7ª Feira de EcoSol do Mercosul acontece neste final de semana

Começa amanhã a 7ª Feira de Economia Solidária do Mercosul (EcoSol) e a 18ª Feira Estadual do Cooperativismo (Feicoop), em Santa Maria, no Rio Grande do Sul. Entre os dias 8 e 10 de...

313 0

Começa amanhã a 7ª Feira de Economia Solidária do Mercosul (EcoSol) e a 18ª Feira Estadual do Cooperativismo (Feicoop), em Santa Maria, no Rio Grande do Sul. Entre os dias 8 e 10 de julho, a cidade vai reunir diversos empreendimentos solidários, organizações, pastorais e movimentos populares. Ao mesmo tempo, acontecem também o 7º Seminário Latino-Americano com o tema “Educação e Economia Solidária na América Latina” e o Encontro Nacional da Economia Feminista.

Desde 1994, são realizados eventos sobre cooperativismo e economia solidária em Santa Maria, o que já rendeu à cidade o título de “capital da economia solidária”. Na programação há debates sobre os transgênicos e direito da produção de sementes pelos próprios agricultores. Haverá também a mobilização e coleta de assinaturas pela aprovação do Projeto de Lei de Iniciativa Popular de Política Nacional de Economia Solidária.

Está em discussão na Câmara Federal o PL 865/2011, que prevê a transferência da Secretaria Nacional de Economia Solidária do Ministério do Trabalho e Emprego para a nova Secretaria Nacional de Micro e Pequena Empresa. Mas as entidades ligadas à economia solidária ressaltam que são duas coisas totalmente diferentes. “A primeira, a economia solidária, é baseada no associativismo, na cooperação e na solidariedade do trabalho coletivo e autogestionário, a fim de promover um desenvolvimento sustentável e socialmente justo; a iniciativa econômica das micro e pequenas empresas é para a promoção e qualificação do empreendedorismo individual, para viabilizar a inserção dos micro e pequenos empresários na economia de mercado”, diz nota do Fórum Brasileiro de Economia Solidária.

Leia matéria sobre o cooperativismo na região da Serra Gaúcha

 



No artigo

x