Projeto de lei quer permitir o corte do babaçu no Maranhão

Deputados estaduais de São Luís apresentaram um projeto de lei para permitir o corte de uma das palmeiras mais típicas da região amazônica, o babaçu. Atualmente, uma lei maranhense proíbe o corte da palmeira...

108 0

Deputados estaduais de São Luís apresentaram um projeto de lei para permitir o corte de uma das palmeiras mais típicas da região amazônica, o babaçu. Atualmente, uma lei maranhense proíbe o corte da palmeira no estado.

“Pela legislação de hoje, é crime derrubar uma palmeira. Ela estaria se tornando uma espécie de vaca sagrada da Índia: você não pode derrubá-la, porque ela está preservada na lei”, afirma o deputado estadual Edivaldo Holanda (PTC).

O Brasil tem 18 milhões de hectares de babaçuais.O Maranhão é o estado que detém a maior parte: 70%. É do babaçu que milhares de pessoas de comunidades no interior tiram o sustento do mês.

Nos entornos das cidades, contudo, a árvore tem desaparecido. Em São Luís, é cada vez mais raro encontrar pés de babaçu. As poucas áreas que ainda restam estão ameaçadas.

(Com informações de agências)



No artigo

x