Vitrine Solidária

Divulgação solidária: A revista Fórum dedica este espaço à divulgação de iniciativas ligadas à economia solidária. Se você participa ou promove algum tipo de empreendimento relacionado ao comércio justo e solidário, entre em contato...

202 0

Divulgação solidária: A revista Fórum dedica este espaço à divulgação de iniciativas ligadas à economia solidária. Se você participa ou promove algum tipo de empreendimento relacionado ao comércio justo e solidário, entre em contato conosco para divulgá-lo.

Por Daniele Próspero

 

Joalheria
Criatividade é a palavra-chave para o sucesso das jóias produzidas por jovens em São Paulo. No projeto Gente Jóia, desenvolvido na ONG Estação das Artes desde 2003, os adolescentes aprendem a desenvolver técnicas manuais de joalheria, passando por todo o sistema de confecção de jóias – criação, produção e venda –, e ainda conseguem gerar renda para suas famílias com a venda das peças em prata, como anéis, brincos, pulseiras, pingentes, entre outros.
Seis aprendizes atuam hoje no núcleo de produção e confeccionam produtos para serem comercializados em eventos e exposições. O grupo já produziu peças especiais para entidades, além de assegurar uma parceria com a Associação Mundaréu para a criação de outros produtos que foram incluídos em catálogos de brindes da organização. Segundo Regina Vilela, presidente da ONG, no Gente Jóia, os jovens se tornam profissionais autônomos e também atuam como multiplicadores, ampliando o núcleo de produção. Os produtos podem ser solicitados pelo e-mail: estacao.arte@uol.com.br ou pelo telefone: 11 6682 2677.

Univens
O trabalho voluntário ganhou força e hoje já chegam a 23 o número de profissionais que participam da Cooperativa Unidas Venceremos (Univens). Eles são responsáveis por uma parte da produção da Justa Trama, cadeia do algodão ecológico que envolve mais de 700 trabalhadores de vários estados brasileiros. A cooperativa já fez de tudo um pouco: costura, multimistura e serigrafia. Ao longo de dez anos de trabalho, ela conquistou diversas parcerias, participou de intercâmbios com organizações internacionais da área e lançou moda, como peças para o inverno que trazem aplicação das sementes em cores diversificadas e cordões.
Os preços das camisetas variam de R$ 5,20 a R$ 7,90.
Segundo Neusa, a cooperativa representa para os associados não somente a garantia de trabalho e renda, mas a oportunidade de conviver com a comunidade de outra forma. “Nossas famílias têm outra visão do mundo e, por isso, esperamos que nossos filhos também tenham. O maior benefício é que comprovamos que um mundo novo é possível.” Encomendas no endereço: rua Affonso Paulo Feijó, 501, Porto Alegre/RS, ou pelo telefone: (51) 3028-2381 e e-mail: cooperativa univens@ig.com.br.

divulgação solidária
A revista Fórum dedica este espaço à divulgação de iniciativas ligadas à economia solidária. Se você participa ou promove algum tipo de empreendimento relacionado ao comércio justo e solidário, entre em contato conosco para divulgá-lo.



No artigo

x