2º Encontro dos Povos das Florestas terá Espaço da Juventude

Plantar conhecimento para fazer reencontrar o destino das florestas brasileiras com o coração esperançoso dos e das que lutam e trabalham pela continuidade da vida no nosso planeta terra‘‘ é um dos objetivos do 2º Encontro dos Povos das Florestas

311 0

Plantar conhecimento para fazer reencontrar o destino das florestas brasileiras com o coração esperançoso dos e das que lutam e trabalham pela continuidade da vida no nosso planeta terra‘‘ é um dos objetivos do 2º Encontro dos Povos das Florestas que vai acontecer no Centro de Convenções Ulisses Guimarães, em Brasília de 18 a 23 de setembro. Um acampamento de Juventude no Zoológico de Brasília também será realizado durante o evento.

Por Vermelho

O encontro também vai discutir como ‘‘gerar diálogos entre nossas gentes, nossas sociedades, nossas empresas e nossos governos para fazer crescer o fio d’água que haverá de reinventar as vertentes de um modelo de desenvolvimento socialmente justo, economicamente viável e ambientalmente sustentável‘‘.
A busca por ‘‘ampliar alianças para fazer brotar na Amazônia, Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica, Pampas e no Pantanal – no que sobra de florestas no chão do Brasil – uma geografia da razão voltada para manter vivas as nossas florestas para as gerações presentes e futuras‘‘ será outra questão abordada pelo encontro.
O Encontro é organizado pela Aliança dos Povos da Floresta e nesta segunda edição a grande novidade será o Acampamento de Juventude. As inscrições para participar do encontro podem ser feitas pela internet (enderço ao final da matéria) .

Acampamento de Juventude
A organização geral do acampamento é da Renaju (Rede Nacional de Organizações, Grupos e Movimentos de Juventude). No entanto muitas outras organizações, redes e movimentos de juventude estão assumindo outras atividades na organização.
O acampamento ficará no Jardim Zoológico de Brasília (Avenida das Nações, Via L4 Sul, Brasília, Distrito Federal, próximo ao Park Shopping). Tel.: (61) 3345.3622. Para participar basta fazer o credenciamento pelo e-mail contato@renaju.org.br. Entidades poderão organizae sua própria caravana.
Todos os finais de tarde e noite abrigarão um ampla programação do acampamento, que passará por: Sarau Cultural das Florestas (diálogo cultural e celebração artística da diversidade por meio do misturalismo); Rodas de diálogos (Conversas temáticas); Oficinas Livres (Quem sabe faz ao vivo!); Círculos de Histórias (Troca de saberes e conhecimento via história de vida com metodologia do movimento Um Milhão de História de Vida de Jovens); Rádio Juventudes das Florestas (Utilidade pública e difusão de idéias); Conferência Livre de Juventude (construção de propostas e ações para melhora das políticas públicas – auditório centro de convenções).
A organização avisa que barraca de camping é fundamental para o evento. O camping que sediará o acampamento terá segurança 24 horas e entrada limitada para pessoas credenciadas e identificadas, banheiros, água potável e infra-estrutura para convivência social. Haverá venda de comidas saudáveis com preços populares tanto no centro de convenções quanto no acampamento. Não será vendida bebida alcoólica no local.

Histórico
A Aliança dos Povos da Floresta nasceu há quase 20 anos, em 1987, no Acre, como resultado da união dos povos indígenas com as lideranças das comunidades extrativistas da Amazônia Brasileira. Depois de muitas lutas em separado, a aliança compreendeu a importância de somar esforços em defesa da preservação da floresta amazônica, sobretudo para as gerações futuras.
Atualmente, a Aliança dos Povos da Floresta retoma sua caminhada histórica sob a coordenação colegiada de três das maiores redes sociais do Brasil e da Amazônia: a Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (COIAB); o Conselho nacional dos Seringueiros (CNS), organização berço de Chico Mendes; e o grupo de Trabalho Amazônico (GTA). Juntas, essas três entidades representam mais de 1.100 organizações e movimentos sociais da Amazônia e das demais florestas brasileiras.
A aliança tem o prazer de convocar os cidadãos e as cidadãs do bem, as instituições, organizações e entidades da cooperação nacional e internacional, o setor público, a iniciativa privada, o terceiro setor e os movimentos sociais para participar deste grande fórum de construção de um futuro melhor para as florestas brasileiras: o 2º Encontro Nacional dos Povos das Florestas.

Confira a programação
2° ENCONTRO NACIONAL DOS POVOS DAS FLORESTAS
Brasília, 18 a 23 de setembro de 2007
Quarta-Feira, 19 de Setembro
http://www.povosdasflorestas.org.br/



No artigo

x