Moacir Gadotti lança livro sobre Paulo Freire

O novo livro de Moacir Gadotti, “A Escola e o Professor: Paulo Freire e a Paixão de ensinar”, será lançado na próxima quarta-feira, dia 16 de maio, às 18h30, na Biblioteca Mário de Andrade....

350 0

O novo livro de Moacir Gadotti, “A Escola e o Professor: Paulo Freire e a Paixão de ensinar”, será lançado na próxima quarta-feira, dia 16 de maio, às 18h30, na Biblioteca Mário de Andrade. No dia, serão realizadas duas performances culturais: o Balé Popular de Recife de Deca Madureira e uma apresentação de fantoche de Isaías Zazá. Além disso, haverá a exposição “Projeto Memória” sobre a vida e a obra de Paulo Freire. Confira a apresentação do livro escrita pelo autor.

O novo livro de Moacir Gadotti, A Escola e o Professor: Paulo Freire e a Paixão de ensinar, terá pré-lançamento na próxima quarta-feira, dia 16 de maio, na Biblioteca Mario de Andrade. No dia, serão realizadas duas performances culturais: o Balé Popular de Recife de Deca Madureira e uma apresentação de fantoche de Isaías Zazá. Além disso haverá a exposição “Projeto Memória” sobre a vida e a obra de Paulo Freire. Confira a apresentação do livro escrita pelo autor:

Sempre tenho escrito por uma necessidade interna de dizer alguma coisa, de responder a alguma pergunta, a alguma preocupação. A idéia de escrever este livro nasceu de uma dupla motivação: primeiro, a lembrança dos dez anos da morte de Paulo Freire; segundo, a preocupação com a qualidade do nosso ensino e a conseqüente necessidade de formação do professor. Eu fui buscar em Paulo Freire resposta à questão de como é ensinar e aprender hoje, como ele via a formação do educador, a formação do professor, como ele via a escola. Resultado: A escola e o professor – Paulo Freire e a paixão de ensinar, que escrevi pensando, sobretudo, nos meus alunos do curso de Pedagogia e das Licenciaturas.

Esse livro completa dois outros já publicados. Em 2001, publiquei, pela Editora Cortez, um livro sobre Paulo Freire, com o título Um legado de esperança, procurando responder à pergunta: o que ele nos deixou como legado? Apresentei as lições que ele nos deu, o seu método, a sua práxis político-pedagógica, suas intuições originais. Inspirado nele, publiquei, mais tarde, em 2005, pela Editora Positivo, o livro Boniteza de um sonho: ensinar-e-aprender com sentido, procurando responder à pergunta de por que ser professor hoje, qual o sentido dessa profissão.

Mas a obra não estava completa. Faltava responder como Paulo Freire entendia o ato de ensinar, hoje em crise. Como seria a docência hoje, na visão de Paulo Freire. O que é ser professor na ótica de Paulo Freire? Como devemos formar o professor para esse novo tempo? O que ele deve saber e como deve ser para ensinar? Paulo Freire dedicou todo um livro ao tema dos saberes necessários à prática educativa. Essa era uma de suas preocupações centrais. Debrucei-me sobre toda a sua obra para entender melhor essa sua preocupação e entreguei minha reflexão à editora Publisher Brasil para apresentá-la ao leitor, à leitora.

Espero que este livro possa contribuir para que os professores e professoras se tornem ainda melhores, mais competentes e, sobretudo, mais comprometidos e mais felizes na profissão que escolheram.

Moacir Gadotti

São Paulo, 2 de maio de 2007

Lançamento

A Escola e o Professor: Paulo Freire e a Paixão de ensinar

Data e horário: 16 de maio, às 18h30

Biblioteca Mário de Andrade

Rua da Consolação, 94, ao lado da estação Anhangabaú do Metrô

CEP: 01302-000

Telefone: 3256-5270

 



No artigo

x