A Confecom e a aposta no diálogo

Fórum entrevista nesta edição representantes de diferentes segmentos da comunicação para que esclareçam quais as suas prioridades na 1ª Conferência Nacional de Comunicação, que vai se realizar entre os dias 14 a 17 de...

137 0

Fórum entrevista nesta edição representantes de diferentes segmentos da comunicação para que esclareçam quais as suas prioridades na 1ª Conferência Nacional de Comunicação, que vai se realizar entre os dias 14 a 17 de dezembro, em Brasília. Talvez seja a única revista que ouviu personalidades do governo, da sociedade civil e domeio empresarial. Isso quer dizer que Fórum não tem posição para levar à Confecom? Ao contrário, temos muitas. Mas a primeira delas é a de apostar no diálogo, no debate democrático, na ampliação dos consensos.

Pode parecer uma posição um tanto ingênua. Mas o fato é que boa parte das propostas que serão discutidas já são conhecidas, mesmo algumas tendo amadurecido desde que o governo Lula anunciou no FSM de Belém que convocaria a Confecom. Sendo assim, o fundamental agora é colocar as cartas na mesa e ver para onde é possível caminhar com algum nível de consenso e em que propostas há apoio representativo dos diversos setores envolvidos.

É ingenuidade, isso sim, achar que tanto no setor empresarial, como no governamental e na sociedade civil, as posições são homogêneas. Não são. Há muitas diferenças sutis e algumas bastante significativas. E isso pode criar campos alternativos que nos façam avançar rumo a alguma democratização da área. E é esse o caminho que Fórum acha mais pertinente. Se em algum momento ele se mostrar impossível de ser trilhado, nesse momento o reavaliaremos. Resumindo, corações e mentes mais abertas ajudam a perceber e construir alternativas.
Aliás, não fosse essa disposição para buscar alternativas, o Teatro Mágico não seria hoje um dos grupos que mais lotam shows no Brasil. Você ainda não ouviu falar dessa banda? É porque ela não toca nas rádios e TVs. Mas tem filho adolescente ou jovem? Se sim, pergunte para ele o que é o Teatro Mágico. E diga que tem uma matéria legal com o Fernando Anitelli, um dos fundadores do grupo, na Fórum deste mês. Você vai se surpreender com a resposta.

Essa matéria é parte integrante da edição impressa da Fórum de novembro. Nas bancas.



No artigo

x