A entrevista do mês e a opção de sempre

editorial de Setembro Por   Nada mais agradável do que, na edição comemorativa dos cinco anos de Fórum, poder encaminhar ao leitor o resultado de uma entrevista...

207 0

editorial de Setembro

Por

 

Nada mais agradável do que, na edição comemorativa dos cinco anos de Fórum, poder encaminhar ao leitor o resultado de uma entrevista com a mais importante intelectual de esquerda do país, a filósofa Marilena Chauí. Foram três horas de uma conversa que teve por objetivo principal fazer com que a entrevistada tratasse de questões mais conjunturais da vida política do Brasil do que de tantos outros temas que ela poderia abordar com enorme sapiência e autoridade.
O julgamento do resultado dessa decisão poderá ser realizado pelo leitor em oito páginas, algo pouco comum na história de Fórum que em geral dedica de quatro a seis páginas para suas entrevistas. O toque da conversa com Marilena Chauí talvez também explique um pouco o projeto desta revista. Os temas ali abordados parecem comuns, mas muito mais porque não se tenta vesti-los de uma complexidade desnecessária do que pela sua real importância.
Desde o seu número 1, Fórum nunca deixou de abordar algo porque o julgasse distante de um certo senso comum ou porque a temática ainda fosse desconhecida. Ao mesmo tempo, ao apresentar essas questões sempre procurou fazê-lo com simplicidade e sem utilizar certo tipo de pedantismo jornalístico muito recorrente.
Também desde sempre, preferiu o debate sério e as reportagens fundamentadas a um certo tipo de jornalismo que na base da adjetivação chula prefere a confusão ao esclarecimento. E, infelizmente, à direita e à esquerda, isso é cada vez mais comum.
Imaginamos que o leitor que nos acompanha prefere isso. Esperamos que a cada aniversário, como vem acontecendo desde a primeira edição, possamos vir a comemorar com cada vez mais leitores nossas conquistas editoriais. Valeu, leitor.
Um atraso imprescindível
Fórum costuma chegar às bancas no começo da segunda semana de cada mês. Para que isso aconteça, entre os dias 25 e 27, a revista entra em gráfica. A próxima edição vai atrasar um pouco. Como a eleição acontece no dia 1 de outubro, vamos encaminhar o arquivo para a gráfica no dia 3/10. Mas, pode reservá-la nas bancas, vai valer a pena.



No artigo

x