Márcio Pochmann assume o Ipea

Economista da Unicamp e colunista da Fórum vai dirigir órgão ligado a Secretaria de Planejamento de Longo Prazo, do governo federal

190 0

Economista da Unicamp e colunista da Fórum vai dirigir órgão ligado a Secretaria de Planejamento de Longo Prazo, do governo federal

Por Redação

O economista e professor da Unicamp Márcio Pochmann é o novo diretor do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), atualmente ligado à Secretaria de Planejamento de Longo Prazo, do governo federal.

A indicação do economista foi feita pelo ministro Mangabeira Unger e faz parte de um conjunto de alterações que visam reforçar o perfil mais desenvolvimentista das ações políticas do governo. José Sicsú, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) é cotado para a direção na Rio.

A indicação é vista como um sinal de que Mangabeira Unger quer redefinir as ações de pesquisa do Ipea. O próprio Pochmann se envolveu em uma polêmica em 2003 sobre a eficiência dos investimentos sociais. A avaliação é de que a linha seguida pelo órgão era mais próxima à neoliberal do que à desenvolvimentista.

Pochmann não é filiado a partidos políticos e é uma das principais referências no país em estudos sobre a economia do trabalho e distribuição de renda. Na Fórum, onde mantém coluna mensal, tem nesses temas seu foco de atenções. Foi secretário paulistano do Trabalho, na gestão Marta Suplicy.



No artigo

x