Resultado do plebiscito sobre leilão da Vale será entregue no dia 25

Apuração das mais de 35 mil urnas ocorre até a próxima semana. Novos atos estão programados para dia 24

200 0

Apuração das mais de 35 mil urnas ocorre até a próxima semana. Novos atos estão programados para dia 24

Por Adital

O terceiro Plebiscito Popular da história do Brasil, sobre a nulidade do leilão da Companhia Vale do Rio Doce (CVRD) terminou no último domingo com a vitória do conhecimento e da informação. Os nove dias de votação, mais os meses de preparação, possibilitaram que o povo pudesse se mobilizar e debater o tema. No próximo dia 25 de setembro, os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, e o Superior Tribunal de Justiça receberão, em Brasília, o resultado do plebiscito.

Cerca de 80 mil pessoas estiveram envolvidas no processo como multiplicadoras, debatedoras e mesárias. O alcance dessa mobilização permitiu que entre 35 e 40 mil urnas fossem espalhadas nos 27 Estados brasileiros para o recolhimento de votos.

A expectativa dos organizadores é que mais de seis milhões de pessoas tenham exposto, através do voto, sua opinião sobre a privatização da Vale, e também sobre: o alto preço da energia, a reforma da previdência e o pagamento das dívidas interna e externa.

Até esta sexta-feira, 14, os municípios devem finalizar a contagem de votos e repassar os números para os Comitês Estaduais. Estes enviarão os dados para que o Comitê Nacional elabore o relatório com os resultados finais do Plebiscito.

O objetivo do Comitê é fazer uma grande divulgação dos dados finais na manhã da terça-feira, 25. À tarde, integrantes das entidades se dividirão em comissões para levá-los aos três poderes e ao Superior Tribunal de Justiça (STJ).

No dia anterior, segunda-feira, 24, membros dos 64 movimentos e organizações que participam da iniciativa se reunirão na sede da Central Única dos Trabalhadores (CUT) para avaliar o processo do Plebiscito e preparar o entrega dos resultados. Em Belo Horizonte, no Rio de Janeiro e em Belém também estão sendo programados atos sobre a Vale para o dia 24.

Adital 



No artigo

x