“Tecnologia social é a ponte entre a necessidade e a solução do problema”

Na década de 70, o Movimento Contra a Carestia mobilizou 1,5 milhão de trabalhadores para reivindicar controle de preços, aumento salarial e política de emprego e renda. Uma das lideranças era Irma Passoni, à...

105 0

Na década de 70, o Movimento Contra a Carestia mobilizou 1,5 milhão de trabalhadores para reivindicar controle de preços, aumento salarial e política de emprego e renda. Uma das lideranças era Irma Passoni, à época professora do ensino estadual, moradora do Jardim Ângela. 

Foto: Arquivo pessoalArquivo Pessoal
Deputada federal por quatro legislaturas pelo PT, ela atualmente é gerente executiva do Instituto de Tecnologia Social (ITS), ela trabalha com a disseminação de metodologias de apropriação de conhecimento para buscar transformação social nas comunidades. A entidade desenvolveu uma metodologia, chamada de Desenvolvimento Local e Participativo, para fomentar ações coletivas de reivindicações e caminhos para solucionar problemas relevantes das comunidades. 

Nesta entrevista à Fórum, ela explica o conceito que norteia o trabalho do ITS, a trajetória que a levou para discutir a questão da tecnologia e do conhecimento, e cita exemplos em que a comunidade efetivamente se apropria do conhecimento acadêmico. 

Leia a primeira parte da entrevista: Informação qualificada para o enfrentamento
Leia a segunda parte da entrevista: Irma Passoni explica valores da tecnologia social



No artigo

x