Crise faz aumentar vendas do clássico de Marx

A atual crise financeira global está gerando na Alemanha um grande aumento das vendas do livro "O Capital", escrito pelo filósofo Karl Marx em 1867 para analisar o modo de produção capitalista. "Marx...

112 0

A atual crise financeira global está gerando na Alemanha um grande aumento das vendas do livro "O Capital", escrito pelo filósofo Karl Marx em 1867 para analisar o modo de produção capitalista.
"Marx está novamente na moda", disse ao jornal Neue Ruhr Zeitung Joern Schuetrumpf, responsável pela editora berlinense Karl-Dietz, que publica a obras de Marx e Friedrich Engels em alemão.
As vendas do primeiro volume da obra, explicou Schuetrumpf, triplicaram desde 2005, saltando de 500 para 1.500 cópias.
Para o mês de dezembro, a editora espera um aumento ainda maior da demanda, testemunhando o fato de que na Alemanha a teoria do filósofo – segundo o qual o capitalismo em excesso acabe por se autodestruir – está mais atual do que nunca.
O próprio governo alemão pode ter contribuído para o boom de Marx nas livrarias, já que no final do último mês de setembro o ministro das finanças alemão, Peer Steinbrueck, declarou ao jornal Der Spiegel que "após tudo, algumas partes da teoria marxista não estavam tão erradas".

(Com informações da agência ANSA)

Leia também

Baixe gratuitamente o livro " O Capital – Karl Marx. Extratos por Paul Lafargue"
O Capital-Extratos por Paul Lafargue, editado pela Conrad e agora disponibilizado gratuitamente na internet, é a compilação da elaboração de Marx sobre o funcionamento do capitalismo



No artigo

x