Consenso de Porto Alegre

O objetivo principal desta terceira edição do FSM é construir uma carta mais clara de propostas. Uma antítese ao programa neoliberal imposto ao mundo pelos organismos internacionais. Em outras palavras, o avesso do Consenso...

578 0

O objetivo principal desta terceira edição do FSM é construir uma carta mais clara de propostas. Uma antítese ao programa neoliberal imposto ao mundo pelos organismos internacionais. Em outras palavras, o avesso do Consenso de Washington

Por Anselmo Massad

 

O FSM 3 que ocorrerá entre os dias 23 e 28 de janeiro, novamente em Porto Alegre (RS), deve ter público ainda maior que o das edições anteriores. Em 2001, foram cerca de 20 mil participantes. Pulando para mais de 50 mil na última edição. “Acredito que, agora, devam vir umas 80 mil pessoas”, aposta Maria Luisa Mendonça, diretora da Rede Social de Justiça e Direitos Humanos, uma das entidades que compõem a Secretaria do Fórum. Para ter uma idéia, desde o começo de novembro todos os hotéis de Porto Alegre estavam lotados.
Para Marcos José Pereira da Silva, assistente da direção da Abong (Associação Brasileira de ONGs), o Fórum vem-se consolidando como espaço para a troca de idéias e experiências. “A primeira edição veio para mostrar que outro mundo é possível sim e que muita gente pensa e busca construir uma sociedade mais justa e democrática, pautada por valores humanos. No segundo, a busca foi começar a propor e discutir alternativas para os diferentes setores. Agora, em 2003, queremos pensar em estratégias baseadas em alternativas de políticas públicas inovadoras para construir esse outro mundo possível”, explica.
Além das conferências, seminários, oficinas e testemunhos, o FSM 3 contará com grandes painéis em que os movimentos sociais poderão mostrar suas experiências. Assim, segundo o sociólogo Emir Sader, as conferências ficarão mais voltadas para a reflexão e proposição efetiva de alternativas (veja entrevista ao lado). A confirmação das personalidades em cada atividade deve acontecer nos primeiros dias de 2003. Um dos nomes cogitados é o de Nelson Mandela. Eduardo Galeano, destaque da primeira edição, também deve participar. Para os grandes eventos e as conferências deve ser usado o ginásio do Gigantinho, do Internacional, com capacidade para 15 mil pessoas.
Sobre o convite da organização feito ao presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, Marcos José Pereira explica que até o ano passado, a participação de autoridades era concentrada em dois eventos complementares, o Fórum de Autoridades Locais e o Fórum Parlamentar Mundial. “O presidente Lula foi convidado por ter participado como delegado nos dois primeiros anos e pela grande afinidade com os ideais de um outro mundo possível. Mas a forma de participação dele ainda não foi definida”, explica.
Lula foi também convidado para participar do Fórum Econômico Mundial, que desde o ano passado está acontecendo em Nova York. Assessores do novo presidente garantem, em off, que ele estará em Porto Alegre.

Educação
Se o objetivo é construir um outro mundo, a discussão passa pela educação. Por isso, em outubro de 2001 foi realizado o primeiro Fórum Mundial de Educação, que terá sua segunda edição de 19 a 22 de janeiro, antes do FSM 3. A programação está disponível no sítio oficial do evento. Confirmados, entre muitos outros,Steve Stoer (Portugal), Bernard Charlot (França), Moacir Gadotti (Brasil), Pierre Fonkoua (Camarões) e Martha Maffei (Argentina).

Uma cidade temporária
Para abrigar boa parte dos visitantes – de dentro e fora do país – desde o Fórum de 2001 foi organizado o Acampamento da Juventude. Todo o Parque da Harmonia deverá ser ocupado pelas 30 mil pessoas esperadas. O salto em relação ao ano passado (quando acamparam cerca de 15 mil pessoas) devese, segundo os organizadores, ao melhor planejamento e à proximidade junto ao Comitê do FSM.

O Acampamento começa a funcionar no dia 19 e vai até 28 de janeiro. Nesse período, haverá programação paralela ao Fórum Mundial de Educação e ao FSM, o que inclui uma série de palestras, oficinas e shows.

Programação de eventos
Fórum Social Mundial
23 a 28 de janeiro
www.forumsocialmundial.org.br

Fórum Mundial de Educação
19 a 22 de janeiro
www.forummundialdeeducacao.com.br

Fórum Mundial de Juízes
20 a 22 de janeiro
www.forummundialdejuizes.org.br

Forumzinho Social Mundial
23 a 28 de janeiro
www.forumzinho.org.br

Acampamento Intercontinental da Juventude
19 a 28 de janeiro
www.juventudefsm.org



No artigo

x