Quando os rios dão lugar aos carros

A velocidade média do trânsito de São Paulo é de 15 km/h. O transporte é um problema crônico, levando os 20 milhões de habitantes da região metropolitana que se deslocam cotidianamente a gastarem horas...

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A velocidade média do trânsito de São Paulo é de 15 km/h. O transporte é um problema crônico, levando os 20 milhões de habitantes da região metropolitana que se deslocam cotidianamente a gastarem horas fechados dentro de um carro ou amassados no transporte público. Essa situação já é conhecida. Mas o que poucas pessoas sabem é como as águas dos rios da cidade deram espaço aos carros.

Essa história é contada no documentário Entre Rios. Em pouco mais de 20 minutos, o vídeo narra como a São Paulo de Piratininga, que nasceu entre os Rios Tamanduateí e Anhangabaú, transformou-se num lugar onde a população não nota a existência de qualquer água corrente. Todos os rios foram canalizados. Hoje 7 milhões de automóveis circulam sobre córregos. “A urbanização foi tão violenta que ocupou o lugar dos rios. Fomos nós que criamos as enchentes”, diz a professora do Departamento de Geografia da USP, Odette Seabra, no filme.

Mais do que darem lugar aos carros, os rios tornaram-se canais de escoamento de água e esgoto. Tudo isso está ligado a decisões políticas que vêm priorizando um urbanismo rodoviarista. Desde quando optou-se pelo projeto de Prestes Maia, prefeito de 1938 a 1945, em detrimento da proposta do engenheiro Francisco Saturnino de Brito, que pretendia garantir a integridade da várzea do Rio Tietê.

Mas como afirma outro entrevistado de Entre Rios, o professor da FAU/USP, Alexandre Delijaicov, felizmente a cidade é “uma obra de arte aberta e inconclusa”. Quem sabe ainda dê para mudar essa realidade.

Veja abaixo o documentário Entre Rios, realizado em 2009 como trabalho de conclusão de Caio Silva Ferraz, Luana de Abreu e Joana Scarpelini no curso em Bacharelado em Audiovisual no SENAC-SP.



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8 comments

  1. Bosco Responder

    Um filme desmistificador, educativo. Uma pesquisa fabulosa.

  2. Chico Doido Responder

    São Paulo é resultado da política que não investe em metrô ou saneamento básico , pois obra que não aparece não rende votos .

  3. Elizabeth Castellão Martins Responder

    Muito bom o vídeo. E as pessoas que aparecem são super competentes, como exemplo a geógrafa Odete Seabra. Conheço seus trabalhos. Trabalho com Estudo do Meio na formação de professores e o vídeo contribuirá muito. Parabéns à equipe. 09/06/2011

  4. Moyses Abbud Responder

    Moro em BH. A cidade era cortada por rios e ribeirões que hoje são pistas para o tráfego intenso da cidade. Até a década de 40 o Arrudas era piscoso! Hoje é um esgoto sob uma enorme pista de asfalto a que chamam Boulevard.Até onde iremos?

  5. Dado Responder

    Muito bom o documentário !
    Repassei-o para todos da minha lista de e mails
    Parabéns a toda equipe
    Dado

    1. bia Responder

      adorei o comentarioDado

  6. bia Responder

    muito bom me ajudou bastante tomara que eu receba dez

  7. walace Responder

    PARABÉNS. OBRA SENSACIONAL!!!!