Outros toques

Dicas culturais Por   Chiapas  Reunindo artigos e reportagens de 1994 a 2000 publicados no jornal mexicano La Jornada, o livro Chiapas: Construindo a Esperança é um...

401 0

Dicas culturais

Por

 

Chiapas 
Reunindo artigos e reportagens de 1994 a 2000 publicados no jornal mexicano La Jornada, o livro Chiapas: Construindo a Esperança é um interessante documento da história do Exército Zapatista de Libertação Nacional (EZLN) e de sua luta. Com textos de José Saramago, Antonio Candido, José de Souza Martins e Pedro Casaldaglia, a obra mostra a situação de Chiapas, a realidade da maioria indígena e o lado político do Exército Zapatista.

Chiapas: Construindo a Esperança, de Ariovaldo Umbelino de Oliveira e Alejandro Buenrostro Y Arellano (orgs.). Ed. Paz e Terra. 381 páginas, R$ 30,00

Rock mexicano
A banda mexicana Maná passou pelo Brasil no final de agosto para lançar o disco Revolución de Amor. O rock mexicano cheio de influências de ritmos latinos e até africanos marca o sétimo disco da banda. A temática varia muito, indo da luta do movimento zapatista até o preconceito sofrido por imigrantes mexicanos que tentam ganhar a vida nos EUA, passando por canções de amor.
A tentativa de conscientizar com a música tem um alvo especial, o meio ambiente. Em 1995, os integrantes do Maná fundaram uma ONG chamada Selva Negra que tem dois objetivos principais, o plantio de árvores em regiões urbanas e a preservação de tartarugas marinhas. Além disso, a ONG participa de diversas ações em parceria com entidades internacionais, como Greenpeace e a Anistia Internacional.
Os mexicanos ganharam especial destaque em dois momentos diferentes. Primeiro em 1999, com música Corazón Espinado, gravada junto de Carlos Santana. Antes disso, a banda teve grande repercussão com a música Cuando Los Angeles Lloran, de 1995. A canção é uma homenagem a Chico Mendes. “Quando recebemos as notícias de Chico Mendes, tivemos a impressão de que ele era um anjo na terra”, lembra Fher vocalista e guitarrista da banda. “As informações que conseguimos depois, na embaixada brasileira no México, só reforçaram essa idéia. Fizemos a música para denunciar o complô de posseiros que resultou no assassinato dele”, completa.

Revolución de Amor
Warner Music
www.mana.com.mx. Sítio com informações sobre a banda, turnês, discografia etc.
www.serranegra.org. Sítio da Ong comandada pela banda

Revista Política Externa Nunca foi tão importante conhecer a situação política internacional como em nossos dias. Ainda mais depois da deflagração da Guerra Contra o Terror de George W. Bush que, na busca de novos inimigos, deixa países e atitudes sob observação.
Num contexto como esse, cresce ainda mais a importância de uma revista como a Política Externa. Produzida pela editora Paz e Terra, com apoio do Grupo de Conjuntura Internacional da USP (Gacint) e do Instituto de Estudos Econômicos Internacionais (IEEI), a publicação abre espaço para artigos de especialistas nacionais e estrangeiros sobre os mais urgentes temas de relações internacionais. Traz ainda excelente seção de resenhas de livros e revistas voltadas para a área.

Revista Política Externa.
Ed. Paz e Terra, R$ 10,00
www.politicaexterna.com.br

Fórum Mundial de Educação
Também já estão abertas as inscrições para o 2° Fórum Mundial de Educação, que ocorrerá alguns dias antes do FSM, de 19 a 22 de janeiro. As inscrições são feitas exclusivamente pela internet. Em outubro, o custo é de 50 reais, que será reajustado a cada dois meses. Em novembro e dezembro a taxa será de 60 reais e, em janeiro de 2003, 80 reais. O pagamento pode ser feito em qualquer agência bancária. Para os participantes que residem no exterior, as inscrições também são feitas pela internet, porém o pagamento ocorrerá no credenciamento, com o valor de janeiro, acrescido de taxas bancárias. Estudantes e educadores populares terão o subsídio de 50% na taxa de inscrição, mas devem comprovar sua opção no ato do credenciamento.

Programação disponível em www.forummundialdeeducacao.com.br

Comunicação ou solidão? Cada vez mais as pessoas se deslumbram com as novas possibilidades de comunicação. As novas tecnologias e a internet permitem que possamos interagir de diversas formas com pessoas do mundo inteiro, conforme interesses específicos. Mas será que isso realmente melhorou a comunicação humana? Estamos de fato mais próximos ou estamos apenas descobrindo novas formas de solidão?
Essas questões são o tema central de O Espelho e a Máscara – O Enigma da Comunicação no Meio do Caminho, primeiro livro de uma trilogia sobre Comunicação, obra de Ciro Marcondes Filho, professor da Escola de Comunicações e Artes da USP. No livro, são discutidas as novas relações entre homem e tecnologia, abrangendo amplas áreas do conhecimento, como filosofia da linguagem, psicanálise e teoria da comunicação.

O Espelho e a Máscara – O Enigma da Comunicação no Meio do Caminho, de Ciro Marcondes Filho.
Discurso Editorial e Editora Unijuí
www.discurso.com.br
www.eca.usp.br/nucleos/filocom

Fórum Social Mundial III Já estão definidas as diretrizes para a realização do III Fórum Social Mundial, entre os dias 23 e 28 de janeiro de 2003, em Porto Alegre. O Comitê Internacional do FSM, que organizou as outras duas edições, já definiu os eixos temáticos que orientarão as discussões. Serão cinco eixos temáticos, divididos em diversos subtemas a serem abordados em conferências, seminários, oficinas e painéis do Fórum. Os eixos são Desenvolvimento democrático e sustentável, Princípios e valores, direitos humanos, diversidade e igualdade, Mídia, cultura e contra-hegemonia, Poder político, sociedade civil e democracia, Ordem mundial democrática, combate à militarização e promoção da paz.
O comitê está trabalhando também para acompanhar e articular as diversas iniciativas de Fóruns Sociais regionais que estão ocorrendo por todo o mundo. Já foi realizado o Fórum Social Temático sobre a Crise Argentina, em Buenos Aires. Estão previstos, ainda, o Fórum Social Europeu, em Florença, na Itália, de 7 a 10 de novembro, o Fórum Social Asiático, em Hyderabad, na Índia, de 2 a 7 de janeiro de 2003, o II Fórum Social Temático Panamazonico, em Belém do Pará, de 16 a 19 de janeiro de 2003, e o Fórum
Social Temático sobre a Palestina, ainda sem data e local definidos.
As inscrições de oficinas e de delegados já estão abertas e podem ser feitas pelo sítio www.forumsocialmundial.org.br



No artigo

x