20 ou 30 votos nas legendas de centro-direita: PR,PP, PSD, PTB (especialmente entre deputados do Norte/Nordeste).

Só nessa conta, o governo chegaria perto de 160 votos. Dilma precisa de 172 deputadosos pra barrar o impeachment? Sim. Mas atenção: a oposição é que precisa botar em plenário 342 votos pelo “SIM” ao golpe.

Se Dilma tiver, digamos 160 votos pelo “Não”, e a oposição reunir 320 pelo “Sim”, basta que 33 parlamentares se ausentem, e o impeachment estará derrotado. Digamos que o PRB acerte uma posição de neutralidade e se ausente do plenário. Só isso já seria um baque gigantesco para as pretensões golpistas.

A favor de Dilma contarão os votos “não” e também as ausências e abstenções. Isso se chegarmos ao voto, porque o STF pode interromper a ilegalidade comandada pelo réu  Eduardo Cunha.

Portanto, calma. Muita calma nessa hora.

Fica cada vez mais claro que o impeachment é um golpe paulista (Serra/Temer), e que fora da elite paulista há muita gente que até não gosta de Dilma, mas que também não está disposta a embarcar numa aventura golpista.

O caso do Rio de Janeiro pode fazer com que muita gente no PMDB perceba que trocar o certo (Dilma, eleita pelo povo) pelo duvidoso (Temer, um vice com pecha de golpista) é uma aventura perigosa para o país, e inútil do ponto de vista eleitoral.

Quem entende de política (Ibsen Pinheiro era o presidente da Câmara no impeachment de Collor em 1992) dá seu veredito: a votação será apertada, mas o impeachment não passa. Mesmo que o PMDB saia do governo.

Por último, duas observações:

  • o eventual apoio a Crivella pode ajudar a salvar o mandato de Dilma, mas sepultará o PT como força de esquerda no Rio;
  • se o PMDB de Paes insistir no golpe, pode assistir ao desembarque no Rio, em plena Olimpíada, de milhares de manifestantes ligados a movimentos sociais anti-golpe. O Rio olímpico seria palco de protestos e denúncias contra o golpe. Paes provavelmente não quer estragar assim a festa que preparou com tanto zelo durante anos.

Golpe 16 - O livro da blogosfera em defesa da democracia

Golpe 16 é a versão da blogosfera de uma história de ruptura democrática que ainda está em curso. É um livro feito a quente, mas imprescindível para entender o atual momento político brasileiro

Organizado por Renato Rovai, o livro oferece textos de Adriana Delorenzo, Altamiro Borges, Beatriz Barbosa, Conceição Oliveira, Cynara Menezes, Dennis de Oliveira, Eduardo Guimarães, Fernando Brito, Gilberto Maringoni, Glauco Faria, Ivana Bentes, Lola Aronovich, Luiz Carlos Azenha, Maíra Streit, Marco Aurélio Weissheimer, Miguel do Rosário, Paulo Henrique Amorim, Paulo Nogueira, Paulo Salvador, Renata Mielli, Rodrigo Vianna, Sérgio Amadeu da Silveira e Tarso Cabral Violin. Com prefácio de Luiz Inácio Lula de Silva e entrevista de Dilma Rousseff.

Compre agora e receba em seu endereço!


Join the Conversation

6 comments

  1. Claudio Freire Reply

    Rodrigo, não sei se já leu. Se não, dá uma olhada no post que o Mauro Lopes publicou em seu blog e o Kiko Nogueira republicou no DCM.
    Fala sobre a compra da tropa de choque do Eduardo Cunha na Câmara dos Deputados.
    É estarrecedor:
    http://www.diariodocentrodomundo.com.br/o-golpe-do-meio-bilhao-comandado-pelo-sultao-cunha-e-sua-bancada/

  2. Messias Franca de Macedo Reply

    AGORA, MAIS UM ‘VEXAME SUPREMO ANUNCIADO’!

    Eclode o mais recente “supremo acovardado”!
    Definitivamente, o STF atiça o honesto povo trabalhador brasileiro na orfandade Legal!
    Ou seja, somente nos resta as ruas!
    Os caranguejos de toga IMUNDA sempre tiveram lado!
    E este lado está muto longe de ser o do sapiente, leal, generoso, impávido e honesto povo trabalhador brasileiro…

    $$$$$$$$$$$$$$$$

    BARROSO: STF NÃO DISCUTIRÁ MÉRITO DO IMPEACHMENT

    O ministro do Supremo Tribunal Federal Luís Roberto Barroso afirmou nesta segunda (28) que o tribunal não tem a pretensão de discutir no mérito o processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff, ou seja, avaliar se ela cometeu crime de responsabilidade; Barroso disse que o Supremo não está disposto a reformular a decisão do Congresso sobre o pedido de afastamento de Dilma e reforçou o discurso de colegas que vêm defendendo que o impeachment, desde que respeitada a Constituição, não representa um golpe; segundo Barroso, o STF quer interferir o mínimo possível na discussão do impeachment

    28 DE MARÇO DE 2016 ÀS 21:42

    (…)

    FONTE: http://www.brasil247.com/pt/247/brasilia247/222958/Barroso-STF-n%C3%A3o-discutir%C3%A1-m%C3%A9rito-do-impeachment.htm

  3. Messias Franca de Macedo Reply

    MAIS UM MÍSSIL NO CASCO IMUNDO DOS FACÍNORAS CARANGUEJOS GOLPISTAS &$, ÓBVIO, [MEGA]CORRUPTOS!
    Perdão pela blasfêmia da metáfora aos dignos – e limpos – caranguejos!

    $$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$

    ANOTAÇÃO EM DOCUMENTO LIGA HERDEIRA DA GLOBO DIRETAMENTE A TRÊS EMPRESAS OFFSHORE, UMA DELAS A VAINCRE, DONA DA MANSÃO DE PARATY

    A Polícia Federal vai mesmo investigar?

    28/03/2016

    (…)

    FONTE [LÍMPIDA!]: http://www.viomundo.com.br/denuncias/anotacao-em-documento-liga-herdeira-da-globo-diretamente-a-tres-empresa-offshore-uma-delas-a-vaincre-dona-da-mansao-de-paraty.html

  4. Messias Franca de Macedo Reply

    DE UMA CANETADA SÓRDIDA SÓ O PROCURADOR JANOT PERPETRA DOIS CRIMES HEDIONDOS, E UM TERCEIRO
    Crime hediondo I –
    covarde e irresponsavelmente, acusa publicamente a presidenta da República de ter cometido flagrante dolo no exercício do cargo.
    Natureza do dolo: desvio de função, estelionato, peculato, etc., etc., etc.
    Deblatera, procurador Janot, “líder do Alto Comando do golpe”, segundo o catedrático e destemido jornalista Luis Nassif:
    “Porém, em virtude da atuação inusual da Presidência da República em torno da nomeação, há elementos suficientes para afirmar ocorrência de desvio de finalidade no ato”.
    Crime hediondo II –
    recomenda ao STF a aceitação Legal da nomeação do ministro Luiz Inácio Lula da Silva. No entanto – e em inédito apensado – determina que o foro privilegiado do novo ministro-chefe da Casa Civil seja a ‘Guantánamo do Paraná’ do DEMoTucano com ares de nazifascista psicopata militante “juiz” sérgio ‘mor(T)o’! Ou seja, e pasme, o procurador geral da República encaminha parecer pra lá de esdrúxulo [ou inusual para resgatarmos termo caro ao senhor ‘Janót’] orientando a [suposta] Corte Suprema a rasgar a Constituição Federal.
    Neste sentido, data venia, a Corte [em tese] guardiã da Constituição é instada pelo atual procurador da República a, simplesmente, afrontar a Carta Magna, rasgando-a de morte…
    E com as cinzas do incêndio, asperge-se a nação benzida que aflora pós-golpe de Estado!
    E um terceiro crime hediondo –
    o arrazoado calhorda do procurador parcial (sic) da República presta-se ainda à tentativa torpe e asquerosa de legitimar e referendar os crimes hediondos perpetrados pelo mequetrefe militante de primeira instância de uma comarca qualquer da província das masmorras miasmáticas da ‘Guantánamo do Paraná’!
    No uso de suas atribuições funcionais, o procurador ‘Janót’, entre outras obrigações, ao invés de denunciar, sobretudo, o crime de atentado à Lei de Segurança Nacional perpetrado pelo “juiz” ‘mor(T)o’, contrariamente, dedica-lhe mais um prêmio: “O Suprema Personalidade Remida Vitalícia do ‘miniSTÉRIO’ PRIVADA dos facínoras golpistas DEMoTucanos”!
    “INDO E VOLTANDO(!)”:
    foi no que deu o republicanismo do ‘[tíbio – ou seria ingênuo?!] PT da Governança’!
    De modo diametralmente oposto, por duas vezes consecutivas o ‘FHC Príncipe da Privataria DEMoTucana’ entronou “o sétimo Geraldo Brindeiro da Lista”!
    Ou talvez melhor ainda: “o Geraldo Brindeiro sétimo da lista”!
    E, “de quebra”, no apagar das luzes dos descarados e delinquentes “engavetamentos”, o FHC fez de tudo para emplacar ‘O engavetador geral da nação em frangalhos’, ‘miniSTRO’ do *”supremoTF”!
    *”supremoTF”: aspas monstruosas e letras submicroscópicas!
    Portanto, ‘nois’ podemos inferir que, no ‘braZ$$$&l’, a [suposta] Corte Suprema é absolutamente ÍNFIMA!
    O que não deixa de ser um constante e iminente risco à nossa (sub)democracia de fachada, republicanismo de araque a la “Zé Tucano ex-da Justiça, agora, pasme, na AGU”!
    RESCALDO FÚNESTO:
    além do ‘Beiços do Cão’, o lendário engavetador!
    Nas festivas sessões da tarde do STF!
    Cumpre lembrar o pesadelo de que ainda tem o ‘Luiz Mato no Peito Fux’!
    E sem contar “o tal supremo decano”!
    “As supremas tibiezas cheirosas” **’Rosa Maria Weber Idiota da Roça’, segundo o à época senador Demóstenes Torres, e a Cármen Lúcia!
    Esta última maquiada no Projac dos Marín(ho), cada vez mais a cara da da ‘Urubóloga Miriam Suína’!
    **Do original do batismo Rosa Maria Weber Candiota da Rosa
    EM TEMPOS NAZIFASCIGOLPISTAS:
    sim, ‘nois’ estamos ‘fritinhos da Silva’!
    E o óleo que unge a frigideira do degredo não é o do pré-sal!
    O óleo do pré-sal é exclusivo dos gringos!
    ‘O [infame] Triunvirato Nacionalista/Entreguista Renan/Aécio/(S)erra que o diga!
    Preferencialmente, em alto e bom som, para que não paire dúvida alguma sobre a nação conflagrada!
    Nação conflagrada e postada em ***genuflexão?
    A conferir a natureza da nossa reação!
    ***O sentido etimológico da palavra genuflexão, vem do latim “genuflexione”, oriunda de “genuflectere”, que significa dobrar o joelho, ajoelhar; numa forma figurativa bajular, adular, reverenciar. Pode ser tomada, também, como um ato de respeito, submissão. No aspecto religioso, adorar.
    (…)
    FONTE [SAGRADA!]: http://www.padrefelix.com.br/cur_a_genuflexao.htm

  5. Vicente Neto Reply

    Olá Rodrigo! Gostei de sua análise.
    Acho que o Brasil passa por um momento crítico com essa manobra do PMDB. Eu honestamente não sou tão otimista. Tenho muito receio de que o Golpe se confirme.
    Vejo que a Rede Globo com seu poderio avassalador nos noticiários não vai deixar essa chance escapar.
    Considerando seus argumentos acho que estamos em plena condições de evitar o golpe. Muito bom!

  6. carlos Reply

    MERENDÃO
    TRENSALÃO
    ROUBANEL
    FURNAS
    BANESTADO
    HSBC
    HELICOCA
    MOSSACK FONSECA
    PCC – https://www.youtube.com/watch?v=hjpTDst-z1w
    ETC… ETC… ETC… ETC… ETC… ETC… ETC… ETC…
    nenhum bandido desses crimes foi julgado e preso.
    estão todos livres e conspirando contra a democracia.