Porto Alegre: uma cidade compartilhada

Rede social já tem mais de 2 mil seguidores Imagine um site onde é possível discutir os problemas da...

243 0
Rede social já tem mais de 2 mil seguidores

Imagine um site onde é possível discutir os problemas da sua cidade, de forma colaborativa e com uma interface atraente. Assim acontece no www.portoalegre.cc. O projeto adota o conceito de Wikicidade e foi criado dentro do curso de comunicação digital da Universidade do Vale do Rio dos Sinos – Unisinos.  “Toda a ação terá como pilares conceituais a geração de conhecimento de forma aberta, colaborativa e emergente, abrindo a edição do site aos usuários – da mesma forma que ocorre hoje com o Wikipedia, uma das maiores referências em termos de conhecimento aberto e colaborativo no mundo e que não possui um dono”, explica Hélio Paz, professor da Unisinos, que apresentou o projeto no I Encontro de Blogueiros Progressistas de SP.

Hélio concedeu uma entrevista para a Fórum, que será publicada na edição de maio, onde ele explica como essa rede pode mapear informações e sentimentos acerca da cidade para reforçar consensos e auxiliar que governos, iniciativa privada, terceiro setor e universidades contribuam de melhor forma na solução de problemas. Segundo ele, “o projeto está relacionado com a capacidade de cada cidadão alimentar um banco de dados com informações que serão discutidas, divulgadas em outros fóruns para públicos que fazem parte de diversas outras redes sociais e espalhar a ideia”.

Em 12 semanas, o site já possui mais de 2 mil seguidores, que criaram um perfil na rede social.  “O tempo médio de navegação nas páginas da plataforma digital foi de 13 minutos – enquanto essa média, em sites de notícias, não ultrapassa os 45 segundos”, compara.

Na entrevista, Hélio ainda explica a relação do projeto com o Ubuntu e como o espaço virtual pode contribuir com o engajamento dos moradores da cidade off-line. É uma ideia que pode ser usada em outros municípios.



No artigo

x