Diálogos na fila do juízo final

Crônica Por José Roberto Torero   Poucos se dão conta e a igreja evita tocar no assunto, mas a fila do Juízo Final será um dos acontecimentos...

291 1

Crônica

Por José Roberto Torero

 

Poucos se dão conta e a igreja evita tocar no assunto, mas a fila do Juízo Final será um dos acontecimentos mais traumatizantes da história. Outro dia, nesta mesma Fórum, abordei o assunto revelando o encontro entre Bush e Bin Laden. Sei que a sabedoria do criador é infinita, mas os problemas parecem-me inevitáveis e um dos maiores será decidir a ordem desta fila. Quem será o primeiro e o último? A ordem será por data de nascimento ou de falecimento? Longe de querer ofender, quero antes contribuir com o Senhor através de uma humilde sugestão: dispor a humanidade por ordem alfabética, um método já conhecido e aceito pacificamente por todos nós, a não ser pelos Zenons.

Mas eis que estamos na tal fila e o israelense Jacob e o palestino Jazbek se encontram:

Jacob: Você, Jazbeck!?

Jazbeck: Você, Jacob?!

Jacob: O Julgamento Final é para todos.

Jazbeck: Mas aposto que não vamos para o mesmo lugar.

Jacob: Ainda bem. Eu nunca quis você perto de mim. Desde 1948, quando a ONU finalmente criou Israel, é que eu tenho que aturá-lo!

Jazbeck: Se você queria distância, por que invadiu a Cisjordânia?

Jacob: Quem mandou vocês árabes não aceitarem a criação de Israel?

Jazbeck: Nós aceitamos. Lembra daquele encontro em Oslo, em 1993? O Rabin e o Arafat acertaram tudo. Até ganharam o prêmio Nobel!

Jacob: O Rabin trabalhou em segredo, sem consultar as bases. Assim não vale.

Jazbeck: Não vale é matar o coitado. Aquele israelense de direita que assassinou o Rabin pôs tudo a perder. Ele e Sharon.

Jacob: O que a Sharon Stone tem a ver com isso?

Jazbeck: Você sabe do que eu estou falando. Quem mandou o Ariel Sharon ir até a Esplanada das Mesquitas? É claro que isso foi uma provocação. Nós tínhamos que revidar.

Jacob: Provocação foi vocês que não respeitaram o Yom Kipur!

Jazbeck: Vocês matam crianças! Lembra daquele menino que morreu enquanto as câmeras filmavam tudo?

Jacob: Vocês destruíram a Tumba de José!

Jazbeck: Vocês mandaram helicópteros com mísseis!

Jacob: Vocês tinham linchado dois soldados israelenses!

Jazbeck: Vocês mantêm o Arafat preso!

Jacob: E antes vocês mataram nosso ministro do Turismo!

Jazbeck: É guerra o que você quer?

Antes que Jacob respondesse, o Juiz Supremo chamou os dois para dizer seu veredito. Tanto Jacob quanto Jazbeck acreditavam estar com a razão e, por isso, não se mostravam muito preocupados com o que lhes poderia acontecer. Por isso a decisão divina caiu como uma bomba para eles: “Vocês vão para o inferno!”

Então um alçapão se abriu e ambos caíram até as profundezas.

Chegando lá, o diabo os recebeu calorosamente. Mostrou as acomodações, o aquecimento central e deixou os dois à vontade. Mas mal ele se afastou e tudo recomeçou:

Jacob: O lugar perto da lareira é meu!

Jazbeck: Não vem, não. Eu vi primeiro.



No artigo

1 comment

  1. Jeová Ferreir Responder

    A cronica do Juizo Final está ótima. Os inimigos que desejarem reparar seus erros ou entrar em guarda para novos confrontos são exilados novamente para o planeta Terra. Dentro de alguns bilhões de anos eles se entenderão. De Jesus Cristo: «Se não nascerem de novo, não verão o reino dos Céus!».


x