Golpe midiático em marcha: Globo entra no "escândalo" da "Veja" - Escrevinhador

Golpe midiático em marcha: Globo entra no “escândalo” da “Veja”

Neste sábado, Dilma já não terá voz para responder. Não há propaganda eleitoral. Não há debate. Os candidatos estão proibidos de falar. Mas a Globo está livre para agir - no limite da irresponsabilidade.

Parceiras no golpismo, sócias do Insituto Millenium, Globo e Veja jogam juntas em favor de Aécio
Parceiras no golpismo, sócias do Insituto Millenium, Globo e Veja jogam juntas em favor de Aécio

por Rodrigo Vianna

A Justiça reconheceu o caráter eleitoreiro da última edição de “Veja” – e proibiu que seja feita publicidade da revista (leia aqui). Reparem: não se impede a circulação da revista, mas se proíbe que a edição cumpra seu papel nefasto de propaganda mentirosa a serviço do PSDB – às vésperas da eleição.

Parceiras no golpismo, sócias do Insituto Millenium, Globo e Veja jogam juntas em favor de Aécio

A decisão judicial traz alento. Mas não interrompe o golpe midiático.

Reparem também que a Globo, na sexta-feira, não deu qualquer repercussão à “denúncia” desesperada de “Veja”.

O JN fugiu desse terreno pantanoso. Por um motivo muito claro: Dilma, com seu duro pronunciamento contra o golpismo da Editora Abril, mandou um recado para Ali Kamel. A presidenta avisou que, se a Globo entrasse na aventura, teria resposta no mesmo tom.

Imaginem a seguinte situação: o JN embarca na aventura golpista de “Veja”, promovendo a leitura da edição impressa em rede nacional, por volta de 20h de sexta-feira. Menos de duas horas depois, Dilma abre o debate da Globo denunciando a própria Globo por golpismo.

Por isso, o JN fugiu do pau.

E, também, porque a revista da marginal não traz qualquer prova, nada. O texto da revista mesmo diz que os “fatos” narrados pelo doleiro não servem para comprometer Lula e Dilma (isso está lá no texto da revista – que me recuso a linkar). Ou seja, o texto faz a ressalva, mas a capa da revista da marginal serve como panfleto tucano.

Pois bem, esse era o quadro na sexta-feira…

Acontece que, neste sábado, Dilma já não terá voz para responder. Não há propaganda eleitoral. Não há debate. Os candidatos estão proibidos de falar. Mas a Globo de Ali Kamel está livre para agir – no limite da irresponsabilidade.

Do que estou falando?

A “Folha”, na edição deste sábado, deu manchete principal para a “criminosa” (nas palavras de Dilma) edição de “Veja”. A “Folha” endossou a denúncia de um bandido, feita sem provas, a 3 ou 4 dias da eleição.

Qual o objetivo dessa manchete da “Folha”? Oferecer uma saída plausível para que Ali Kamel e a família Marinho levem o golpismo midiático para o JN de sábado. No “Jornal Hoje” (hora do almoço), a Globo acaba de dar longa “reportagem”.

O golpe está em marcha. Pela Globo.

É assim que eles trabalham: operações casadas – como se pode ler aqui, num texto didático de Luiz Carlos Azenha.

A foto produzida para a Globo interferir no processo eleitoral - em 2006
A foto produzida para a Globo interferir no processo eleitoral – em 2006

Em 2006, eu estava na Globo. Azenha, eu e outros colegas acompanhamos de perto a cobertura enviesada promovida pela Globo no chamado escândalo dos “aloprados”. A Globo colocou Lula na defensiva: o aparato jornalístico global – durante 1o dias – abria espaço para que os candidatos Alckmin (PSDB), Cristovam (PDT) e Heloisa Helena (PSOL) perguntassem no JN “de onde veio o dinheiro para a compra do dossiê dos aloprados?”.

Era um massacre com ares jornalísticos. E era a preparação para o grande final… que viria logo depois.

Faltando 3 dias para a eleição de 2006 (primeiro turno), as fotos do dinheiro apareceram.

Na verdade, o delegado Bruno (da PF) entregou as fotos para Cesar Tralli, da Globo. Um produtor da Globo me contou que, quando Tralli mostrou o material bombástico, a direção da Globo (Ali Kamel) teria dito: “não podemos dar essas fotos sozinhos; seremos acusados de um golpe; só podemos dar se o delegado vazar também para outros jornais”.

E assim se fez: no dia seguinte,  o delegado Bruno chamou meia dúzia de jornalistas e entregou as fotos. A página do “Estadão” na internet logo publicou. Assim, o JN sentiu-se liberado para também noticiar o “fato” em sua edição, a 3 dias do primeiro turno.

O mesmo roteiro desenha-se agora.

Na sexta, a Globo fugiu do assunto: por cautela. Não seria bonito ver Dilma denunciando a Globo por golpismo dentro dos estúdios da Globo no Rio.

Mas nada como um dia depois do outro. O sábado chega, a “Folha” endossa a “Veja”, e assim Ali Kamel ganha o álibi perfeito: “poxa, virou um fato jornalístico, todo mundo está divulgando”.

Nessa tarde de sábado, essa decisão será amadurecida. Se houver chance de empurrar Aécio para a vitória, o JN levará a “denúncia” para o JN.

Um amigo jornalista – com mais de 30 anos de experiência – foi quem deu o alerta: “eles estão com o roteiro pronto –  da Veja para a Globo, com endosso da Folha”.

Segundo esse colega jornalista, a operação  se confirmada – “seria um fato ainda mais grave do que a manipulação do debate CollorxLula em 89”.

Se Dilma mantiver uma dianteira folgada nas pesquisas (Ibope e DataFolha) que serão concluídas nas próximas horas, aí o JN provavelmente será comedido: pode simplesmente ignorar a “Veja”, ou então pode tratar a revista da marginal de forma mais discreta…

Mas se houver qualquer sinal de que Aécio pode reagir, a Globo entrará pesado. Não tenham dúvidas.

A Democracia brasileira segue sequestrada por meia dúzia de famílias que controlam as comunicações.

Dilma mostrou, na sexta, que carrega com ela a coragem brizolista para enfrentar os barões midiáticos. Se conseguir a vitória, o confronto será mais do que necessário, será inevitável daqui pra frente.

Os golpistas tentam empurrar Aécio pra vitória, na marra. E se não conseguirem, já sinalizam que o caminho da oposição será o golpe jurídico-midiático.

O confronto está claro, cristalino. Não adianta mais fugir dele.

O golpe pode não vir no JN de hoje, se Dilma mantiver a sólida vantagem de 8 ou 10 pontos que aparece nos trackings internos deste sábado.

Mas o golpismo voltará a cada semana, a cada manchete.

É hora de tratar os barões da mídia como de fato são: inimigos! Não do PT e da esquerda; inimigos de um projeto social generoso, inimigos da Democracia.

Os barões da mídia representam o atraso, o preconceito, são o partido de direita no Brasil. Um partido extremista, que precisa ser enfrentado, e derrotado. Nas urnas e nas ruas.


Join the Conversation

35 comments

  1. doutor natas Reply

    minas e manos,
    o jornal “hoje” da tv globo, a pretexto de noticiar o ato de ontem a noite na frente da saida de esgoto da marginal do rio pinheiros contra a mentirosa denuncia do doleiro contra dilma e lula, divulgou a referida denuncia, com reproducao da materia e com insercao de fala de aecio, logo apos o debate de ontem na tvglobo. (da dilma houve apenas a leitura de uma declaracao censurando a atitude dos estudantes.) como no referido jornal “hoje” da tv globo foi noticiada a decisao do tse proibindo a divulgacao da revista “v.”, fica a pergunta se isto nao é um desrespeito a decisao do tse e se ja nao estao tentando, mais uma vez, dar golpe?

  2. Eugenio Costa Reply

    De fato todos ficaram aguardando o noticiário na Globo que não saiu ao contrário da BAND via Boechat que sem o meno pudor noticiou inclusive com a entrevista do advogado do réu que nada confirmou.

    1. Mariap Reply

      Liguei pro sertao para analisar o povo sem Net. Tranquilo.Todos entendem que ate o cenario dos programas de Aecio e falso.Nao tem povo. E um comercial de cerveja.E confirmam o voto em Dilma.

  3. Otavio Assis Reply

    Temos neste momento duas situações diametralmente opostas:de um lado a candidatura de Dilma avançando com a força da militância que voltou à ruas lembrando os tempos do PT histórico. De outro, a candidatura visivelmente desgastada de Aécio (um candidato aético, como bem se vê). Esta última semana o comportamento e o semblante do candidato tucano mostravam um mal disfarçado ar de intranquilidade.
    Em tal cenário, as forças rentistas executam manobras midiáticas na tentativa desesperada de reverter um quadro que se afigura muito ruim para eles: ou seja, estão perdendo a eleição. O jornalismo fiteiro e desonesto da veja se colocou a serviço desse projeto sórdido e na contraproducência de sua ação, agora resta apelar para as não menos fiteiras e desonestas organizações Globo.
    Concordo com o colega Rodrigo Vianna – assim o chamo, respeitosamente, porque também já exerci a profissão de jornalista – se as pesquisas confirmarem a consolidação da Dilma como favorita, Globo não fará estardalhaço, limitar-se-á a fazer matérias pequenas e sem apelo sobre o caso; se houver algum sinal de fôlego para os tucanos, o bombardeio será violento.
    O contra-ataque possível e único só poderá vir da militância nas ruas nesta horas finais.

    Otavio Assis
    Professor da UNEB – Bahia

  4. André Bezerra Reply

    Rodrigo, não me leve a mal, sou seu fã, eleitor do PT SEMPRE e, desde ontem na hora do almoço, depois de ter lido um post do tijolaço em que o Britto falou que o objetivo da capa da veja era frear a onda Dilma, parei de divulgar as críticas e ela nas redes sociais. No entanto, o que eu vejo: a blogosfera progressista só fala nisso! Sinceramente, sei que a globo é do golpe, não a ligo NUNCA na minha casa mas em termos jornalísticos eles até podem se defender falando: pô, nós até demoramos a dar a notícia, na 6a só se falava nisso! Esse clima de bala de prata e fraude de urna em cima da eleição só serve para desestimular a militância. Um abraço! #Dilma13

  5. osmar Reply

    Como é possivel no jornal ¨Hoje¨da tv globo divulgar a matéria nojenta da Veja que foi proibida divulgação pelo TSE. E o pior colocaram o Aecio para detonar a Dilma e o Lula. Se a propaganda eleitoral terminou ontem porque a tv globo abriu espaço pró Aecio criticar o PT hoje? È uma atitude covarde da globo/aécio porque não dá o direito a Dilma se defender. Dilma tem que,em cadeia nacional, no JN deste sábado, pedir a justiça direito de resposta a esse grande golpe.

  6. Edson TTobias Reply

    Infelizmente temos que amadurecer muito para sermos uma democracia de fato, estamos numa pseudodemocracia em que velha oligarquia com a chancela da mídia inescrupulosa para não dizer cara de pau determinam ainda os destinos desse país, mas ainda temos esperança…

  7. Hélio Jorge Cordeiro Reply

    Rodrigo, seria de bom termo uma tempestade daquelas, com raios, trovões e chuva de gelo, sobre as antenas da venus enferrujada!

  8. Euler Reply

    Penso que o PT deveria entrar com uma ação preventiva contra a Globo, proibindo o direito de divulgar o conteúdo calunioso da Veja às vésperas de eleições. Existem antecedentes na história da Globo que permitem ao PT demonstrar na Justiça o risco real e a ameaça à lisura do processo eleitoral. Ou, pelo menos, não conseguindo a restrição temporal, que se garantisse o direito de reposta imediatamente após o JN – ou qualquer outro telejornal da noite. É o mínimo que o TSE ou o próprio STF tem que assegurar ao PT, em nome do respeito à democracia, ameaçada por golpistas proprietários da mídia, dos bancos e seus cúmplices.

    1. Rick Reply

      Censura prévia? Pior q a ditadura…

  9. jorge Reply

    Urgentemente!!

  10. Itapira Reply

    A água bateu na bunda é? Deu pra bola de vocês. Amanhã o povo brasileiro não alienado pelas benesses do bolsa família, ou comprado pelos pacotes deste jornalismo marrom patrocinado pelo Planalto, vai às urnas desbancar o PT e seus seguidores. Aguardem!

  11. Mineiríssima Reply

    AÉTICO, Never !

  12. Bruno Reply

    Mas que ingenuidade do PT e da própria Dilma em achar que a Rede Globo permaneceria fora do golpe.
    A Globo é a líder intelectual e ativa do golpismo no Brasil a décadas,a mando dos banqueiros,estes os verdadeiros donos do poder.
    Quando o Brizola ainda em 1989 propunha ao PT uma luta unida e aberta contra a Rede Globo, o Lula e os “intelectuais petistas” convenientemente se calavam.
    Acharam que poderiam comprar a midia com verbas de propaganda milionárias da Petrobras e outras estatais
    Espero que Dilma eleita tenha vergonha na cara e inicie um movimento para quebrar este oligopólio..

  13. Zilda Reply

    Não dá para entender> Se o PT já sabe dessa tática de manipulação da Globo, por que aceita o convite para participar de debate nessas condições? por que não impõe que o debate seja feito antes?

  14. Afonso Nascimento Reply

    creio que a luta começa na segunda feira para manter o governo eleito democraticamente, e buscar torna~lo popular porque o golpe ta ai desde o ano passado

  15. Dimas A.M.Renó Reply

    Se tudo estiver dependendo da pesquisa do Ibope, então a galinha está morta, como dizemos por aqui. Vale conferir:
    http://veja.abril.com.br/blog/radar-on-line/eleicoes-2014/eleicoes-na-pesquisa-ibope-de-hoje-a-noite-dilma-mantera-vantagem/?utm_source=feedburner&utm_medium=feed&utm_camp

  16. Afonso Nascimento Reply

    A luta de Classes , que eles no Brasilter acabado, chegara ao seu clímax, em janeiro de 2015, e a tentativa golpista jurídico e entregar no colo do PMDB partido mais corrupto da historia recente do brasil. O PT TEM QUE TER HUMILDADE de buscar os partidos de esquerda para manutenção da democracia

  17. Laura Reply

    RODRIGO FAÇA ALGO!< acorda!
    http://jornalggn.com.br/noticia/o-tse-e-a-descoberta-do-programa-de-fraude-nas-urnas-eletronicas
    O Nassif esta indo atras e pegou o touro a unha graças a DEUS. Estou denunciando tudo isso faz DIAS.
    POE NA RECORD.É GRAVE< URGENTE< NECESSARIO.

  18. helio Reply

    Saiu o resultado do Datafolha agora, tiraram um ponto da Dilma e deram para o Aécio. A armação vem ai.

  19. Colombo Reply

    Rodrigo Viana, você é um bravo!
    Admiro muito o seu combate.
    Pior que as horas restantes para o JN são as três horas entre o termino da votação e o inicio da divulgação dos votos. É aí que mora o golpe.

  20. Igor_ Reply

    O golpismo da revista Veja, (e do PIG em geral como a rainha do PIG, a Globo), que na verdade não é uma revista e sim um partido político, um braço do PSDB , era algo 100% esperado com esses vazamentos todos seletivos propositais da Petrobras p/ prejudicar Dilma, Lula e o PT. Pois em toda eleição, é sempre assim: Nos últimos segundos, o PIG tenta, por golpe, criando falsos escândalos minar o PT. E desta vez não havia de ser diferente é o PIG, mais uma vez dando um golpe no PT, desta vez passando de todos os limites da sujeirada e assim tentando impedir a reeleição de Dilma. Pois o PIG está desesperado, precisa de Aécio para se salvar da falência em que se encontra , principalmente a Veja. Agora ou o PT toma medidas radicais contra o PIG ou, realmente, pode cair do cavalo e até perder as eleições devido a esse golpe e falta de ação firme contra o PIG. PIG este que fez um trabalho intenso de espalhar no Brasil ódio e radicalismo e estimular vários preconceitos tudo sempre contra o PT com claro objetivo de dividir o Brasil.
    Estou,infelizmente, c/ muito medo, dos resultados das urnas e que venha um surpresa negativa como no 1º turno veio que não foi nada daquilo o esperado. Portanto o PT que se cuide e muito para ter um bela surpresa.. espero estar 100% errado s Deus quiser !
    A regulamentação da mídia é algo que o PT pode se arrepender muito de não ter feito. Força Dilma Lula e PT contra o PIG !

  21. Roberto Reply

    Façamos um tuitaço pedindo que as pessoas desliguem a telinha no horário do JN, para que os Simpsons apresentem para ninguém seu sórdido jornal.

  22. elizabeth pretel Reply

    Rodrigo, o mais “engraçado” foi a capa da veja, UMA REPRODUÇÃO que já havia sido usada em agosto de 2012 (falando sobre a novela avenida brasil). Isso porque a veja tomou conhecimento desses fatos na terça feira, porém queria mais tempo para esclarecer; porém, não teve tempo para a capa da revista e por isso usou a reprodução da novela da gro, digo, globo. É ruiiimmm.

  23. ninguem Reply

    Aí está a Tássia Camargo entrevistando o policial Lucas Gomes Arcanjo dizendo que o Governo de Minas do Anastasia CENSUROU a REVISTA VEJA para encobertar o Aécio: https://www.youtube.com/watch?v=L1YUcAFvkFQ

  24. Braw Reply

    O jogo tá pesado e esta noite vai ser terrível…..começaram a circular nas redes sociais imagens de mensagem de celular que supostamente o PT estaria enviando a usuários do bolsa família informando que o voto dele será monitorado e se não votar Dilma será cancelado !!

    O jogo sujo tá forte, não podemos esmorecer !!! O jogo ainda não está ganho !!

    Dilma 13 !!

  25. Vânia Luiza de Lira Reply

    DILMA SÓ NÃO SOFREU UM ATENTADO CONTRA SUA INTEGRIDADE FÍSICA QUE PODERIA LEVÁ-LA A ÓBITO PORQUE O DESFECHO PODERIA SUJAR AINDA MAIS OS “OMERTÁ DA GRANDE MÍDIA MAFIOSA”, FATO QUE PODERIA GERAR ALGO TENEBROSO CONTRA OS BANDIDOS DA !COSA NOSTRA’. MAIS TARDE IREMOS ÁS URNAS PARA PROVAR QUE A VONTADE DO POVO É SOBERANA E QUE NO BRASIL EXISTE UMA DEMOCRACIA DE FATO E DE DIREITO. #PRESIDENTA DILMA 13 ROUSSEFF#REELEITA PRESIDENTA DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL. ESTA É A NOSSA RESPOSTA.

  26. Juciano Lacerda Reply

    5 passos para o enfrentamento cidadão da mídia em eleições ou qualquer período do ano

    Fazer manifesto, ocupações e pichações na frente de empresas de mídia só dá munição para os meios de comunicação tradicionais se fazerem de vítimas e de censurados/perseguidos. Como se eles fossem o baluarte da democracia, quando na verdade defendem seus próprios interesses.

    Portanto, o cidadão para desnudar os interesses privados dos grupos midiáticos precisa atuar com as mesmas estratégias, gramáticas e lógicas da mídia:

    1) Aumentar o número de iniciativas como o “Manchetômetro” (http://www.manchetometro.com.br/) , que demonstra como evidências científicas o desequilíbrio da cobertura jornalística e sua partidarização e o seu lado.

    2) Ampliar na internet, através dos coletivos, os observatórios de mídia, que produzem estatísticas da qualidade da produção jornalística e midiática, dando publicidade via internet e enviando os resultados aos patrocinadores, a exemplo da campanha de sucesso “Quem financia a baixaria é contra a cidadania” (www.eticanatv.org.br).

    3) Criar canais de vídeo na internet e produzir audiovisuais que apresentem na linguagem do humor os problemas e desvios das coberturas jornalísticas e da mídia em geral. Se tem uma coisa que a imprensa não gosta é de ser exposta ao ridículo. Sem falar que vídeos engraçados viralizam muito mais nas redes sociais. A exemplo do programa da TV argentina 678 (https://es-la.facebook.com/678tv), que faz enorme sucesso por lá.

    4) Financiar bons jornalistas brasileiros, através do Crowdsourcing, para que investiguem cada caso concessão de canais de rádio e televisão que estão em nome de políticos e organizações religiosas, com provas materiais para se entrar com processos na justiça pelo cumprimento da Constituição Federal. Há muitos coletivos de jornalistas e cidadãos atuando nessa linha e a espera de apoio financeiro (http://www.viomundo.com.br/; http://tijolaco.com.br/, http://cartamaior.com.br/, http://www.rodrigovianna.com.br/, http://mariafro.com.br/wordpress/, http://jornalggn.com.br/luisnassif, http://www.redebrasilatual.com.br/, http://www.sul21.com.br/jornal/,http://www.blogdacidadania.com.br/ entre outros)

    5) Desenvolver, através de coletivos, ações de educação para a mídia em escolas públicas, em sindicatos, em associações de moradores, em ongs e tantos grupos da sociedade, para que possam produzir seus próprios conteúdos e ampliar suas gramáticas de consumo da mídia, para desenvolver e fortalecer o senso crítico da produção midiática contemporânea (https://ninja.oximity.com/,https://pt-br.facebook.com/coletivocaboreaudiovisual, http://portcom.intercom.org.br/revistas/index.php/revistaintercom/article/viewFile/1419/1368, http://compos.com.puc-rio.br/media/gt12_marcello_gabbay_raquel_paiva.pdf ).

    É isso! Realizando diuturnamente esses passos, nos próximos 4 anos, veremos que os resultados serão outros e teremos uma base mais sólida, com apoio da sociedade, para discutir uma nova lei da comunicação social eletrônica e digital, com foco nas concessões públicas de rádio, televisão e transmissão de dados, entre outras questões fundamentais como a comunicação governamental e pública.

    Juciano de Sousa Lacerda
    Doutor em Ciências da Comunicação
    Docente do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Mídia da UFRN

  27. Adilson Reply

    Os barões da máfia midiática irão ganhar no tapetão, entretanto precisarão combinar com a maioria do povo brasileiro que irão reeleger a Presidenta Dilma. Portanto iremos ganhar nas urnas, as ruas já ganhamos, basta verificar as manifestações contra o aumento de passagem de ônibus, o povo nas ruas hostilizou a Globo. Ademais, recentemente, o Príncipe da Privataria conclamou os coxinhas para tomarem as ruas e o resultado foi pífio (vindo do FHC não poderia ser diferente).
    Assim sendo, Dilma deveria a participação direta da população no sistema democrático, promovendo uma consulta popular, por meio de plesbicito, consultando os cidadãos se são a favor ou contra a Lei de Médios? Como sabemos que a sociedade anseia por uma Lei de Médios, a Presidenta estaria respaldada para cortar as asas dos terroristas, antipatriotas e reacionários.

  28. luiz Reply

    Com toda certeza esses ladrões do PT vão perder, essa gentalha que pensa que o povo brasileiro é trouxa, safados, sem-vergonhas.

  29. C.Paoliello Reply

    AECIOPORTO? TODOS SOLTOS!

  30. Bruno Reply

    Enviei um comentário ainda ontem e não foi publicado.

  31. Letícia Malta Reply

    Desconheço um meio de comunicação mais sujo e imparcial que a revista Veja. Podemos perceber claramente que, ela apoia o PSDB e esta matéria que saiu acusando Lula e Dilma sem prova nenhuma é devido à queda de Aécio Neves nas últimas pesquisas antes da eleição para Presidente. Achei certo a Dilma ter tomado a atitude de processar a revista e ela não escondeu isso de ninguém, pelo contrário, ela usou as redes sociais para desmentir tudo e pedir apoio para conseguir vencer as eleições e acabar com a forma suja da Veja de fazer com que o Aécio ganhasse a eleição. Esta revista sempre passa dos limites e desta vez, as vésperas da eleição, alguma atitude deve ser tomada porque ela não pode simplesmente dizer o que quer e não ser punida por seus atos. Tenho nojo dessa revista comprada e feita para a elite que, sem saber analisar a mídia de forma correta acaba acreditando na revista e copiando os argumentos contra o Governo que nela são apresentados. A Globo também não fica para trás e quando percebeu que o golpe não tinha dado certo ela não falou mais nada, apesar de dar outro golpe no site do G1 no dia da eleição dizendo que o Doleiro da Petrobras estava morto mas como o povo mesmo gritou ontem: ” o povo não é bobo, abaixo a Rede Globo ” eles reconheceram que tudo era um golpe e que algo parecido ocorreu quando Collor disputava com Lula. Espero que a Veja pague por esse ato e por todos os outros que ela de forma injusta pratica, ainda bem que as mentiras foram jogadas por terra e, mais uma vez, a Dilma foi eleita para governar o nosso país com dignidade, responsabilidade e humildade.

  32. Joahh Reply

    O Pt adora se fazer de santinho e jogar as pessias umas contra as outras. Dilma e Lula, alem de comunistas, sao os maiores estelionatarios e ladroes.
    As pessoas que falam bem sempre tem beneficiod ireto ou indireto con o partido vermelho.
    Roubaram votos adoidado com as maquininhas de voto. Na proxima eleicao nao aceito maquina eletronica.
    Vamos boicotar estas maquinas.
    Na Venezuela so usam estas maquinas. Iguais as do Brasil. Ai e facil. Me explica como um estadio onteiro manda Dilma tomar no… E depois ela ganga com 50%?
    Chega de manipulacao de votos.
    Na proxima eleicao so voto em papel.

    I