A culpa é das vitimas?

Editorial Por   É um absurdo que esses marginais não possam ser presos! Com 16 anos já se sabe muito bem o que é certo ou errado”....

186 0

Editorial

Por

 

É um absurdo que esses marginais não possam ser presos! Com 16 anos já se sabe muito bem o que é certo ou errado”. Esse tipo de pérola sociológica é bastante comum nos programas policiais que fazem da desgraça humana seu principal espetáculo, mas de fato reflete o pensamento de boa parte da opinião pública brasileira. Para muitos, os adolescentes brasileiros não precisam de educação, emprego, apoio ou assistência; precisam de cadeia. E é com esse tipo de filosofia que são produzidas casas de horror como a Febem e chacinas que, de tão comuns, já não despertam mais a atenção da grande mídia.

É dessa juventude que Fórum trata nesta edição. Uma reportagem especial mostra um cotidiano que muitos conhecem, mas outros sequer imaginam. São realidades de garotos e garotas que não têm nenhum tipo de apoio do Estado, estrutura familiar e ainda enfrentam no dia-a-dia o olhar preconceituoso de uma sociedade que finge não ter nada a ver com isso. Jovens que pagam pelo que não fizeram e reivindicam direitos que lhe são negados desde o nascimento.

Essa edição aborda também um movimento que vem crescendo e se torna uma opção concreta para incluir socialmente parte significativa da população. A formação da Rede de Tecnologia Social (RTS) deve marcar não só um novo tipo de relação entre o governo e o Terceiro Setor, mas também possibilitará uma importante troca de experiências entre diversas entidades, assegurando um incremento de qualidade na condução das políticas sociais brasileiras. Algo não apenas necessário, mas urgente.



No artigo

x