Reitoria da USP chega a 48 dias de ocupação

Estudantes pedem negociação, mas a reitora, Suelly Caldas, não confirmou presença na reunião desta quarta-feira. Em São Carlos e Campinas, ocupações de prédios de universidades estaduais. A ocupação da reitoria da Universidade de São Paulo...

198 0

Estudantes pedem negociação, mas a reitora, Suelly Caldas, não confirmou presença na reunião desta quarta-feira. Em São Carlos e Campinas, ocupações de prédios de universidades estaduais.

A ocupação da reitoria da Universidade de São Paulo (USP) completa 48 dias. Após aprovar, na última assembléia, o retorno às negociações, foi protocolado um pedido de reunião para esta quarta-feira, 20, com a reitora Suely Vilella, que ainda não confirmou presença.

O estudantes encaminharam ao ministro da Cultura Gilberto Gil um convite para visitar a ocupação. “Buscamos quebrar a apatia política que tem permitido aos governantes agir sem consulta à população, escondidos nos muitos palácios, a governar por decretos”, diz o texto do convite. Na mesma correspondência, eles defendem o “direito e a responsabilidade da atividade política, popular e direta, livre e cotidiana” e afirmam que a ação na universidade “inspirou o movimento estudantil em todo o país” para protestar.

Unicamp Na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), estudantes ocuparam, na segunda-feira, 18, a diretoria acadêmica, enquanto o Fórum das Seis se reunia no próprio campus da universidade.

A reitoria da Unicamp entrou com pedido de reintegração de posse na Justiça na terça, 19. Em nota à imprensa, a direção da universidade anunciou que “não negociará com os invasores”.

Por conta da ocupação, a reunião do Fórum das Seis foi adiada, ainda sem nova data, informou a assessoria do Conselho de Reitores das Universidades Estaduais Paulistas (Cruesp).

USP São Carlos Nesta segunda,18, os estudantes da USP São Carlos ocuparam o prédio da escola de engenharia, da Universidade de São Paulo (USP).

Os estudantes entregaram uma pauta com cinco pontos para a diretora Maria do Carmo. Está previsto uma reunião entre a comissão dos estudantes e a diretora para hoje, quarta, 20.

O estudante criar um blog da ocupação, onde há a vídeos que registram a entrada no prédio.



No artigo

x