CPI do Apagão Aéreo quer divulgar gravações de voz da caixa-preta

Os dados do computador de bordo permaneceriam em sigilo, mas a princípio sessão será secreta na manhã desta quarta-feira, 1º de agosto

182 1

Os dados do computador de bordo permaneceriam em sigilo, mas a princípio sessão será secreta na manhã desta quarta-feira, 1º de agosto

Por Daniel Merli

Está marcada para a manhã desta quarta-feira, 1º de agosto, sessão secreta da Comissão Parlmanetar de Inquérito (CPI) do Apagão Aéreo para ouvir as gravações de voz da caixa-preta do Airbus A320 da TAM que se chocou com um terminal de carga da mesma empresa. O material já foi repassado pela Aeronáutica, mas passa a noite nos cofres do Congresso Nacional.

Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/ABrFoto: Fabio Rodrigues Pozzebom/ABr
O relator, Marco Maia (PT-RS), e o presidente em exercício da CPI, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), defendem que os registros de voz dos diálogos entre pilotos e torre de comando sejam públicos, mas que os dados do computador de bordo, também gravados na caixa-preta, permaneçam em sigilo.

“Do material que exige interpretação de técnicos, devemos esperar, para que não se tire conclusões precipitadas”, afirmou Cunha em entrevista coletiva no início da tarde.

Uma nova sessão secreta será marcada para apresentação dos dados técnicos analisados por especialistas do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes (Cenipa). O chefe do órgão, brigadeiro Jorge Kersul, comprometeu-se a participar da reunião.

(Com informações da Agência Brasil)



No artigo

1 comment

  1. gaby

    deve ser divulgada

Comments are closed.


x