Contee debate a Conferência Nacional de Comunicação

A democratização da mídia e as propostas da sociedade brasileira para a Conferência Nacional de Comunicação estão entre os temas que serão debatidos no Seminário de Comunicação da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino (Contee)

177 0

A democratização da mídia e as propostas da sociedade brasileira para a Conferência Nacional de Comunicação estão entre os temas que serão debatidos no Seminário de Comunicação da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino (Contee)

Por Redação

A democratização da mídia e as propostas da sociedade brasileira para a Conferência Nacional de Comunicação estão entre os temas a serem debatidos no Seminário de Comunicação da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino (Contee), que acontecerá nos dias 28 e 29 de maio de 2009, em São Paulo (SP). As inscrições são gratuitas e estão abertas no portal da entidade (clique aqui) até sexta-feira (22).
Tendo como tema central “a democratização dos meios de comunicação e o movimento sindical”, a atividade tem o objetivo de promover o debate sobre a importância da comunicação na sociedade, em especial nas entidades sindicais, abordando conceitualmente o papel da mídia contemporânea — suas peculiaridades e possibilidades.
Além disso, o seminário pretende contribuir e integrar as discussões sobre democratização dos meios de comunicação, articulando-se com os principais atores envolvidos no processo de conConferência Nacional de Comunicação — prevista para início de dezembro de 2009.
“O seminário será também um espaço para estreitar as relações com os diretores e assessores de comunicação das entidades filiadas à confederação”, Maria Clotilde Lemos Petta, secretária de Comunicação Social da Contee e coordenadora da atividade. Entre os objetivos da atividade, ela cita ainda “refletir sobre as estratégias de comunicação adotadas, bem como divulgar as iniciativas bem-sucedidas — a fim de reconhecer os bons trabalhos e estimular continuidade deles”.  será composto por mesas de debates com convidadosenvolvidos diretamente com o conteúdo proposto para discussão, seguidas de intervenções da plenária com objetivo de esclarecer dúvidas e aprofundar os assuntos. Entre os temas a serem debatidos estão: o papel da mídia na atualidade, a internet como instrumento de mídia livre, a comunicação nas entidades sindicais: desafios e oportunidades, bem como um painel especial que tratará das propostas da sociedade brasileira para a Conferência Nacional de Comunicação.
Haverá ainda uma exposição com os principais materiais de comunicação produzidos pelas entidades de base da Contee, que apresentarão seu trabalho exibindo jornais, revistas, panfletos, cartazes, materiais de Campanha, trabalhos acadêmicos, vídeos, documentários, sites, entre outros. A abertura da exposição será também uma oportunidade de confraternização entre os participantes do seminário, com um coquetel informal e música ao vivo.

Seminário de Comunicação da Contee – “A democratização dos meios de comunicação e o movimento sindical”
Data: 28 e 29 de maio de 2009
Local: Hotel San Raphael – Largo do Arouche, 150 – Centro – São Paulo (SP)
Inscrições: No Portal da CONTEE (www.contee.org.br)
Informações: (61) 3226 1278 (com Patrícia) e contee@contee.org.br

PROGRAMAÇÃO

28/05/2009 (quinta-feira)

9h – Credenciamento

9h30 – Abertura (Madalena Guasco Peixoto – coordenadora Geral da Contee)

10h – Mesa 1: “O papel da mídia na atualidade”. Convidados: Venício de Lima (sociólogo, jornalista e professor da UnB) e Renato Rovai (editor da Revista Fórum)

13h – Almoço

14h30 – Mesa 2: “A internet como instrumento de mídia livre”. Convidados: Sergio Amadeu da Silveira (representante do Movimento Internet livre/ professor da pós-graduação da Faculdade Cásper Líbero) e Luiz Carlos Azenha (jornalista e autor do blog Vi o Mundo).

16h30 – Coffee Break

18h – Painel: “As propostas da sociedade brasileira para a Conferência Nacional de Comunicação”. Convidados: Florestan Fernandes Jr. (gerente executivo de Jornalismo da TV Brasil – EBC), João Brant (coordenador do Coletivo Intervozes) e José Carlos Torves (diretor da Federação Nacional dos Jornalistas – Fenaj).

20h – Abertura da Exposição (coquetel). Confraternização com música ao vivo para abertura e visitação da exposição montada com os materiais de comunicação produzidos pelas entidades sindicais filiadas à Contee.

29/05/2009 (sexta-feira)

9h – Mesa 3: “A comunicação nas entidades sindicais: desafios e oportunidades”. Convidados: Altamiro Borges (secretário de Comunicação do PCdoB), Clomar Porto (coordenador de Comunicação do Sindicato dos Metalúrgicos de Caxias do Sul), Vito Gianotti (coordenador do Núcleo Piratininga de Comunicação) e Maria Clotilde Lemos Petta (secretária de Comunicação Social da Contee)

11h – Relato do trabalho de comunicação de entidades convidadas

12h30 – Encerramento/ Almoço

Por Vermelho.



No artigo

x