Sistema financeiro em debate

Por Redação No próximo dia 10, será lançado o livro Sistema Financeiro e Desenvolvimento no Brasil, de autoria de Luiz Cláudio Marcolino e Ricardo Carneiro, numa parceria do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco...

200 1

Por Redação

No próximo dia 10, será lançado o livro Sistema Financeiro e Desenvolvimento no Brasil, de autoria de Luiz Cláudio Marcolino e Ricardo Carneiro, numa parceria do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região e o Centro de Estudos de Conjuntura e Política Econômica da Universidade Estadual de Campinas (Cecon-Unicamp). O lançamento será em seminário no qual ocorrerão debates sobre os temas com a presença de especialistas, do deputado federal Ricardo Berzoini, e do presidente do Sindicato.

Para falar um pouco sobre o conteúdo do livro, Fórum entrevistou o presidente do sindicato, Luiz Cláudio Marcolino:

Importância da obra
Desde 1992, o Sindicato tem discutido a mudança do sistema financeiro nacional. Entre outros pontos, a questão do crédito para o desenvolvimento, da ampliação do Conselho Monetário Nacional, reforma tributária, reforma sindical. Vários debates foram feitos também no Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social da Presidência da República, do qual fiz parte. São propostas que devem ser discutidas por toda a sociedade. E o livro é importante para fomentar essa discussão sobre o que queremos para o futuro do país.

Crédito para o desenvolvimento
Você vive hoje num país que, mesmo com a redução da taxa de juros, ainda não há volume de crédito suficiente e barato para alavancar o desenvolvimento. Os bancos têm responsabilidade nessa ampliação, e o livro faz justamente o debate dessa questão e de alternativas como o microcrédito, o crédito direcionado etc..

Sistema financeiro
Falamos também do processo da automação do sistema financeiro, da sua produtividade, das metas abusivas a que os bancários são submetidos, das altas taxas cobradas dos clientes, do processo de terceirização e da necessidade de controle do fluxo de capital especulativo, para que o Brasil não venha passar pelo que vêm sofrendo a Europa e os Estados Unidos na crise financeira mundial.

Serviço:
Seminário “Sistema Financeiro e Desenvolvimento no Brasil”

10 de maio, das 9h às 17h

Hotel Novotel Jaraguá – Rua Martins Fontes, 71, Centro, São Paulo

Inscrições pelo telefone (11) 3188-5208, ou pelo site www.spbancarios.com.br



No artigo

1 comment

  1. Artur

    O neoliberalismo está em cheque mate e esse livro vei em uma hora oportuna justamente agora com um crise grave na Europa e no mundo dito desenvolvido!!!

Comments are closed.


x