Vitrine Solidária

A revista Fórum dedica ste espaço para à divulgação de iniciativas ligadas à economia solidária Por Daniele Próspero   Fundação Félix Com a proposta de promover o...

176 0

A revista Fórum dedica ste espaço para à divulgação de iniciativas ligadas à economia solidária

Por Daniele Próspero

 

Fundação Félix
Com a proposta de promover o desenvolvimento sustentável do Vale do Açu e região salineira de Macau, no Rio Grande do Norte, a Fundação Félix Rodrigues, sediada no município de Pendências, procurou o apoio de universidades da região para desenvolver um projeto que unisse geração de renda e preservação do meio ambiente. Surgia assim, há mais de quatro anos, uma iniciativa local para a produção de papel artesanal a partir da fibra da carnaúba, do junco, da bananeira e de outras plantas típicas da região.
Geraldo dos Santos Queiroz, responsável pela tecnologia, destaca que o projeto estimula na comunidade um tipo de mentalidade “voltada à valorização do trabalho criativo, atenta aos direitos e deveres do cidadão e às potencialidades que o meio ambiente pode oferecer, além da valorização da integração, do trabalho cooperativo e da organização social com base na solidariedade”.
Hoje, cerca de 30 artesãos, entre jovens e adultos, estão envolvidos não somente na produção do papel, mas também na elaboração de produtos que utilizem este material, como caixas de presente ou mesmo folhas para a impressão de poemas e contos. Encomendas podem ser feitas pelo telefone/fax: (84) 3522-2310.



No artigo

x