Seminário discute eixos preparatórios para Plenária sobre Economia Solidária

Até março de 2008, cinco seminários regionais discutem mobilização de empreendimentos autogestionados e associativos

182 0

Até março de 2008, cinco seminários regionais discutem mobilização de empreendimentos autogestionados e associativos

Por Adital

Como parte da “Caravana Rumo à IV Plenária Nacional de Economia Solidária”, até esta quarta-feira, 15, o Seminário Sudeste de Preparação rumo à IV Plenária Nacional de Economia Solidária, que acontece na cidade de Juiz de Fora, Minas Gerais, vai debater os eixos temáticos do documento base que será discutido durante a IV Plenária Nacional, marcada para março de 2008, em Brasília.

A realização do seminário está dentro da terceira das quatro fases de preparação para a Plenária, organizadas pelo Fórum Brasileiro de Economia Solidária (FBES). “A idéia é que até março de 2008 aconteçam cinco seminários regionais como estes”, diz Fernanda Nagem, secretária executiva do FBES. Os seminários reúnem representantes da Coordenação Nacional do Fórum Brasileiro Economia Solidária (FEBES) e da “pessoa ponte”, que é responsável pela comunicação entre a Comissão Organizadora Nacional da Plenária e a Comissão Organizadora Estadual.

Além de discutir os eixos da IV Plenária, o evento será um momento de estudo e aprofundamento para preparar representantes estaduais em seu papel de mobilização e orientações nos debates dentro de cada estado. Entre os objetivos principais, está a tentativa de mobilizar e subsidiar os Fóruns Estaduais no processo rumo à Plenária; articular-los na preparação de eventos anteriores à organização das plenárias estaduais; construir uma agenda nacional de mobilização e eventos preparatórios do processo da IV Plenária; e discutir o processo metodológico das Plenárias Estaduais contido no documento-base.

Como parte da quarta e última fase de preparação para a Plenária Nacional, até o final do ano, será dado início às Plenárias Estaduais que acontecerão nos 27 estados brasileiros. Desde 2006, o FBES vem organizando uma ampla mobilização preparatória para IV Plenária Nacional e já contou com a realização de debates e reuniões dos Fóruns Estaduais e, no início de 2007, com a realização de Encontros Regionais nas cinco macro-regiões do país, chamados de Encontros Regionais de Reestruturação.

A IV Plenária Nacional de Economia Solidária debaterá, entre outros pontos, as estruturas de organização dos Fóruns Estaduais, na tentativa de detectar avanços e dificuldades para melhorar essa estruturação e atingir com maior eficiência as bandeiras de luta levantadas pelo Fórum Nacional. Segundo Fernanda Nagem, são esperadas para a Plenária Nacional de 350 a 500 pessoas, entre representantes de empreendimentos em economia solidária, entidades de assessoria e gestores públicos.
Adital 



No artigo

x