Para Pomar, o 3º Congresso vai lembrar que o PT terá candidato em 2010

O secretário de relações internacionais do PT considera que 3º Congresso da sigla precisa reforçar democracia interna

233 1

O secretário de relações internacionais do PT considera que 3º Congresso da sigla precisa reforçar democracia interna

Por Brunna Rosa

Foto: Rossana Lana

Foto: Rossana Lana

Em setembro de 2005, no Processo de Eleições Diretas (PED) do PT, Valter Pomar foi um dos candidatos à presidência do Diretório Nacional. Em meio à crise política que assolava alguns dos principais dirigentes políticos da legenda, o debate interno girava em torno das críticas à centralização das decisões, à falta de transparência e à adesão excessiva às medidas do governo federal.

Às vésperas do 3º Congresso Nacional do PT, de 31 de agosto a 2 de setembro, em São Paulo, o atual secretário de Relações Internacionais e dirigente da tendência Articulação de Esquerda fala, em entrevista a Fórum, das expectativas para o evento.

Para Pomar, uma das principais questões colocadas é reafirmar o caráter socialista do partido e “lembrar que o PT terá candidato em 2010”. Pomar comenta ainda sobre a tese apresentada pela Articulação de Esquerda “A esperança é Vermelha” e busca pela democracia interna.

Fórum – Após uma série de denúncias, que atingiram o PT em 2005, o ministro Tarso Genro foi um dos que capitanearam a idéia de “refundação” do partido. O 3º Congresso do PT vai permitir que o PT caminhe para a refundação?
Valter Pomar –
Não. O termo refundação tem múltiplas interpretações e se presta a tantos equívocos, que os próprios criadores dele abandonaram o seu uso.

Fórum – Quais são as principais teses do 3º Congresso?
Pomar –
Primeiro, reafirmar o caráter socialista do PT. Depois, atualizar o programa do PT para o Brasil, que não se confunde com os programas que apresentamos nas eleições. Precisamos também deixar claro que o PT defende o governo contra a oposição conservadora, mas também disputa rumos com os setores conservadores da coalizão que apóia o governo. Nesse sentido, queremos lembrar que o PT terá candidato a presidente em 2010. Vamos aprovar a campanha por uma reforma política, por meio de uma Constituinte exclusiva. Internamente, também precisamos democratizar a vida interna do Partido.

Fórum – Quais são as principais idéias da tese “A esperança é Vermelha”?
Pomar –
A defesa do PT como partido democrático, militante e de massas, capaz de governar o Brasil e lutar pelo socialismo. É a luta por um novo período na história do Brasil, que seja marcado por soberania nacional, democracia política e igualdade social.

Fórum – Na sua opinião, qual projeto “O Brasil que queremos” é o mais adequado?
Pomar –
A partir da síntese das 12 teses inscritas para o debate do 3º Congresso sairá o projeto “O Brasil que queremos”. O projeto terá que ser capaz de traduzir as bandeiras de soberania, democracia e igualdade, num programa de reformas estruturais: agrária, urbana, do setor financeiro, do Estado, da saúde e educação, de democratização da mídia e política, entre outras.



No artigo

1 comment

  1. Neyara

    Rogerio Chaves, vc. quis mesmo dizer “Brasil mais desigual“?

Comments are closed.


x