Vitrine Solidária

A Fórum dedica este espaço à divulgação de iniciativas ligadas à economia solidária Por Brunna Rosa   Política de incentivo a catadores é referência na América Latina...

213 0

A Fórum dedica este espaço à divulgação de iniciativas ligadas à economia solidária

Por Brunna Rosa

 

Política de incentivo a catadores é referência na América Latina
O projeto Coleta Seletiva Solidária, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente de Mesquita, na Baixada Fluminense, conquistou o Prêmio do Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS) e virou modelo para outras cidades do Brasil e da América Latina.
O programa de inclusão social vincula o resgate da cidadania com a preservação do meio ambiente, capacitando e apoiando o trabalho de catadores de materiais recicláveis. A iniciativa, que começou com apenas três catadores e atualmente apóia duas cooperativas, caminhando para incluir uma terceira, está em vias de exportar a experiência para outros lugares por meio da Rede de MercoCidades, organização que reúne diversas cidades dos países que compõem o bloco do Mercosul.
Um dos catadores envolvidos no projeto é Nivaldo Florentino Romão, 57 anos, natural de Pernambuco, mas que mora em Mesquita desde os quatro anos de idade. Chamado por um vizinho para participar do projeto, Romão comemora o salário certo que recebe todo mês e que resulta em benefício para toda a família. “A gente coleta, prensa, e os compradores vêm e compram os nossos produtos. E graças a Deus tem sido muito benéfico para a gente.”

Grupo Mulheres em Movimento inaugura espaço Girassol na Bahia
Recém-inaugurado, o espaço Girassol é o novo ponto solidário localizado em Juazeiro, no estado da Bahia. O espaço reúne produtos e serviços realizados seguindo os preceitos da economia solidária por mulheres atendidas pela Pastoral da Mulher.
A construção do grupo Mulheres em Movimento foi acompanhada de perto por Zenaide Rodrigues, missionária do Instituto das Irmãs Oblatas, que destaca a importância de multiplicar a experiência e formar uma rede solidária. Segundo ela, outro grande desafio é encontrar um equilíbrio entre as características do capitalismo e os valores da economia solidária.

Notas

Senaes lança edital para apoiar projetos de catadores de material reciclável
A Secretaria Nacional de Economia Solidária (Senaes) lançou edital para selecionar projetos de catadores de material reciclável com o intuito de constituir cooperativas, empreendimentos ou redes solidárias. O apoio a redes de produção permite viabilizar economicamente os empreendimentos solidários, por meio da criação de cadeias produtivas e centros de comercialização. Além disso, foi aberta uma linha especial de crédito no valor de R$ 16,4 milhões do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico Social (BNDES). A linha de financiamento prevê a concessão de crédito para obras e reformas em galpões, coberturas para carregamento e descarregamento de fardos, cozinha, vestiários, banheiros, salas de reunião, treinamento e informática, além de financiar a aquisição de máquinas, equipamentos, móveis e utensílios, bem como assistência técnica e capacitação dos cooperados. Os projetos das cooperativas têm por objetivo a elevação da renda, expansão da capacidade de processamento, incorporação de novos cooperados, melhoria das condições de trabalho, segurança e saúde e aumento de produtividade e eficiência.
A iniciativa atende uma demanda apresentada pelo Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR) ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em audiência ocorrida no ano passado. Na ocasião, o grupo requisitou investimentos da ordem de R$ 169 milhões, para atender a 244 cooperativas e associações atuantes nesta área em todo o país.
Mais informações: http://www.mte.gov.br.



No artigo

x